15 de dez de 2016

COMEÇARAM AS VOTAÇÕES DO TROFÉU AA

::: ATENÇÃO VOTAÇÕES ENCERRADAS :::


Faça sua lista dos melhores de 2016 (só brasileiros ou estrangeiros residentes e que publiquem no Brasil). Siga as categorias abaixo, faça o loggin no google ou gmail, mantenha a página do google longada e aberta, entre na página do Blog da AQC (link abaixo) e VOTE.
As categorias são: MELHOR LANÇAMENTO DE 2016 MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE DE 2016 MELHOR FANZINE SOBRE QUADRINHOS DE 2016 WEB QUADRINHOS MELHOR ROTEIRISTA DE 2016 MELHOR DESENHISTA DE 2016 MELHOR CARTUNISTA ou CARICATURISTA DE 2016 PRÊMIO JAYME CORTEZ (CONTRIBUIÇÃO AO QUADRINHO NACIONAL)
Mais detalhes sobre as categorias nesta postagem:
http://aqcsp.blogspot.com.br/2015/12/informacoes-sobre-o-novo-sistema-de.html
Lembrando que melhor lançamento só pode ser revista n.1, mesmo que a n.2 tenha sido "lançada" com sessão de autógrafos, etc, não vale. A categoria Mestre foi retirada da votação aberta. Apesar da regra que Mestre só ganharia uma vez, os votos eram repetidos, ano após ano (salvo honrosas exceções) nos mesmos já premiados (Mauricio de Sousa, Ziraldo, Chico e Paulo Caruso, etc). E era a categoria menos votada. Assim, decidimos abrir a discussão entre os membros da AQC, para indicar Mestres vivos e que ainda não tenham sido premiados.
O GRANDE HOMENAGEADO
Será o Mestre Rodolfo Zalla, que faleceu em junho de 2016.

PARA SEMPRE ZALLA

Pra participar (como o caricaturista e grafiteiro Uenderson Mendes, imagem acima) vale texto pessoal, desenho, cartum, retrato, desenho estilo mangá, charge, tira ou carica do Zalla. Pode ter os personagens ou só ele, pode ser arte-finalizado ou só no lápis (a arte é preto e branco). A AQC vai homeageá-lo no próximo Troféu Angelo Agostini.
LISTA
A lista abaixo não está atualizada, mas dá pra ter ideia de quem já aderiu ao projeto. Mande sua arte A4 de pé, P/b tons de cinza, até a próxima segunda, dia 19/12. Envie aos emails biradantas2000@gmail.com carloscriativo@gmail.com e marcialsbjunior@gmail.com
TOQUE DA CRIATIVO
Escreveu Carlos da editora Criativo:
"É inegável a importância do grande mestre Rodolfo Zalla para a história da História em Quadrinhos do Brasil. Nós da CRIATIVO, em parceria com a AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) estamos elaborando um álbum [formato 21x28 cm, P/B, com 64 págs., lombada quadrada e orelhas] em homenagem a esta figura tão relevante para todos nós. Até o momento, já recebemos mais de 60 colaborações. Gostaríamos que também você fizesse parte da homenagem, com uma arte sua, a ser enviada para nós até a próxima segunda-feira (dia 19 de dezembro). Essa colaboração não é nada específica quanto à forma ou à norma, mas, sim, algo que seja gerado em seu coração, inspirado em seu talento, e executado por sua mão de artista. Desde já o nosso sincero agradecimento e respeito. Atenciosamente"
Carlos Rodrigues – Publisher
A LISTA
- ADÃO DE LIMA - ALEXANDRE SILVA - ALLAN ALEX - ÁLVARO DE MOYA - AMORIM - BETANIA DANTAS - BIRA DANTAS - BIRATAN - BYRATA - BRUM - CARLOS ALBERTO KENAI - CARLOS ARAÚJO - CAVELAGNA - CLAUDIO DE OLIVEIRA - DADÍ - DENILSON REIS - DENISON - DIEGO NOVAES - DUARTTE - EDER SANTOS - EDUARDO SCHLOESSER - ERNANI COUSANDIER - EVANDRO ALVES - EVANDRO LUIZ - FERNANDO DOS SANTOS - FLOREAL - FRANCO DE ROSA - GAZY ANDRAUS - GILMAR MACHADO - GONÇALO JUNIOR - GUSTAVO MACHADO - GUTO CAMARGO - GUIDACCI - HENRIQUE DE FARIAS - J. BOSCO - JOÃO ANTONIO BUHRER - JOÃO ZERO - JULIO SHIMAMOTO - JÚLIO MAGÁ - LUCAS LIBANIO - LUCIANO MAGNO - LUIS CARLOS FERNANDES - LUIZ CARNEIRO - LULA BORGES - MARCIO BARALDI - MARCOS VENCESLAU - MÁRIO CÉSAR - MELADO - MOACIR TORRES - MORETTINI - NANA - NATALIA FORCAT - NICO - NIVALDO WESLLEY - NOBU SHINEN - OHI - OSWALDO DA COSTA - PAULO BATISTA - PAULO CAPILÉ - PAULO RAMOS - RAFA CAMPOS - RAFAEL SPACCA - RIBA - RICARDO SOARES - RICE ARAUJO - RICO - ROBERTO ELIDIO - RODRIGO BRUM - SERGIO IGRES - SERGIO MÁS - SUZE ELIAS - TAKO X - UENDERSON - VASQS - VETILLO - WILLIAM MEDEIROS - WORNEY ALMEIDA DE SOUZA - XALBERTO

