MOSTRA DE QUADRINHOS HISTÓRICOS BRASILEIROS

Esta exposição virtual é paralela a "Muestra HHA Historieta Histórica Argentina" organizada por nosso convidado César Carrizo, no Memorial da América Latina (SP) de 28/01 a 12/02/2017.
A PRIMEIRA HQ HISTÓRICA BRASILEIRA
Temos poucos artigos relacionados a esta matéria. Ao contrário das adaptações literárias em quadrinhos, amplamente discutidas e temas de teses de norte a sul do Brasil, os Quadrinhos que relatam fatos históricos ainda foram pouco estudados. A nossa história pode ser conhecida em teses como a dos professores Roberto Elídio, Lucas Hernandes (no link abaixo) e muitos outros.
http://www.uscs.edu.br/pesquisasacademicas/images/download_inici_cientifica/prof_roberto_e_lucashernandes_com.pdf
Mas no que tange as HQs que relatam fatos históricos, ainda estamos aquém do esperado. Pelo menos é o que nos mostram as pesquisas na web. Mas notamos algumas datas importantes. Acquarone fez as primeiras adaptações literárias em Quadrinhos no Brasil: em 1937 (As minas de Prata) e 1938 (O Guarani). Neste mesmo ano, Messias de Mello desenharia as façanhas do bandeirante Fernão Dias.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Messias_de_Mello
Segundo a Wikipédia, podemos constatar que a primeira HQ deste gênero feita pelo mestre, que "ao lado do escritor Armando Brussolo, realizou, de 1936 a 1939, diversas histórias em quadrinhos de aventura publicadas em capítulos, como Capitão Blood, Sherlock Holmes, o Homem Elétrico, 'A conquista das esmeraldas', na qual narrou a saga do bandeirante Fernão Dias." No Blog, a publicação desta HQ é creditada ao ano de 1939, mas na página impressa do suplemento "A Gazetinha" consta a data de 26/11/1938. Mais informações sobre o Mestre MM nas outras postagens do Blog. Confira...
http://artistamessiasdemello.blogspot.com.br/2013/02/a-conquista-das-esmeraldas-quadrinhos.html
Em nossa pesquisa ficaram de fora dezenas de revistas, álbuns e livros de HQs, como seria interminável este trabalho e a exposição tem data, resolvemos deixar para outros pesquisadores a tarefa de completar este trabalho.
Abaixo seguem as imagens da Mostra de Quadrinhos Históricos Brasileiros. Boa viagem pelo tempo.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -