A FESTA FOI BONITA!

Caros amigos que participaram do 33º Troféu Angelo Agostini, foi muito bacana contar com vocês na tarde ensolarada de sábado, 28/01/17, ante-véspera da publicação da primeira HQ no Brasil (As aventuras e Nhô Quim) por Angelo Agostini. A festa foi de primeira grandeza, nunca vimos tanta gente, tanta alegria e tanto carinho. E principalmente, tanto Quadrinho! Vocês fizeram a diferença.
(Fotos de Julio Magá)
Mas, sem um local, nada disso seria possível e a AQC vem agradecer publicamente ao belo apoio do Memorial da América Latina para a realização da nossa festa anual. Agradecemos a Irineu Ferraz (presidente do Memorial), Luiz Avelima (poeta, jornalista, historiador e gerente de atividades culturais), Laís Barbosa (gerente de produção), Aparecida da Graça Guimarães (gerente da Biblioteca), Fernando Gamba (produtor de eventos), Guilherme (e toda equipe) pelo apoio e organização da estrutura geral do evento. Obrigado, Flavia e equipe da comunicação, pelo apoio e registro nos preparativos do evento e na divulgação geral! Esperamos estar juntos em 2018 com um evento ainda maior!
Agradecemos imensamente ao quadrinhista, muralista, professor, caricaturista César Carrizo que veio ao Brasil -com finanças próprias- participar do evento. Foi uma honra receber um coração tão generoso na casa-atelier de Marcos Venceslau (nenhum hotel do mundo seria tão aconchegante). Você será sempre "Bienvenido por acá"! Carrizo foi apresentado a dois jovens que cruzaram a cidade (saíram de Guarulhos e chegaram ao evento na Barra Funda) guiados pelo vídeo no YouTube do premiado Thiago Spyked. Vejam a importância das redes sociais em despertar o interesse de jovens e promissores talentos.
Obrigado a Lydiane, que emprestou sua arte teatral para apresentar as atrações do dia, e junto com Alexandre Silva, os premiados. Neste quesito, o agradecimento vai para a Inarco, que todo ano nos agracia "com um toque de classe" e com os troféus.
Valeu, César Carrizo, Natalia Forcat, Paulo Ramos, Jozz e Rafa Campos por aceitarem o convite e participarem brilhantemente do bate-papo sobre Quadrinhos Históricos Argentinos e Brasileiros. Foi muito importante e esclarecedora a troca de ideias, somou valores ao nosso evento e ao quadrinho Brasileiro e Argentino. (Fotos de Paulo Ramos)
Outra força fantástica foi do SESI-SP Editora, GRRR! Editora (Marcio Baraldi), Comix e UNIVERSO Editora de Publicações independentes. Os convites, o terceiro jornal da AQC e a exposição de Historietas Argentinas foram possíveis graças a vocês!
Obrigado aos artistas que doaram seus originais para serem sorteados no palco: Alexandre Jubran, Álvaro Costa, Bira Dantas, Cariello, Eduardo Vetillo, Fabiano Carriero, Fernando dos Santos, Gazy Andraus, Gonzalo Cárcamo, Marcos Venceslau, Mario Cau, Nivaldo Wesley, Paulo Batista, Thobias. E ainda recebemos dezenas de fanzines CAPA (Gualberto Costa) recentemente re-lançado, Fanzine 50 Anos do Nicodemo (Bia Kassar) e dois pacotes de lindos catálogos da expo de J.Carlos no Centro Cultural dos Correios (Neusa Costa), que foram entregues junto com os números do sorteio. Vocês nos ajudaram a bancar uma boa parte dos custos da festa. Somos eternamente gratos.
Agradecemos ao Carlos Rodrigues que trouxe sua equipe da Editora Criativo e lançou mais 20 Sketchbooks da sua série "Custom". Que coleção maravilhosa é essa que já conta com mais de 50 artistas desvendando seus segredos? Quatro membros da AQC estavam entre os lançamentos, além de mestres como Walmir do Amaral, José Lanzelotti, Osnei Roko, Messias de Mello, Paulo Paiva (alguns destes presentes). Mas o Livro-Tributo ao Mestre Zalla, realmente foi o lançamento do dia, com a homenagem de mais de 160 artistas e escritores renomados. Esperamos que a parceria com a AQC continue e que a Criativo tenha vida longa e próspera. Fazendo a alegria de todo jovem que queira aprender as manhas do início de carreira e de todo profissional que queira aprender as artimanhas avançadas.
