28 de jan de 2015

A EXPO DE QUADRINHOS-BD BRASIL-ÁFRICA NO MEMORIAL

A relação cultural Brasil-África têm muita história, e de longa data. Trazidos nos navios negreiros... palavras, música, culinária, cultos, sonhos, revoltas e lutas ganharam nossa Terra Brasilis. O Brasil teve assim sua história completamente transformada, num amálgama indígena-europeu-africano. 500 e tantos anos se passaram, e atualmente nossa população tem mais de 50% de afro-descendentes. Nos últimos 50 anos, os contatos Brasil-África só aumentaram: escritores, músicos, ativistas políticos, pintores cruzaram o oceano para continuar a trocar conhecimento, sonhar e realizar juntos. Menos nos Quadrinhos. Se não passasse pela França, nós mal saberíamos o que era feito na dita "bande-déssinée africaine".
Mas isto começou a mudar! Em 2008 o quadrinhista e fanzineiro paraense Eduardo Pinto Barbier -que vive na França- foi convidado para a primeira edição do Festival Internacional de Quadrinhos da Argélia (Fibda). Ele foi pioneiro neste contato cultural entre Brasil e África, no campo dos Quadrinhos. Outro brasileiro a participar do Fibda neste ano, foi Marcelo D'salete. Em 2009 a revista "La Bouche du Monde" -publicada por Eduardo Barbier em francês- fez parte da seleção oficial do Fibda e em 2011 ganhou como Melhor Fanzine.
No Brasil, a professora e pesquisadora Sonia Luyten foi curadora da Mostra de Quadrinhos Africanos no Museu Afro, em SP, em 2009 (19 artistas de 16 países) e 2010 (exclusiva do Picha). Em 2010 é lançado o livro “Afro HQ: História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Quadrinhos”, de autoria de Danielle Jaimes, Roberta Cirne e Amaro Braga Eduardo Barbier apresenta Bira Dantas a Dalila Nadjen, presidente do Fibda, durante o festival de Angouleme na França, em 2011. Em 2011, a L&PM Editores publica o álbum de Quadrinhos Aya (Costa do Marfim) de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie. André Diniz e Mauricio Hora lançam "Morro da Favela". O quadrinhista lançou também "Negrinho do Pastoreio" e "O Quilombo Orum Aiê". Em 2012, o jornalista e cartunista Mauricio Pestana lança a coleção "Mãe África" e o cartunista Bira é selecionado no Fibda. Em 2013 seu D.Quixote é indicado na categoria Melhor Projeto do festival argelino. O cartunista foi convidado a Argélia, onde lançou seu BiraZine 2 com legendas em francês. Neste mesmo ano, o quadrinhista congolês Jérémie Nsingi vem ao Brasil, a convite do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de BH).
2014: o Brasil foi o país homenageado do Fibda e Bira fez parte do juri de premiação. O festival teve um estande só do Brasil com: - Linha do tempo "145 anos de Quadrinhos brasileiros" (montada por Bira e Laurent Melikian). - Quadrinhos brazucas com Bira, André Diniz, Ana Luiza Koehler, Rafael Coutinho, Fábio Moon e Gabriel Bá (organizado por Eduardo Barbier). - Mauricio de Sousa e seus Quadrinhos, Quadrões e Esculturas (montado por Jacqueline Mouradian, presente no festival com Bira, Fábio e Gabriel). Pela primeira vez a ministra da cultura participa da abertura e o embaixador brasileiro também.
Neste ano, Marcelo D'salete lança "Cumbe" projeto de Quadrinhos com raízes africanas, aprovado pelo edital paulista ProaC.
2015: o Memorial da América Latina abre -mais uma vez- as portas para a AQC entregar o Troféu Angelo Agostini. E desta vez com a exposição Brasil- África. Jérémie Nsingi é nossa estrela internacional, ele volta ao Brasil para falar -com Marcelo D'salete, Sonia Luyten e Gabriel Bá- do mercado africano, do Fibda. O congolês é o curador da exposição de quadrinhistas africanos, com trabalhos de Pahé (Gabão), Georges Pondy, Youmbi Narcisse, Kangol, Bibi e Joelle Ebongue (Camarões), Gihèn (Tunísia), Benjamin Kouadio (Costa do Marfim), Mokdad Amirouche (Argélia), Didier Kasai (República centro-africana), Massiré Tounkara (Mali), Brahim Rais e Omar Ennaciri ABIME (Marrocos), Sylvestre (Burkina Faso), Popa (Tanzânia), Dwa de Eric (Madagascar) e Al Mata (Congo). E também os brasileiros Marcelo D'salete, Flavio Luiz, André Diniz, Pestana, Junião, Pedro Franz, Marcos Franco, Hélcio Rogério, Alisson Affonso, Eloyr Pacheco, Fernando Damasio, Janio Garcia, Alves, Bira Dantas, Orlando Pedroso.
Brasil e África... Um país-continente e um continente-irmão. Oxalá, esperamos que os mercados de Quadrinhos se abram entre nós e apertem os laços que Eduardo começou a atar em 2008.