Aberta a votação para o 33º prêmio Angelo Agostini

::: VOTAÇÕES ENCERRADAS! ::: A votação do 33º prêmio Angelo Agostini está aberta a qualquer pessoa. Podem votar quadrinista (profissional ou amador), estudioso, colecionador, aficionado pelo quadrinho nacional, leitores de gibis em geral e qualquer pessoa interessada.

12 de dez de 2016

CONCURSO DE CARICAS DO CHICO PRORROGADO

O prazo para realização das inscrições está prorrogado até às 18h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro de 2016. Mais informações em:
http://www.quemteviuquemteve.net.br/falando-serio
O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) está promovendo um Concurso nacional de Caricaturas do Chico Buarque. A inscrição é gratuita, vai até 31 de dezembro e deve ser feita através do site www.quemteviuquemteve.net.br 40 obras serão selecionadas para entrar no catálogo e circular em exposição, além disso as 3 primeiras finalistas recebem prêmios em dinheiro.
O endereço no facebook é: http://www.facebook.com/immub

NOVA CARTILHA DE DIREITO AUTORAL É PRESENTE DE NATAL

A AQC gostaria de informar que está em edição final um novo manual -ampliado e atualizado- do que todo quadrinhista, cartunista ou ilustrador deve saber sobre Direito Autoral. É um presente de 2016, mas só será entregue no ano que vem, como explicaremos a seguir. O responsável por reescrever este trabalho fundamental para a nossa categoria é ninguém menos que Flavio Calazans: bacharel em direito e comunicação, professor doutor, chargista, fanzineiro e quadrinhista (criador do fanzine Barata de Santos, dos álbuns A Guerra dos Golfinhos, Sumidouro, A Guerra das Ideias, Absurdo, entre muitas outras) e membro da diretoria da AQC nos anos 80.
Nesta época, a AQC publicou a revista de humor “Cometa Halley” (pela editora Nova Sampa), a “Cartilha de Direito Autoral” de Calazans com capa de Mario Mastrotti (86), o Catálogo de Filiados (88) e segundo Calazans "neste ano de 2016 passei OITO meses pesquisando e fazendo entrevistas para a SEGUNDA edição ampliada e atualizada da "Cartilha de Direito Autoral da AQC" (cuja primeira edição lancei em 1986 quando fui eleito Diretor executivo da AQC, ela foi o primeiro livro jurídico especializado em Direitos dos Quadrinhos, Caricaturas e Charges publicado no Brasil) – e vi muito absurdo no mercado de quadrinhos incluindo CRIMES previstos no Código Penal e que são frequentemente cometidos contra desenhistas principiantes e até mesmo com veteranos experientes", conclui.
Com apresentação do professor Edgard Guimarães, texto introdutório de Worney de Almeida (WAZ, membro da AQC e editor do fanzine Quadrix), o livro terá ilustrações de Bira Dantas, capa de Luigi Rocco, tabelas e desenhos de personagens citados pelo autor em mais de 110 páginas com 134.243 caracteres. Uma obra de fôlego.
