30 de jan de 2014

EXPO AQC E VOCÊ (EM HOMENAGEM AO DIA DO QUADRINHO NACIONAL - 30 DE JANEIRO)

Agradecemos a todos que enviaram trabalhos para a exposição na Escola de Arte Pandora, para o documentário "Desvendando Angelo Agostini - 30 anos da AQC" e para o nosso Blog.
VIVA O QUADRINHO NACIONAL!
"Em comemoração à Semana do Quadrinho Nacional, A Pandora Escola de Arte vai receber a exposição "30 anos do Troféu Angelo Agostini". A abertura será nesta quinta, dia 30 de Janeiro às 10h.
Ficaremos em exposição do dia 30/01 à 01/03, de segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 12h.
Ligue, se informe e compareça! Entrada franca."
19 3234.4443 ou atendimento@pandora.art.br
http://www.pandora.art.br/

24 de jan de 2014

SAIU O RESULTADO DO 30º TROFÉU ANGELO AGOSTINI!!!!

 
PREMIADOS DO ANO
Melhor Desenhista - Shiko
Melhor Roteirista - Gustavo Duarte
Melhor Cartunista - Angeli
Melhor Lançamento - Meninos e Dragões
Melhor Lançamento independente - Plataforma HQ
Melhor Fanzine - Quadrinhos Ácidos
Prêmio JAYME CORTEZ - Sidney Gusman
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL - Byrata, Lourenço Mutarelli, Paulo Paiva Lima


PROGRAMAÇÃO DA EVENTO
13:00h Abertura da exposição MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
13:30h Lançamento da revista Picles “SÓ MULHERADA” e “Flaviolândia”, de Flavio Almeida, com a presença dos autores(as)
14:00h Homenagem a RENATO CANINI - Exibição do curta Kactus Canini Kid, de Lancast Mota. Bate papo sobre a vida e obra do artista com Fernando Ventura, Lancast Mota, Primaggio Mantovi e Izomar Camargo Guilherme
15:00h Debate: 30 ANOS DO TROFÉU ANGELO AGOSTINI. Com Worney A. Souza, Franco de Rosa, Jal e Eduardo Vetillo.
16:00h Exibição do documentário inédito “DESVENDANDO ANGELO AGOSTINI - 30 ANOS DA AQC”
16:30h In Memoriam - Homenagem aos artistas falecidos em 2013.
17:00h Entrega dos Prêmios Angelo Agostini aos melhores do quadrinho nacional

21 de jan de 2014

Como foi o lançamento da revista Picles: "Só Mulherada"

O lançamento da revista Picles “Só Mulherada!”, reuniu dez autoras da publicação em uma tarde ensolarada e animada.
A Livraria Comix foi palco de um evento marcante, mostrando que mulheres quadrinhistas sabem tornar um lançamento festivo.
Algumas autoras vieram com familiares e amigos, outras receberam alegremente os convidados.
Não houve segregação quando a intenção é unir quem faz e quem lê quadrinhos ou artes gráficas.
Durante três horas, autógrafos, abraços, sorteio,  sorrisos e o entra e sai de pessoas, sagravam a publicação da AQC-ESP e da Editora Laços, como símbolo de sucesso e garra feminina.
O evento foi um verdadeiro mar de mulheres encantadas com o resultado final de um trabalho recheado de talentos.
  

Fotos de Takeo
Não foi fácil entrar na loja da Comix!.

Natália, Cristina, Anita, Kellen, Carolina, Fabiana (em pé), Fernanda, Thina e Regi (abaixadas)

Thina, Cristina, Fernanda, Worney e Regi

Concurso Cultural da Turma do Gabi

2014 - 8º Concurso Cultural da Turma do Gabi - Desenho – Inscrições até o dia 30 de Junho.
O EMT – Estúdio Moacir Torres e a Fundação Pró-memória de Indaiatuba (SP) estarão realizando até Julho deste ano o 8º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho.
Este ano a comissão organizadora do concurso escolheu como tema: LIVRO. Os participantes de 9 a 14 completos devem fazer um desenho com esse tema e enviar para: Biblioteca Rui Barbosa - Rua Oswaldo Cruz, 1015, Cidade Nova, CEP: 13.334 - 010, Indaiatuba, SP.
Ou entregar direto na secretaria da Biblioteca.
Serão oferecidos aos autores dos três melhores desenhos um “Tablet” cada, e as três menções receberão um kit com revistas da Turma do Gabi.
O regulamento completo e ficha de Inscrição estão disponíveis nos sites: www.turmadogabi.com.br www.fundacaopromemoriadeindaiatuba.org.sp.br/
Os trabalhos escolhidos pelo júri para a exposição receberão certificados de participação.
Maiores informações poderão ser obtidas no telefone (19) 3834 - 6319.
 Uma realização do Estúdio EMT, Fundação Pró-Memória, Prefeitura Municipal de Indaiatuba (SP). Apoio: Shopping Jaraguá.

Lançamento: "H.E.I.T.O.R."




Por Heitor Isoda

esitações
xcertos e
diossincrasias em
iras
riundas do
ecato

Coletânea de 60 tiras autorais, publicadas na internet entre 2009 e 2013, de teor (quase) autobiográfico.

ano de publicação: 2013
preço: R$20,00
páginas: 68
tamanho: 22,5 (comprimento) x 15,5 (altura) cm
local de vendas: Gibiteria (loja física), Monkix (loja física e online) e site da Ugra Press.