20 de jan de 2015

31º TROFÉU ANGELO AGOSTINI – PROGRAMAÇÃO COMPLETA


No dia 31 de janeiro, sábado, acontece a entrega do 31º Trofeu Angelo Agostini. O evento será no Memorial da América Latina (Auditório da Biblioteca), Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, ao lado do Metrô Barra Funda.
A entrada é franca. Veja abaixo a programação completa:

13:00 - Abertura com a presença da Prof.ª Marília Franco, diretora do CBEAL. Abertura da exposição BRASIL-ÁFRICA

13:00 - Abertura do espaço da COMIX BOOK SHOP. Nas mesas, quadrinhos de autores independentes, lançamentos da Marsupial Editora e caricaturas por Eduardo Vetillo

13:30 - Os 80 anos do PATO DONALD: Paulo Maffia fala sobre a importância do personagem para o mercado de HQs no Brasil

14:00 - Fanzines e Zines: novas impressões, por Gazy Andraus

14:30 - Homenagem a Antonio CEDRAZ, com exibição do desenho animado da TURMA DO XAXADO, e a presença de Clausio Cedraz e do jornalista Gonçalo Junior, falando sobre a vida e a carreira desse grande artista (com performance de Deddy Edson)

15:00 - Debate: BRASIL-ÁFRICA. O cartunista congolês Jérémi NSingi, e os brasileiros Bira Dantas, Fábio Moon, Gabriel Bá, Sonia Bybe Luyten e Marcelo D’Salete falarão sobre a última edição do FIBDA - Festival Internacional de Quadrinhos da Argélia, onde o Brasil foi convidado de honra. As diferenças de mercado e os caminhos para produção em parceria.

16:40 - In Memoriam (Homenagem aos artistas falecidos em 2014)

17:00 - Cerimônia de entrega dos Troféus ANGELO AGOSTINI aos melhores de 2014

Compareça. A entrada é franca.

 Confira abaixo os premiados:

Melhor Desenhista - MARIO CAU
Melhor Roteirista - FELIPE CAGNO
Melhor Cartunista - DACOSTA
Melhor lançamento- YESHUAH, ONDE TUDO ESTÁ (Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole)
Melhor Lançamento independente - NENHUM DIA SEM UM TRAÇO (Ernani Counsandier)
Melhor Web Quadrinho - BLUE E OS GATOS (Paulo Kielwagen)
Melhor Fanzine - 3ADFZPA - UgraPress (Douglas e Daniela Utrscher)
Prêmio Jayme Cortez - CONFRARIA DO GIBI (RJ)
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL - GUSTAVO MACHADO, CARLOS EDGARD HERRERO e MURILO M. MOUTINHO



Alvorada - RS faz sua edição do Dia do Quadrinho Nacional

Evento na Cidade Comemora o Dia do Quadrinho Nacional reunindo artistas em comemoração aos 146 anos.

Acontece no dia 30 de janeiro (sexta-feira), a partir das 21 horas, no Boteco do Neco, localizado na Avenida Maringá, 130, o primeiro evento da cidade em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, que completa neste ano 146 anos de produção nacional das histórias em quadrinhos.

No Brasil, desde 1984, a data de 30 de janeiro foi instituída pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) para se celebrar o Dia do Quadrinho Nacional em homenagem à data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte em 1869. Desde então, nosso país tem uma longa relação com os quadrinhos. A produção nacional passou por altos e baixos em seus mais diversos gêneros. Hoje, vive um momento de explosão criativa, com mais e mais obras sendo publicadas tanto por editoras quanto de maneira independente e atraindo um público diversificado.

Em Alvorada existe um grupo formado por colecionadores, quadrinhistas, ilustradores, cartunistas e pessoas que de forma independente vem produzindo histórias em quadrinhos, que irão reunir-se com convidados e interessados nessa cultura, numa noite com exposição de ilustrações, quadrinhos, lançamentos e bate-papo.

O evento é uma realização do Ponto Multicultural, coordenado por Sabrina Sebaje, com apoio cultural da Quadrante Sul Comics de Denilson Reis e Alex Doeppre, que estarão lançando a revista Peryc, O Mercenário 02, o fanzine Tchê 41 e o álbum de quadrinhos Sombras de Júlio Shimamoto.

Serviço:
O que: Dia do Quadrinho Nacional – Edição Alvorada
Quando: 30 de janeiro (sexta-feira), a partir das 21 horas.
Onde: Boteco do Neco, Avenida Maringá, 130 (Parada. 50), Alvorada, RS.

Maiores informações:
www.facebook.com/events/1529747687311203
tchedenilson@gmail.com

18 de jan de 2015

OS PREMIADOS DO 31º TROFÉU ANGELO AGOSTINI



Com a votação encerrada no último minuto do dia 15 de janeiro, uma comissão formada por Alexandre Silva, Marcos Venceslau e Bira Dantas (membros da AQC), iniciaram os trabalhos de apuração. No total, foram 7.302 votos recebidos pela internet.

Agradecemos a todos que participaram desta votação aberta e democrática do melhor do quadrinho brasileiro.
Os premiados são esses:

Melhor Desenhista: Mario Cau
“Morphine”: Dramas pessoais e experiências narrativas « Papo de Quadrinho

Melhor Roteirista: Felipe Cagno
 321 - Fast Comics reúne autores nacionais e já está à venda

Melhor Cartunista: DaCosta
Professor Osvaldo da Costa é homenageado no XVI PortoCartoon, em Portugal

Melhor Lançamento: YESHUAH, Onde tudo está - por Laudo Ferreira Jr e Omar Viñole
Quadrinhistas tentam resgatar Jesus do cânone religioso na HQ "Yeshuah"

Melhor Lançamento independente: "Nenhum dia sem um traço", de Ernani Counsandier
Nenhum dia sem um traço traz o trabalho do quadrinhista gaúcho Ernani Cousandier

Melhor Fanzine: 3ADFZPA - Terceiro anuário de Fanzines, Zines e Publicações alternativas
Lançamento triplo!

Melhor Web Quadrinho: Blue e os gatos, de Paulo Kielwagen
BLUE

Prêmio Jayme Cortez: Confraria do Gibi
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,confraria-de-colecionadores-quer-criar-museu-para-quadrinhos,1127954

MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL: Gustavo Machado, Carlos Edgard Herrero e Murilo Marques Moutinho

Lembrando a todos que a festa e cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no sábado, dia 31 de janeiro de 2015, a partir das 13 horas, no MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA (Auditório da Biblioteca) com ampla programação que será divulgada nos próximos dias.




16 de jan de 2015

E OS VENCEDORES DO TROFÉU ANGELO AGOSTINI SÃO...

Na meia-noite de ontem chegamos ao fim da votação. Agradecemos a todos que participaram de mais esta votação aberta e democrática do melhor do Quadrinho brasileiro. Tivemos exatos 7.302 votos.
Uma boa marca, haja visto que diminuíram os votos em série.
Marcos Venceslau, Alexandre Silva e Bira Dantas iniciaram agora o trabalho de conferência entre categorias/votados. No fim de semana faremos a checagem geral para bater o martelo nos premiados.
Mas não fique muito ansioso, o resultado sai nesta segunda feira, dia 19 de janeiro!

15 de jan de 2015

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA VOTAR NO 31º TROFÉU ANGELO AGOSTINI!!

Em 5 horas e 20 minutos a votação vai acabar! Desde dezembro está aberta a votação para o 31º Troféu Angelo Agostini, que comemora o Dia do Quadrinho Nacional. A festa de premiação será no dia 31 de janeiro de 2015, a partir das 13h00, com ampla programação de exposições, palestras e lançamentos, na Biblioteca do Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda - São Paulo).

:: PARA VOTAR NO 31º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI - CLIQUE AQUI ::

A votação é valida até o dia 15 de janeiro de 2015

:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

 CRITÉRIOS
Pode votar quadrinhista (profissional ou amador), estudioso, colecionador, aficcionado pelo quadrinho nacional e leitores de gibis ou tiras de jornais. Basta preencher a cédula eletrônica, clicando no link acima. Feita a apuração, os vitoriosos serão homenageados com o troféu, em uma grande festa, cuja programação que será divulgada em breve.  É normal os artistas fazerem campanhas entre seus conhecidos, alunos e fãs, até porque se o artista não mostrar seu trabalho pro Brasil inteiro, não tem como ser conhecido (e votado).
O controle será como no ano passado: votos sequenciados (com intervalos curtos) serão considerados abusivos e descartados, garantindo assim uma campanha limpa.
CATEGORIAS

Existem nove categorias no prêmio Ângelo Agostini:

MELHOR DESENHISTA DE 2014
MELHOR ROTEIRISTA DE 2014
MELHOR CARTUNISTA DE 2014
MELHOR LANÇAMENTO DE 2014
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE DE 2014
MELHOR WEB QUADRINHO DE 2014
MELHOR FANZINE  DE QUADRINHOS DE 2014
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
PRÊMIO (CONTRIBUIÇÃO AO QUADRINHO NACIONAL) JAYME CORTEZ :
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
Deve-se votar em TRÊS artistas que tenham se dedicado aos quadrinhos, pelo menos nos últimos vinte e cinco anos. Um Mestre não pode ganhar duas vezes. Veja a lista de todos os premiados para não votar errado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ganhadores_do_Prêmio_Angelo_Agostini
A lista de grandes profissionais que podem ser lembrados e votados para o prêmio de MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL é a seguinte:
-DÉCADA de 50: Fernando Lisboa.
-DÉCADA de 60: José Meneses, Mario Jaci, Luiz Meri, Kazuhiro, Wilson Fernandes, Manoel Ferreira, Maria das Graças Maldonado, Francisco de Assis, Nilson Azevedo, Lucaz, Edmo Rodrigues, Fernando Almeida, Edgard de Sousa, Antonio Martins, Manuel Nunes, Joseval e Clip Pop.
-DÉCADA de 70: Osvaldo Sequetin, Duayer, Edgar Vasques, Nelson Padrella, Wanderley Felipe, Ailton Elias, Gualberto Costa, Jal (José Alberto Lovreto), Bira Câmara, Altair Gelattti, Gustavo Machado, Antonio Cocolete, Itamar Borges, Alain Voss, Carlos Edgard Herrero, Luis Podavin, Euclides Miyaura, Eli Leon, Aparecido Norberto (DISNEY), Carlos Avalone, Sérgio Graciano (criou o cabelo do cascão-MSP), Emy T. Y Acosta (responsável pela modernização dos traços da turminha MSP), Gerson Teixeira (MSP), Flavio Almeida, Moretti e Nicoletti.
-DÉCADA DE 80: Toninho Lima, Cesar Lobo, Francisco Vilachã, Pedro Mauro Moreno, Santiago, Biratan (do Pará), Paulo Branco (Campinas), Arthur Garcia, Marcatti, Aroeira, Paulo Borges, Airon, Verde, Eloyr Pacheco, Dalcio Machado, Mastrotti.
FANZINES:
José Agenor Ferreira, Aimar Aguiar, Gutemberg.
MELHOR DESENHISTA, MELHOR ROTEIRISTA e MELHOR CARTUNISTA
Qualquer profissional ou amador que esteve em atividade durante o ano de 2014. Procure folhear revistas, consultar coleções e se informar. Não esqueça dos profissionais que desenvolvem seu trabalho nos grandes estúdios, como o de Maurício de Sousa, que têm seus nomes poucos divulgados.
MELHOR FANZINE
Título publicado durante o ano de 2014 (mesmo que exemplar único), que seja caracterizado como fanzine, ou seja, com informações, notícias, resenhas ou notas sobre quadrinhos. Não confundir com revistas em quadrinhos independentes, que podem ser votadas na categoria de Melhor Lançamento Independente.
MELHOR LANÇAMENTO
Valem todas as publicações com produção de artistas nacionais que tiveram seu número 1, exemplar especial ou número único lançado em 2014, para o mercado brasileiro. Como a tarefa de listar todos os lançamentos era insana e deixava várias lacunas, o leitor pode consultar as postagens ao longo do ano no Blog da AQC, ou em outros logs e sites informativos.
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE
Lançamentos que tiveram o primeiro número, especial ou número único lançado em 2014 , para o mercado brasileiro, editado pelo próprio autor ou por pequenas editoras, de baixa tiragem.
MELHOR WEB QUADRINHO DE 2014
Concorrem revistas ou fanzines virtuais (disponibilizadas no formato PDF, CDR ou similar) páginas na internet, blogs de tiras ou personagens. As artes podem ter sido feitas digitalmente ou escaneadas. O importante é que a forma de veiculação tenha sido virtual.
JAYME CORTEZ
Vai para quem tenha incentivado nossa arte através da divulgação, edição, promoção ou qualquer ação que tenha aberto espaço para o quadrinho nacional, também durante o ano de 2014. Eventos importantes, feiras, simpósios, festivais. Neste quesito concorrem também os pesquisadores, professores e estudiosos como Dagomir Marquezi, Djota Carvalho, Paulo Ramos, Valdomiro Vergueiro, Sônia Bybe Luyten, João Antonio Buhrer de Almeida, Paulo Ramos, Elídio dos Santos Neto, Gazy Andraus e Sérgio Augusto.
Evidente que possivelmente esquecemos algum artista, mas você pode nos enviar a sugestão (biradantas@globo.com), que o incluiremos na lista.

QUASE TUDO SOBRE O TROFEU ANGELO AGOSTINI
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1134708984

10 de jan de 2015

MAIS LANCES DE 2014

Além dos lançamentos noticiados durante o ano todo em nossa página, seguem mais alguns enviados por e-mail. Só faltam 5 dias, se o seu lançamento de Quadrinhos não foi noticiado aqui, nos avise!
HQ FOREVER&CONFRARIA DO GIBI
Durante o ano de 2014 este livro resgatou a obra do imortal Edmundo Rodrigues e a elevou ao mais alto patamar dos quadrinhos, digno até de matéria no Jornal Estado de São Paulo. Grupo carioca de quadrinhistas, jornalistas e colecionadores com reuniões todos os sábados, trazendo novidades para o mercado de gibi no RJ. Participam artistas e divulgadores dos Quadrinhos.
BENJAMIN PEPPE
Pela Editora Júpiter 2, criação de Paulo Anjos.