Calazans explica: "desconhecer as leis e nossos direitos é o primeiro problema, como denunciar na Delegacia de Polícia ou mover processo de indenização é o segundo problema, por estas razões decidi que poderia contribuir por ser formado em Direito e acumulei experiência ao trabalhar publicando profissionalmente quadrinhos em jornas e revistas desde 1980, assim sendo, reescrevi esta cartilha que de 40 páginas na primeira versão subiu para mais de 110 páginas agora, breve a AQC deve lançar este livro, deve sair no início de 2017" e deverá ter lançamentos na Santos Comic Expo, CCXP, FIQ e outros eventos de Quadrinhos. O livro será lançado pela Criativo Editora em parceria com a AQC.
http://calazanista.blogspot.com.br/2011/08/biografia-de-flavio-calazans.html
http://www.calazans.ppg.br

2 de dez de 2016

A ALA DOS ARTISTAS NA COMIC CON EXPERIENCE

A AQC tem enorme prazer em divulgar que vários de seus membros e organizadores do Troféu Angelo Agostini fazem parte da CCXP deste ano de 2016. Marcos Venceslau (Inquietude), Eduardo Vetillo (Quadrinhos, caricaturas e printa), Alexandre Silva, Francisco Marcatti (Fráusio), Klebs Jr (Pátria Armada - Histórias de Guerra) e muitos outros estarão presentes autografando seus livros e revistas em Quadrinhos. Este, certamente, é um evento que marca a cidade como um grande polo cultural nacional e internacional. Assim como o FIQ em BH e a Bienal de Quadrinhos em Curitiba, a CCXP traz centenas de artistas renomados dos Quadrinhos e Cultura POP.
ARTIST'S ALLEY
"Toda ideia começa no papel. O que vemos nas gigantes telas do cinema, nasceu em esboços e storyboards. O Artists’ Alley é um espaço para que quadrinistas independentes apresentem seus mais novos trabalhos e também para que os artistas que atuam nas grandes editoras possam interagir com seu público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais. O Artists’ Alley da CCXP Comic Con Experience é a maior área do gênero em eventos do Hemisfério Sul. Em 2014, o Artists’ Alley registrou 215 artistas em 125 mesas e foi uma das áreas mais visitadas pelo público. Em 2015, foram 165 mesas e 225 artistas. Neste ano, para atender a essa demanda crescente, o Artists’ Alley passa a contar com 336 mesas e mais de 461 artistas. Conheça os artistas e convidados no link abaixo:" http://www.ccxp.com.br/experiencias/artists-alley-2016/
Alexandre Silva afirmou: "Este é o Ivan Freitas Da Costa, um dos caras que transformaram o sonho de uma COMIC CON brasileira em realidade! Não percam!!! Comic Con Experience, em São Paulo!!! e VIVA O ÉPICO!!
A AQC envia os parabéns ao Ivan Freitas da Costa, a Chiaroscuro, Omelete e todos que estão envolvidos com a CCXP. E ao mestre Eduardo Vetillo, Marcos Venceslau, Sam Hart, Klebs Jr, Francisco Marcatti, Raphael Fernandes, Mario Cau, Caio Yo, Eduardo Ferigato, Laudo Ferreira Jr., Will Sideralman, Daniel Esteves e todos que sempre marcam presença no evento. Vocês são demais! Como dissemos no FB: #JáEstáSendoÉpico
Participe, prestigie o artista nacional, procurando sua mesa no Artists' Alley.