31 de jul de 2014

OFICINA DE HQ com Daniel Esteves

Criação e viabilização de projetos de histórias em quadrinhos
A oficina aborda o processo de trabalho para a produção de HQ e formas de viabilização e interação com o mercado de trabalho (financiamento coletivo, editais, publicações independentes, web-comics, projetos para editoras). Os participantes poderão ainda de criar e apresentar suas próprias propostas de quadrinhos.
::  Sábados, dias 2 e 9, das 14 às 17h30.
Carga horária: 7 horas. A partir de 15 anos.
Inscrições até dia 1º.

Informações sobre o evento

Local: Auditório.
Informações: A oficina aborda o processo de trabalho para a produção de HQ e formas de viabilização e interação com o mercado de trabalho (financiamento coletivo, editais, publicações independentes, web-comics, projetos para editoras).
  • Sáb 02/08
    • das 14:00 às 17:30
  • Sáb 09/08
    • das 14:00 às 17:30

17 de jul de 2014

EXPO E LIVRO SOBRE "NHÔ QUIM" -DE EDSON RONTANI- EM PIRACICABA (SP)

O caipira mais famoso de Piracicaba está completando 65 anos. O Nhô Quim, mascote que representa o centenário Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, foi criado em meados de 1948 quando o time disputava a Lei do Acesso para jogar com os times da elite do futebol paulista. Exposto pela primeira vez nas vitrines do Challet Paulista, da família Raya, situado na rua São José, ao lado da sede do alvinegro piracicabano, o personagem foi levado à capital paulista desfilando em jornais de alta tiragem como “A Gazeta Esportiva”. Na imprensa local, o personagem teve longa vida, sendo desenhado por 48 anos através dos traços de Edson Rontani.
A mostra “As Várias Faces do Nhô Quim” tem por intenção expor ao piracicabano e ao torcedor do alvinegro as várias expressões feitas para personificar a mascote, através de desenhos de Edson Rontani, além de outros expoentes como Miécio Caffé, Almir Bortolassi, Messias de Mello, Manolo e Nino Borges, membros da imprensa paulistana que também personificaram o Nhô Quim. Artistas piracicabanos mostram sua contribuição com peças desenhadas por André & Marangoni, Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto, Érico San Juan, Luccas Longo, Lucas Leibholz e Maiolo. A mostra também dará destaque a Cícero Correa dos Santos, conhecido fotógrafo local, que se fantasiava de Nhô Quim nas disputas pela Lei do Acesso em 1967.
Na abertura da mostra foi relançado o livro "Nhô Quim - A História que eu Conheço", de autoria do jornalista Edson Rontani Júnior. O livro foi lançado em agosto do ano passado como evento do 40º. Salão Internacional de Piracicaba, produzido pela Secretaria Municipal de Ação Cultural. Nele, o autor relata fatos históricos sobre a criação do Nhô Quim, suas características, desenhistas que o utilizaram em charges esportivas e toda sua ligação com a cidade de Piracicaba e o E. C. XV de Novembro, sendo um ícone do esporte e do humor gráfico.
A mostra vai até 29 de julho, na Sala Monet do Centro Cultural Martha Watts, onde o livro pode ser adquirido.
Mais informações no Blog:
http://edsonrontani.blogspot.com.br

14 de jul de 2014

LANÇAMENTO: Fulanos e Fulanas & Tudo Já Foi Dito na GIBITERIA

Pedro Hutsch Balboni convida todos ao lançamento dos dois novos livros das joaninhas mais cabeçudas da internet!

::Tudo Já Foi Dito - uma história desenhada por 18 desenhistas diferentes, a cada virada de página, um estilo diferente! 

::Fulanos e Fulanas - 50 grandes artistas redesenharam 50 tirinhas das joaninhas para esta segunda coletânea!

Aproveite a oportunidade para já garantir autógrafos de vários artistas que participaram destes livros!

Dia 19 de julho a partir das 16 hs na Gibiteria em SP


1 de jul de 2014

LANÇAMENTO "O QUINTAL" DE OSMAR WILLANS E MOACIR TORRES

Em 01 de Agosto a partir das 17 horas, acontece no Shopping Jaraguá (Indaiatuba), à tarde de autógrafos e lançamento “O Quintal” de autoria do Escritor e Professor Osmar Willans, com ilustrações do cartunista Moacir Torres. A publicação conta a história de alguns amigos de infância do autor, que ficou no inconsciente de Osmar, e agora foi transformado em livro. A publicação tem o apoio do Espaço Sorrir (Dr. Helton Ribeiro) e da empresa Croissant e Cia. Na ocasião o músico Diogo Peixoto estará executando canções da MPB e de seu CD. Conta ainda com o apoio da Trapalhados Eventos que fará a sonorização.
OSMAR WILLANS Bacharel e Licenciado em Biologia com pós graduação em ecologia. Nascido no Vale do Paraíba, na cidade de Cachoeira Paulista, onde cresceu e desenvolveu a maior parte de seus estudos. Sempre envolvido com questões ambientais, conciliou a formação com a atuação profissional para defender o meio ambiente. Atua há mais de 25 anos como Professor de escolas particulares e públicas de ensino médio, técnico e superior ministrando aulas e desenvolvendo projetos educacionais.
MOACIR TORRES Mestre do Quadrinho nacional (Troféu Angelo Agostini). Pai da Turma do Gabi (1975), criou mais de 150 personagens, publicados há décadas em várias revistas em Quadrinhos. Professor de desenho, em Santo André, sua cidade natal, chegou a formar cerca de 500 crianças, 10 se profissionalizaram e um desenha pra Marvel. Seu blog:
http://estudioemt.blogspot.com.br Suas animações: https://www.youtube.com/user/emtbrasil
Lançamento do Livro O Quintal e show do músico Diogo Peixoto.
01 de Agosto
17h00
Shopping Jaraguá
Cidade: Indaiatuba – SP
Informações: professorosmar@terra.com.br
Assessoria: Estúdio EMT (19) 99722-1921

DIMENSÃO DO DELÍRIO, DE ANGELO JUNIOR, NO CLUBE DE AUTORES!

Dimensão do Delírio é uma história em quadrinhos psicológica. Conceitual. Mas que não despreza a aventura pura e simples. Ela se passa na mente dos protagonistas de cada episódio, que surtam quando diante de uma emoção além dos limites humanos suportáveis. Daí o delírio. Imagens fantásticas se confundem com a realidade, elementos de mitologia, Idade Média, ficção científica, misticismo, dentre tantos transcendentais, reinam absolutos, salpicando cada página de ambiente surreal. É verdade também, que esse tema serviu de pretexto para se exibir esses elementos sensacionais que tanto nos deleitamos.
https://clubedeautores.com.br/book/166387--DIMENSAO_DO_DELIRIO?topic=quadrinhos%28hq%29#.U7MLl41dXDE
Angelo Júnior nasceu em Potirendaba, interior do Estado de São Paulo, é desenhista, publicitário e escritor. Já participou de diversos concursos de âmbito nacional, seja na área gráfica ou literária; teve a felicidade de conquistar algumas premiações. Tem fanzines publicados e é apaixonado por histórias em quadrinhos. Atualmente se dedica aos contos de humor e realismo fantástico, uma outra paixão.
O livro "Esse Mundo É Uma Brincadeira e Nós Somos a Sua Maior Piada" está registrado na Fundação Biblioteca Nacional sob número 528.645. O livro "Divina Vertigem" está registrado sob número 588.169. O álbum "Almanaque de Araque" está registrado sob número 617.198. O livro "República de Patetas" está registrado sob número 617.199. - todos os direitos reservados ao autor.
O livro "Perdidos no Planeta dos Macacos" foi lançado em parceria com o escritor Luiz Saulo Adami. - todos os direitos reservados aos autores.
contato - angelomsjunior@yahoo.com.br

MISÉRIA: CURSO DE HQ E ZINE

http://miseriahq.blogspot.com.br/2014/06/curso-de-historia-em-quadrinhos-e-zines.html
Curso de História em Quadrinhos e Zines na Maloca.
Mais informações com o Batata.
batatasemumbigo@gmail.com

DIONÍSIO NO CATARSE. VAMOS APOIAR!

