28 de ago de 2014

Billy The Kid em Nova Edição

(por Worney Almeida de Souza )
Saiu a edição 21 da revista “Billy the Kid & Outras Histórias” (tamanho: 14,5 x 21 cm, capa colorida, 40 pgs., lombada canoa, agosto de 2014) editada por Arthur Filho. Aficionado pelo faroeste Arthur mantém a publicação com grande qualidade e persistência.
           
Nessa nova edição, a BTK traz uma longa HQ do personagem Big Ranger-Jim Morgan, com roteiros e desenhos do competente quadrinhista Ailton Elias. Um trabalho de fôlego com uma aventura de 28 páginas intitulada “Os Máscaras Negras”.
            
Arthur Filho deixa também sua marca na HQ “Encontros” estrelada pelo fora da lei Billy The Kid. A revista tem ainda o Correio do Billy com comentários dos leitores e uma boa crônica sobre o bang bang.  A capa é uma atração à parte com a arte de Elthz e a contra-capa é um painel de ilustrações do editor.
            
Para adquirir a BTK escreva para o Arthur Filho: Rua Espírito Santo, 232, apto 02 Porto Alegre RS) CEP 90010-370 ou arthur.goju@bol.com.br e entre no mundo das desertas pradarias do velho oeste!

O crime do Teishouko Preto - Jam Session que reuniu mais de 500 artistas de quadrinhos

(visto no Universo HQ)
O livro Jam Session – O crime do Teishouko Preto é uma publicação que reúne toda uma geração de artistas brasileiros dos quadrinhos, artes gráficas e graffiti em uma única história.
De norte a sul do País, de novos autores a criadores consagrados, como Adriana Melo, Alex Hornest, André Diniz, Baptistão, Danilo Beyruth, Edgar Vasques, Fabio Moon, Fernando Gonsales, Gabriel Bá, Grampá, Guazzelli, Gustavo Duarte, Guto Lacaz, Jô Oliveira, João Montanaro, Klebs Júnior, Klévisson, Laerte, Lourenço Mutarelli, Luiz Gê, Luke Ross, Marcatti, Orlando, Rafael Coutinho, Rodolfo Zalla e muitos outros.
A obra surge depois de anos do projeto no qual mais de 500 artistas brasileiros participaram juntos de uma única história em quadrinhos, feita como uma jam session.
Sem um roteiro prévio, foi feita uma HQ coletiva e sem fim: no ponto em que um desenhista termina sua página, outro continua e assim por diante. Sempre mantendo as características pessoais de cada artista, mas integrada a uma produção coletiva singular e com unidade.
Esse é o projeto Jam Session, que já existe há alguns anos e agora será perpetuado em um luxuoso livro de capa dura, com todas as páginas reunidas em uma única publicação, que será lançada em dezembro de 2014, na Comic Con Experience, em São Paulo/SP.
Cada página foi desenvolvida ao vivo, frente ao público, que pôde apreciar como cada artista desenvolve seu trabalho, qual a sua técnica, seu processo de criação, como constrói seu argumento, prepara seu roteiro e mantém sua narrativa. Além disso, o obra deve bater o recorde mundial do Guinness Bookde Most Contributors to a Published Comic Book.
Para viabilizar a publicação, o título está no site de financiamento coletivo Catarse – confira o vídeo apresentando o projeto e participe clicando aqui ou na imagem abaixo.

27 de ago de 2014

Exposição do mês das crianças

O Museu da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo vai fazer uma exposição para os mês das crianças e convidou a AQC pra enviar trabalhos pra participar.

Quem estiver interessado pode enviar 02 (dois) trabalhos coloridos mais uma mini biografia
 até dia 08 de setembro ao cuidados de Worney A. de Souza para o e-mail: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br  

25 de ago de 2014

Exposição Katita Sem Palavras


Para comemorar o aniversário de 19 anos da personagem de quadrinhos Katita e celebrar o mês da Visibilidade Lésbica, o Casarão Brasil convida para o coquetel de lançamento da Exposição Katita Sem Palavras – “A linguagem Universal da Imagem”.

A mostra traz 19 imagens que abordam temas relevantes à diversidade sexual. Baseada em fatos reais, as tiras contam o cotidiano de uma lésbica com muito humor e irreverência ao tema diversidade.
 
O público poderá visitar a exposição de 29 de agosto a 29 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h, na Biblioteca de São Paulo.

No dia 30 de agosto, às 15 horas, será realizada uma roda de conversa sobre o papel da mulher nos quadrinhos e na sociedade.
 
O debate acontecerá na Sala+ 18, inspirada na Biblioteca de Santiago (Chile), a Sala +18, da Biblioteca de São Paulo, é uma inovação em ambientes de bibliotecas. A proposta é disponibilizar aos sócios e visitantes uma seleção de obras sobre literatura erótica, gênero e sexualidades, e quadrinhos para adultos. Dispor desse acervo em uma única sala é criar um espaço inovador, com proposta diferente de oferta de leitura. A sala é temática e a questão da idade não é restritiva, mas indicativa. Além do acervo, a área também é um lugar para bate-papos e exposições.
 
A mostra tem apoio da Biblioteca de São Paulo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos – Coordenação de Políticas para LGBT, Secretaria Municipal de Saúde – Programa Municipal de DST/AIDS, Surya Brasil – Solidária, Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região – CUT e Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
 
Sobre o Casarão Brasil
O Casarão Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que utiliza seu espaço como forma de inclusão social e tem como principal objetivo atuar em prol da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
 
Programação:

Coquetel
Dia 29 de agosto
Horário: 19h às 20h30.
Local: Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Saída do Metrô Carandiru SP.

Roda de Conversa
Dia 30 de agosto
Horário: 15 horas
Local: Sala+18 – Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Saída do Metrô Carandiru SP

Visita Exposição
De 29 de agosto a 29 de setembro.
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
Local: Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Saída do Metrô Carandiru SP. - Entrada gratuita


Convidados: 
 
Anita Costa Prado – Paulistana formada no setor contábil. Faz roteiros de quadrinhos sobre diversidade sexual. Coordenou publicações literárias e concursos de poesia. Como roteirista de quadrinhos venceu o Prêmio Angelo Agostini em 2006 e 2007. O álbum “Katita - Tiras Sem Preconceito”, desenhado por Ronaldo Mendes e publicado pela Editora Marca de Fantasia, ganhou o mesmo Prêmio na categoria de melhor lançamento de 2006.
 
Fernanda Ocanto – Nasceu em Caracas, Venezuela, em 1980. Radicada no Brasil desde 1996, vive em São Paulo desde 2011. Bacharel em Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG, onde se especializou em Pintura e Escultura. Atua desde 2004 como artista, arte educadora, cenógrafa e restauradora. Participou de diversas exposições, a mais recente na Casa das Rosas, em 2012. Ilustrou o livro “Alfabeto De Um Poeta” da editora Arte Desemboque em 2011.
 
Worney Almeida de Souza – Jornalista, pesquisador, produtor, editor, educador em saúde, arte educador, produtor de eventos e exposições e colecionador de quadrinhos. Atualmente publica revistas e livros para as editoras: Minuano, Criativo, Nova Sampa, Discovery e Geek. Jornalista responsável da revista “Combat Sport”. Editor e produtor das Edições WAZ e da AQC-ESP: “Michelle, a Vampira”, “Piadas do Fim do Mundo”, “Picles”, “AQC 100 Vezes”, “O Sótão” e “Só Mulherada”.
 

Mediador:
Cássio Rodrigo – Jornalista, formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), trabalha na Prefeitura de São Paulo há 20 anos. Militante desde 1995, pela causa dos LGBT, esteve no CAHEUSP – Centro Acadêmico de Estudos Homoeróticos da Universidade de São Paulo. Participou, pela entidade, da organização do EBGLT – 1997 (Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros), quando São Paulo foi sede do evento. Atualmente desenvolve trabalhos com a temática de Cultura, Gêneros e Etnias.

20 de ago de 2014

Outros Mundos

Outros Mundos é uma reunião de 50 desenhos de arte fantástica. Feitos a nanquim preto sobre papel branco. Há de tudo um pouco: mitologia, realismo fantástico, fatos da história, ovnis, terror,...enfim, uma miscelânea de temas transcendentais. Na verdade, um exercício pleno do ato de desenhar e da liberdade de criação.

Grandes autores como Mozart Couto, Rodval Matias, Mike Deodato, Sy Barry, Will Eisner etc., que influenciaram Angelo Júnior em toda a sua vida de desenhista e amante dos quadrinhos, estão homenageados ao longo dos desenhos, de uma forma bem original.

Enfim, uma viagem alucinante para o leitor, por mundos vertiginosos.

O álbum é vendido pelo site Clube de Autores, no qual o autor publicou os seus nove livros (literatura, quadrinhos e portfólio). Ele pode ser localizado pelo link a seguir ou pelo nome Angelo Júnior, digitado no campo de busca do site.