Valeu Jorge, que trouxe todo o mundo encantado da Comix, com seus lançamentos nacionais e internacionais. As revistas e livros que são o sonho de consumo de 10 entre 10 colecionadores de Quadrinhos.
Obrigado ao Worney de Almeida e a todos os quadrinhistas independentes que movimentaram as mesas de autógrafos. Sem vocês a festa teria metade do brilho, da algazarra e da bagunça que faz tanto bem. A Biblioteca agradece a doação das publicações em quadrinhos de vocês, angariadas pelo Paulo Batista: 4x4: Meu pai é um E.T., AQC 100 vezes, Benjamin Peppe, Blue e os gatos, Blue: um dia de gato, Capanga!, Catacumba, Entretempos, Fred Brek, Inquietude transformada em histórias, Leitmotiv, Menegatto: a pedra da lua, Nenhum dia sem um traço, Páginas em branco, Piratas, Piratas Tiras, Protocolo: A Ordem, Quatorze histórias quadradas de quatro quadrinhos, Roteiros & criação de personagens, Serenos, Subúrbio, Vida de inspetor de alunos, Xiru Lautério contra a morte, Xiru Lautério e os dinossauros, Xiru Lautério: tigre n'água: uma aventura no rio Jaguari e Calendário 2017.
Certamente o Troféu Angelo Agostini tem um esteio que é o Marcos Venceslau. O cara que pensa em tudo, anota tudo, planeja tudo e abre o berreiro quando sente que a bomba vai explodir. Claro que com um braço direito forte como o Alexandre Silva, sabemos como as 3 últimas semanas foram penosas pra ele. Sua mãezinha esteve internada. E mesmo assim, fez tudo que estava ao seu alcance. Fernando dos Santos, que cuidou do sistema de votação e foi pau pra toda obra, arrastou muita mesa e esteve presente sempre que tinha algum problema. Nivaldo Wesley foi o bacana de sempre, cuidando da apresentação via notebook, Álvaro deu uma grande força, cuidando do Sorteio doe originais com o Gazy Andraus. O Flavio Roberto Mota que chegou na nossa hora mais aflitiva e perguntou "No que eu posso ajudar?" e ajudou pacas, com a produção dos banners e a diagramação do jornal (pré-diagramado pelo polivalente Alexandre Silva), mas que precisava ser finalizado (e ele terminou o trampo e o Mac dele pifou). Eduardo Vetillo fez bonito na comissão de frente caricaturando todo mundo. O Paulo Batista se mostrou um baita organizador da ala dos independentes, preparou o pacotão de Quadrinhos pra Biblioteca e ainda ajudou na venda dos números dos sorteios. Bira Dantas cuidou das postagens aqui no Blog da AQC e na página do FB, ajudou na organização do sorteio de originais (e printa) e deu suas gaitadas homenageando os que partiram. Esquecemos do Paulo Hamasaki, mas o homenageamos aqui. gradeço ao Alexandre pelo seu esforço em comparecer em meio a suas dificuldades no momento, apoiar a Lidiany durante todo o evento no palco do auditório, sem deixar a peteca cair e ainda tirando muitas "selfies" por todo o evento. Rei da Self! e por brindar conosco lá no Habibs!
Ao Bira que pulou de lá pra cá e estava em 'quase' todas como sempre!
Ao Gazy, pelos textos, correções de textos, infos para os powerpoints, pelos originais ajuda na venda de números do sorteio e ajuda em todo evento.
Ao Vetillo que desenhou (até fazer calo) as caricas de todos, dando um molho especial ao evento e fazendo a alegria da petizada e dos mais velhos!
Ao Álvaro que vestiu a camisa do AA, suou e deslizou com rodinhas nos pés pelo evento todo, fazendo o possível e o impossível para que desse certo a ideia de cobrir os custos! Deu certo!
Ao Nivaldo que se enfiou na cabine de projeção (mas levou a esposa hahaha!) e se dedicou integralmente a toda parte do telão, nos deixando bem tranquilos!
Ao Fernando dos Santos que além de cuidar de todo o processo virtual de votação e apuração do AA, emagreceu uns quilinhos correndo por todo o evento, carregando cadeiras e suprindo as necessidades de tudo que acontecia!
Ao Flavio Mota que chegou na última hora e deu conta (tranquilamente) da bucha que soltamos na sua mão... sorrindo e andando calmamente!
Ao Paulo Batista que fincou o pé nas mesas dos independentes e assumiu a nave brilhantemente: vendeu, pediu, ajudou em tudo. Foi um ponto de referência importante para nós dentro do evento. Os pacotes que juntou foram excelentes!
O NOSSO MUITO OBRIGADO!

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP