26 de abr de 2014

PESQUISA SOBRE MERCADO DE QUADRINHOS, PARTICIPE!

Está online uma pesquisa sobre o mercado de histórias em quadrinhos, da Supernova Produções, coordenada por Emílio Baraçal. http://www.facebook.com/supernovahq
A pesquisa está aberta para leitores ou não leitores, com o objetivo de conhecer melhor o perfil do fã brasileiro, e também de quem parou de acompanhar quadrinhos.
Não é necessário se identificar para responder. Os resultados serão divulgados no mês de julho, de forma aberta, para todos os interessados.
Para participar e colaborar, clique aqui:
https://docs.google.com/forms/d/1u9S-usJ3gMHV50MmHNhIDW_LsYAhvfzH0dv7O-fnKzw/viewform
Essa notícia nos foi enviada por Dennis Oliveira.
Ele coordenou a equipe de ilustradores que trabalhou no projeto de Quadrinhos sobre húngaro Mihály Oláh, que rodou o mundo e aos 100 anos, vive no Brasil.
A HQ ganhou matéria na revista Carta Capital.
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-destemido

LANÇAMENTO DE TONINHO MENDES, HOJE, EM SAMPA!

TONINHO MENDES AUTOGRAFA O LIVRO HUMOR PAULISTANO
A experiência da Circo editorial 1984 -1995
Sábado dia 26 de abril das 17 as 21 horas
Livraria Cultura Conjunto Nacional
Piso teatro da Av. Paulista, 2073, São Paulo
Com a presença de notáveis dos Quadrinhos e Ilustração como Laerte Coutinho, Franco de Rosa, Jal, Gualberto, Daniela Baptista, Daniel Esteves, Mauro Souza, Jussara Lanzellotti, Mauro Silva, Manoel de Souza (Revista Mundo dos Super-herois), Claudio Attilio, Eduardo Nasi, Gau Ferreira, Sergio Chaves, Eduardo Massolini e muitos outros.
Leia excelente artigo sobre o livro no site do Sesi.
http://www.sesispeditora.com.br/noticia/revista-ponto/trinta-anos-de-humor-paulistano Vai aqui um aperitivo: “Esta é a magia da Circo, ela veio para ser o que fosse - ninguém estava a fim de nada sério, ou de mudar, de impor conceitos”, declara Toninho Mendes.
Essa magia foi capturada e editada em um volume com mais de 400 páginas do livro Humor paulistano - A experiência da Circo Editorial 1984/1995, organizada pelo próprio Toninho, e que será lançada pela Sesi-SP Editora.
O cartunista Jaguar chama Toninho de “o Brian Epstein do quadrinho brasileiro”, referindo-se ao famoso empresário que “criou” os Beatles. Há quem diga que o time da Circo é comparável à Seleção Brasileira de Futebol de 1970 – um grande técnico para uma porção de craques –, mas com um Garrincha de extra (no caso, o cartunista Glauco Vilas Boas). “Todos eles juntos eram um bicho. Todo mundo criado na ditadura, com um arquivo morto que não podiam publicar. E isso desembocou comigo, não é que fiz as coisas que prestam, eu apenas estava lá. Não tenho culpa se tenho tantos amigos gênios”, conclui Toninho.

QUEM É QUEM NO MUNDO DOS QUADRINHOS DA BONELLI?

É só entrar no Blog do TEX, ver as dicas e escrever seus palpites nas respostas.
O roteirista italiano da HQ Zagor, Moreno Burattini convida a todos para arriscarem no "Quem é quem": "Se indovinate chi sono i personaggi legati al mondo del fumetto raffigurati in queste caricature del maestro brasiliano Bira Dantas, potete vincere la VOSTRA caricatura disegnata accanto a Tex! Il concorso è sul blog portoghese di Aquila della Notte." Traduzindo: Se adivinhar quem são os personagens ligados ao mundo dos Quadrinhos retratados nas caricaturas do mestre brasileiro Bira Dantas, pode ganhar a SUA caricatura desenhada ao lado de Tex!
O concurso é no blog português do Águia da Noite.
http://texwillerblog.com/wordpress/?p=52145

18 de abr de 2014

AQC PROMOVE O DIA DO QUADRINHO INDEPENDENTE NA SENSORIAL DISCOS, EM SAMPA

Neste sábado (19/04/14), a partir das 16h00, acontece na Sensorial Discos a primeira edição do Dia do Quadrinho Independente organizada por Worney de Souza com a presença de diversos autores do mercado independente de quadrinhos. Já confirmados nomes como Marcatti, Marcos Venceslau, Daniel Esteves, Will Sideralman, Cadu Simões, Jô Fevereiro, Lillo Parra, Edu Mendes, Salvador, Marcio Sno, Zé Oliboni, Guilherme Kroll, André Freitas, Mario César, Thiago Gomes (e muitos outros) com lançamentos de diversos quadrinhos, autógrafos e bate-papo!
Convidamos autores de quadrinhos e fãs a participarem!
Loja Sensorial Discos Rua Augusta, 2389 São Paulo, SP
Entrada livre
Página do evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/755880917775593

FANZINE "O SÓTÃO" N. 03 - ABRIL/2014

Com a participação de Xalberto, Marcos Venceslau, Bira Dantas, Jô Fevereiro, Fernando dos Santos e João da Silva! É só salvar o arquivo grande (clicando sobre a imagem), imprimir e dobrar. Está pronta a sua cópia do Zine da AQC.

FANZINE "O SÓTÃO" N. 02 - MARÇO/2014

Com a participação de Xalberto, Edvaldo Rodrigues, Batata Sem Umbigo, Rafael Portela, Josival, Watson Portela e Marcos Venceslau! É só salvar o arquivo grande (clicando sobre a imagem), imprimir e dobrar. Está pronta a sua cópia do Zine da AQC.

9 de abr de 2014

EXPOSIÇÃO "MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL" CHEGA À CIDADE DE SUZANO




Depois de ficar por todo o mês de fevereiro último em cartaz no Memorial da América Latina em São Paulo, a exposição "Mestres do Quadrinho Nacional", chega agora à cidade de Suzano, na região do Alto Tietê.

Aberta ao público no dia 04 de abril, no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, no centro da cidade, a mostra, uma realização da AQC, apresenta um painel representativo do que foram esses 30  anos de premiação dos Mestres da HQ brasileira, pelo Troféu Angelo Agostini.


 Na exposição, o público poderá ver trabalhos de alguns artistas já falecidos, outros em franca atividade por muito mais que 25 anos (critério estabelecido para que o artista seja reconhecido Mestre pela entidade), e artistas contemporâneos, representando os mais de 100 quadrinistas premiados durante todos esses anos.


Artistas como Mozart Couto, Julio Shimamoto, Moacir Torres, Antonio Cedraz, Rodval Matias, Roberto Fukue, Mike Deodato, Primaggio Mantovi, Eduardo Vetillo, Bira Dantas, Tony Fernandes, Luiz Rosso (representando seu avô Nico Rosso) e Fernando Ventura (representando Waldir Igayara e Renato Canini), enviaram trabalhos especialmente para essa exposição, alguns inclusive inéditos.
 

  Com o apoio da Secretaria de Cultura de Suzano, através do Sr. Secretário Suami Paula de Azevedo, e do artista plástico Policarpo Ribeiro, a exposição que tem curadoria de Alexandre Silva e coordenação de Worney A. Souza, ficará aberta ao público até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 17 hrs, no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, sito à Rua Benjamin Constant, 682, no centro da cidade.

Confiram mais fotos:






2 de abr de 2014

Participe do fanzine "O Sótão # 04

(por Worney A. Souza)

O Sótão 04 está com suas páginas disponíveis! 
 
Com a publicação dos “O Sótão” 02 e 03 estamos preparando a quarta edição do fanzine. O autor deve mandar sua arte em formato retangular, na proporção: 14,5 x 10,5 cm. Vale cartum, charge, quadrinhos, tiras, ilustração, caricatura, texto, grafismo e grafite. O autor receberá 20 exemplares. E a edição será reproduzida no blog da AQC. O autor será identificado pelo nome completo e pelo endereço eletrônico ou endereço de blog ou página na internet.
            
A ideia é divulgar a AQC-ESP, a arte de cada autor e criar uma pequena, mas eficiente publicação de experimentalismo e de desafio dos artistas interessados.
            
“O Sótão” 04 já conta com trabalhos de Kleverson Mariano e Maria Rita.

Envie seu trabalho para: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br
             
Participe!