12 de mar de 2016

NOVO ZINE "O SÓTÃO" DA AQC

Neste número temos as artes de João Zero, Joas (Jodil), Xalberto, Weslley Bubu, Anita Costa, Ronaldo Mendes, Josival Fonseca, Rafael Grande e o saudoso Mestre do Quadrinho Nacional Cedraz. Imprima no formato A4, frente e verso, dobre e divirta-se. É o velho fanzine que se moderniza (pelo arquivo digital e envio virtual), mas continua do mesmo jeito que sempre foi. No papel!
As Páginas do Fanzine “O Sótão” 07 estão abertas! (por Worney Almeida de Souza)
“O Sótão” 06 saiu no fim do ano passado e estão abertas as páginas para os interessados para o sétimo número do fanzine. O autor deve mandar sua arte em formato retangular, na proporção: 14,5 x 10,5 cm. Vale cartum, charge, quadrinhos, tiras, ilustração, caricatura, texto, grafismo e grafite. O autor receberá 20 exemplares. E a edição será reproduzida no blog da AQC. O autor será identificado pelo nome completo e pelo endereço eletrônico ou endereço de blog ou página na internet. A ideia é divulgar a AQC-ESP, a arte de cada autor e criar uma pequena, mas eficiente publicação de experimentalismo e de desafio dos artistas interessados."
Envie seu trabalho para:
produtoraculturalwaz@yahoo.com.br
Participe!

COMO FOI O DIA DA MULHER NA GIBITECA DE SANTOS

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Posto 5, fez no último dia 05, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher com um bate-papo sobre as mulheres e o mercado de HQs. Participaram a jornalista Gabriela Franco, a desenhista Germana Viana, a professora Natania Nogueira, a quadrinista Camila Torrano, a pesquisadora Dani Marino e a professora Sonia Luyten, que irá participar à distância.
Gabriela Franco é jornalista especializada em Cultura Pop e cineasta. Colaboradora das revistas: Mundo dos Super-Heróis, Mundo Nerd e dos sites Judão e Popground. Fundadora do coletivo MinasNerds e editora do site http://www.MinasNerds.com.br
Germana Viana nasceu em Recife, mas mora em São Paulo. Desenhista e roteirista, é autora de “Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço” e integrante do coletivo de quadrinhos CBGiBi. Entre suas publicações estão também a coletânea "SPAM" (Zarabatana Books, 2015). Trabalha ainda como ilustradora, letrista e designer para editoras como a Panini e a Jambô.
Natania Nogueira formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1992), fez especialização (lato sensu) em História do Brasil pela UFJF (1997) pesquisando História Regional, tendo como foco o papel das escolas na formação de elites mineiras. Uniu a paixão pelos quadrinhos com a história com o mestrado “As representações femininas nas histórias em quadrinhos norte-americanas: June Tarpé Mills e sua Miss Fury (1941 – 1952).”
A quadrinista Camila Torrano é uma ilustradora apaixonada por terror/horror e graduada em Artes Visuais na USP. Trabalhou para diversas publicações impressas, ilustrou livros, lançou alguns quadrinhos em revistas de publicação independente (Quadreca, Garagem Hermética, Cão). Em 2012 lançou seu primeiro trabalho solo, a história em quadrinhos A Travessia (Escrita Fina Edições). Atualmente trabalha em uma empresa de games para mobiles, faz freelance eventualmente e continua sua produção de quadrinhos e ilustrações autorais. É integrante da Organização Fictícia, onde trabalha com quadrinhos e ilustrações.
Dani Marino possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Integrante da Associação de Pesquisadores de Arte Sequencial (ASPAS) desde setembro/2014 e colaboradora do blog Quadro-a-Quadro desde 2013, também participa dos Colóquios científicos do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA – USP. Recentemente aprovada para o Mestrado da Escola de Comunicação e Artes da USP, Dani fará sua dissertação sobre a Gibiteca de Santos.
A professora doutora Sonia Luyten é uma das pioneiras no estudo dos quadrinhos no Brasil e uma das primeiras a quantificar e qualificar o trabalho das mulheres nas HQs. Autora de várias obras sobre o estudo científico dos quadrinhos, Sonia foi professora convidada em universidades do Japão, Holanda e França. Especializada no estudo dos mangás, foi uma das fundadoras da ABRADEMI, Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. Por causa de uma viagem, Sonia Luyten vai participar do debate através de vídeo e texto que será lido na hora pelos participantes.
A Gibiteca fica na avenida da praia, no Posto 5, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão em Santos. Mais informações pelo telefone 32881300.

OS QUADRINHOS DE MISTER XIS

Aconteceu o lançamento do livro de quadrinhos de Mister Xis: "O Boneco Waraku" (editado pelo quadrinhista Bira Câmara) no bar O Pasquim (rua Aspicuelta, 524 na Vila Madalena), no último dia 08/03/2016.
Garanta o seu exemplar diretamente pelo Facebook! http://www.facebook.com/carlosalbertopaes.oliveira.3
Alguns amigos do misterioso Mister Xis foram ao evento, como os irmãos Paulo e Chico Caruso, o cartunista Alcy, o quadrinhista e jornalista Bira Câmara, Zé Bocão e uma jornalista misteriosa.

LANÇAMENTO DE ANGELO JR

Neste álbum "Fantasia, Luz & Sombra", o nobre leitor encontrará uma mescla de desenhos com os temas prediletos do autor: ficção científica, terror, erotismo, fatos da história, misticismo, mitologia... Luz e sombra foram utilizadas por intermédio do pincel e das hachuras, neste caso, com canetas nanquim. São ilustrações com linguagem de histórias em quadrinhos, cenas de mundos do aqui e do além... Do além da realidade. Mais uma viagem pelo mundo da fantasia e dos sonhos, uma aventura vertiginosa para os olhos daqueles que gostam de paisagens surreais. Boa degustação de cenas fantásticas e incomuns!
Número de páginas: 53 Edição: 1(2016) Formato: A4 210x297 Coloração: Preto e branco Acabamento: Brochura s/ orelha Tipo de papel: Offset 75g
Mais informações acesse AQUI.
http://www.clubedeautores.com.br/book/204633--Fantasia_Luz__Sombra?topic=humor#.VuQKi4wrL9B