DIONÍSIO é uma graphic novel que mistura mitologia grega com o gênero do horror e tem um visual realista e cinematográfico de encher os olhos! SINOPSE
O grupo Penteu de dança-teatro vem da Grécia se apresentar em um festival de artes cênicas e traz consigo algo mais que um grandioso espetáculo. Adriano Ferri, um detetive particular e sua amiga Marcela, uma dançarina, acabam envoltos em uma trama onde irão descobrir que alguns mitos podem ser reais.
Os autores Jerri Dias e Pedro Zimmermann são roteiristas, diretores e criadores da minissérie de ficção científica OXIGÊNIO exibida na RBS TV, entre outras curtas do gênero fantástico.
Clique http://catarse.me/pt/dionisio3d , assista o trailer, a apresentação e descubra como receber a obra e ótimas recompensas direto em sua casa partir de R$ 10,00!
A obra impressa terá 100 páginas coloridas em papel couché.
P.S. – Caso o projeto seja divulgado em seu blog ou site, por favor, nos informe, que caso ele seja aprovado, gostaríamos de lhe dar um exemplar de Dionísio como agradecimento.
E se possível, retorne o contato pelo e-mail jerridias@hotmail.com

LANÇAMENTO EM QUADRINHOS: DRAGÃO NEGRO!

Somos realmente livres? Fazemos nossas próprias escolhas? Ou simplesmente estamos todos alienados, seguindo o rebanho sem ao menos pensar no que estamos fazendo ou no porquê de estarmos fazendo? Descubra as respostas em Dragão Negro #01, o mais novo lançamento do Projeto Chroma, com roteiro de Thiago Silva e desenhos de Aureo Henrique. Nesta primeira edição, o leitor acompanha a jornada da Hikari no Seirei (Espíritos de Luz), uma sociedade secreta de ninjas que atua no mundo inteiro lutando pela preservação da vida e pela liberdade de cada indivíduo.
No Brasil, este clã é representado por uma equipe liderada por Marques da Silva, codinome Dragão Negro, que é o primeiro ocidental a se tornar um supremo mestre ao herdar o posto de seu falecido tutor, Akinori. Juntos, Dragão Negro e seus companheiros combatem os Illuminati, uma antiga sociedade secreta que manipula os eventos mundiais em busca do controle absoluto da humanidade, através de alienação mental e do condicionamento subliminar. Ambientada na cidade de São Paulo e abordando temas recentes como as manifestações populares, a revista foi lançada durante a 20ª Fest Comix e tem recebido elogios de leitores e autores de quadrinhos.
A revista custa R$6,00 e pode ser adquirida no site do Projeto Chroma: www.projetochroma.net.br, ou na loja física da Comix Book Shop.

PRÊMIO LÍBERO BADARÓ

RECONHECIMENTO PARA O HUMOR CRÍTICO DIVULGADO EM JORNAIS, REVISTAS E NA WEB
Para prestigiar o trabalho de profissionais que têm um olhar crítico para o humor, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo conta com a categoria Ilustração, que vai premiar o melhor cartum, charge, tira ou ilustração publicados em veículos online ou impressos.
A 11ª edição irá reconhecer as melhores matérias do ano em 10 (dez) categorias, mais duas especiais - Grande Prêmio Líbero Badaró, à melhor matéria ou reportagem inscrita e Contribuição à Imprensa, que reconhecerá a contribuição à mídia brasileira feita por uma instituição, empresa ou pessoa física.
http://www.premioliberobadaro.com.br/11edicao/inscrevase.asp
O Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo não premia pautas específicas, pois tem por objetivo identificar e reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos em suas principais modalidades. Concorrem trabalhos veiculados no período de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014. Cada profissional poderá inscrever até três trabalhos, sem limites para a quantidade de inscrições por veículo. Inscreva-se até 18 de julho. Essa é a oportunidade de reconhecimento do seu trabalho.
PREMIAÇÃO
Iniciativa da revista e Portal IMPRENSA, com apoio da Câmara Municipal de São Paulo e apoio institucional do Instituto Palavra Aberta, Artigo 19, Intercom, ABI e IICS, o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo 76 mil reais aos melhores trabalhos jornalísticos do país, tanto de profissionais quanto de universitários.
CALENDÁRIO
Período de veiculação das matérias: de 8 de abril de 2013 a 7 de abril de 2014 Prazo final das inscrições: 18 de julho de 2014 Júri: agosto/setembro de 2014 Anúncio dos finalistas: edição de outubro de 2014 da revista IMPRENSA Festa de premiação: novembro de 2014
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Gisele Sotto / Bruna Souza contato@premioliberobadaro.com.br