O álbum é apresentado em versão impressa ou e-book (pdf) e custam 26,81 e 10,76 respectivamente. No caso da versão impressa, há o acréscimo do correio, a não ser que o interessado retire pessoalmente. São 55 páginas, tamanho A4, papel 75 gramas. Acabamento parecido de uma revista

14 de ago de 2014

EXPOSIÇÃO "MESTRES DO QUADRINHO BRASILEIRO" EM SANTA CRUZ DO RIO PARDO!

Depois de ficar em cartaz em São Paulo (Memorial da América Latina) e Suzano (Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi), a exposição "Mestres do Quadrinho Nacional", chega agora à cidade de Santa Cruz do Rio Pardo.
Realização da AQC, a expo apresenta um painel representativo do que foram esses 30 anos de premiação dos Mestres da HQ brasileira, pelo Troféu Angelo Agostini. Na exposição, o público poderá ver trabalhos de alguns artistas já falecidos, outros em franca atividade por muito mais que 25 anos (critério estabelecido para que o artista seja reconhecido Mestre pela entidade), e artistas contemporâneos, representando os mais de 100 quadrinistas premiados durante todos esses anos.
Artistas como Mozart Couto, Julio Shimamoto, Moacir Torres, Antonio Cedraz, Rodval Matias, Roberto Fukue, Mike Deodato, Primaggio Mantovi, Eduardo Vetillo, Bira Dantas, Tony Fernandes, Luiz Rosso (representando seu avô Nico Rosso) e Fernando Ventura (representando Waldir Igayara e Renato Canini), enviaram trabalhos especialmente para essa exposição, alguns inclusive inéditos.
A exposição está aberta para visitação na Biblioteca Municipal Abílio Fontes. Endereço: rua Coronel Emygdio Piedade, nº238 Centro- Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A exposição permanecerá ate o dia 01/09. Horário de funcionamento de segunda a sexta das 8h00 as 17h30. Fone (014) 3372-9200
Mais informações: http://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Municipal-Prof-Ab%C3%ADlio-Fontes/170859243063382

13 de ago de 2014

2x10! de Sam Hart e Will



Os quadrinistas Sam Hart e Will, Irão lançar  2x10!  na  ComicConExperience, em São Paulo, dezembro 2014, em comemoração dos 10  anos de carreira nos quadrinhos de cada um.
 
Será o primeiro projeto em conjunto - fora das participações em várias antologias e projetos relacionados às HQs, como a premiação HQMIX e os cursos  Fanzines nas Zonas de Sampa.

A revista terá 10  páginas de quadrinhos e mais 12 páginas de material adicional de cada  um dos autores, como esboços, linha do tempo e entrevista, e mais um pôster na  página central. 


Ao todo, 48 páginas por R$ 10,00.

Começou essa semana nossa campanha do 2X10! no Catarse para pagar os custos de gráfica: http://www.catarse.me/pt/2x10

Junto com eles estão João Spacca e Cadu Simoes, dois autores  fantásticos, conheça a fanpage do projeto no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Sam-Will/660212214068502?sk=timeline

11 de ago de 2014

Novas Oficinas Gratuitas do projeto Fanzines na Zonas de Sampa

As oficinas de histórias em quadrinhos são gratuitas e trabalham as técnicas de criação e produção de quadrinhos desde a elaboração do roteiro até o desenvolvimento do desenho e do texto. Ao final, cada turma monta um fanzine com as produções dos participantes. Os encontros são semanais com duração de três meses e carga horária total de 48 horas; se você perder o início das aulas ainda poderá se inscrever até o terceiro encontro diretamente na Biblioteca. As vagas são limitadas.

Mais informações nesse link:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/noticias/?p=15584

OFICINA IMPRENSA DE ILUSTRAÇÃO E JORNALISMO, EM SÃO PAULO!

A Oficina será realizada dia 18 de agosto (segunda), em São Paulo.
Com mais de 10 anos de atuação, mais de 3.000 profissionais de todo o Brasil participaram das oficinas IMPRENSA. Abaixo algumas informações complementares sobre a Oficina IMPRENSA de Ilustração no Jornalismo:
Fábio Marra, editor de arte da Folha de S.Paulo, vai discutir o espaço cedido à ilustração na mídia, promover uma reflexão sobre estilos e técnicas, e abordar de que maneira as novas tecnologias permitem explorar diferentes formatos e plataformas para a produção e divulgação de cartuns, charges, tiras e caricaturas. Saiba mais em http://www.oficinasimprensa.com.br/site/ilustracao_e_quadrinhos_no_jornalismo.asp
Promovidas pela IMPRENSA Editorial, as Oficinas IMPRENSA são oportunidades para a troca de experiências com grandes nomes da comunicação.
Confira o calendário das Oficinas de agosto a dezembro. Acesse www.oficinasimprensa.com.br e faça já sua inscrição.