14 de jan de 2014

LANÇAMENTO - PICLES # 03 - Só Mulherada!


Saiba mais sobre a PICLES "Só Mulherada" clicando aqui

ABERTA A VOTAÇÃO DO TROFÉU ANGELO AGOSTINI

A próxima entrega do Troféu Angelo Agostini, para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, será no dia 01 de fevereiro de 2014, a partir das 13h00, na Biblioteca do Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda - São Paulo).

:: PARA VOTAR NO 30º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI - CLIQUE AQUI ::

A votação é valida até o dia 20 de janeiro de 2014

:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

 CRITÉRIOS
A votação será aberta a todo mundo em breve. Pode votar quadrinhista (profissional ou amador), estudioso, colecionador, aficcionado pelo quadrinho nacional e leitores de gibis ou tiras de jornais. Basta preencher a cédula eletrônica (como no ano passado) que entrará no Blog na segunda quinzena de dezembro e enviar até a primeira semana de janeiro. Feita a apuração, os vitoriosos serão homenageados, com direito a debate, exposição, troféu e muita badalação. Em breve, detalhes da festa neste Blog (e nos Blogs especializados), em revistas e jornais de circulação nacional. É normal os artistas fazerem campanhas entre seus conhecidos, alunos e fãs, até porque se o artista não mostrar seu trabalho pro Brasil inteiro, não tem como ser conhecido (e votado).
Tentaremos adicionar no voto eletrônico o controle dos votantes pelo endereço IP, cadastro prévio ou número de documento. Se não for possível, o controle será como no ano passado: votos sequenciados (com intervalos curtos) serão considerados abusivos e descartados, garantindo assim uma campanha limpa. No ano passado a apuração coordenada por Fernando dos Santos foi a mais rápida da história. Depois de 1 dia inteiro de trabalho, tivemos o resultado da votação para o 29 Troféu Angelo Agostini graças aos dispositivos da cédula on-line no Blog, que certamente facilitou a votação do pessoal. Foi também a eleição com a maior participação da história do prêmio: QUASE 15 MIL VOTOS (exatos 14.937)! Prova que o pessoal estava mobilizado em suas campanhas, e que os premiados estavam bem cotados pelo público leitor de Quadrinhos e Cartuns no Brasil.
CATEGORIAS

Existem oito categorias no prêmio Ângelo Agostini:

MELHOR DESENHISTA DE 2013
MELHOR ROTEIRISTA DE 2013
MELHOR CARTUNISTA DE 2013
MELHOR LANÇAMENTO DE 2013
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE DE 2013
MELHOR FANZINE DE 2013
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
PRÊMIO (CONTRIBUIÇÃO AO QUADRINHO NACIONAL) JAYME CORTEZ :
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
Deve-se votar em QUATRO artistas que tenham se dedicado aos quadrinhos, pelo menos nos últimos vinte e cinco anos. Um Mestre não pode ganhar duas vezes. Veja a lista de todos os premiados para não votar errado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ganhadores_do_Prêmio_Angelo_Agostini
A lista de grandes profissionais que podem ser lembrados e votados para o prêmio de MESTRE DO QUADRINHO NACIONAL é a seguinte:
-DÉCADA de 50: Fernando Lisboa.
-DÉCADA de 60: José Meneses, Mario Jaci, Luiz Meri, Kazuhiro, Wilson Fernandes, Manoel Ferreira, Maria das Graças Maldonado, Francisco de Assis, Nilson Azevedo, Lucaz, Edmo Rodrigues, Fernando Almeida, Edgard de Sousa, Antonio Martins, Manuel Nunes, Joseval e Clip Pop.
-DÉCADA de 70: Osvaldo Sequetin, Nelson Padrella, Wanderley Felipe, Ailton Elias, Bira Câmara, Altair Gelattti, Gustavo Machado, Antonio Cocolete, Itamar Borges, Alain Voss, Paulo Paiva Lima, Carlos Edgard Herrero, Luis Podavin, Euclides Miyaura, Eli Leon, Aparecido Norberto (DISNEY), Carlos Avalone, Sérgio Graciano (criou o cabelo do cascão-MSP), Emy T. Y Acosta (responsável pela modernização dos traços da turminha MSP), Gerson Teixeira (MSP), Flavio Almeida.
-DÉCADA DE 80: Toninho Lima, Cesar Lobo, Francisco Vilachã, Pedro Mauro Moreno, Byrata Lopes (criador do gaúcho Xirú), Santiago, Edgar Vasques, Biratan (do Pará), Paulo Branco (Campinas),Arthur Garcia, Marcatti, Paulo Borges, Aíron, Verde, Flavio Almeida, Eloyr Pacheco, Dalcio Machado.
FANZINES:
José Agenor Ferreira, Aimar Aguiar, Gutemberg.
ESTUDIOSOS:
Dagomir Marquezi, Djota Carvalho, Paulo Ramos, Valdomiro Vergueiro, Sônia Bybe Luyten, João Antonio Buhrer de Almeida, Paulo Ramos, Elídio dos Santos Neto e Sérgio Augusto.
MELHOR DESENHISTA, MELHOR ROTEIRISTA e MELHOR CARTUNISTA
Qualquer profissional ou amador que esteve em atividade durante o ano de 2011. Procure folhear revistas, consultar coleções e se informar. Não esqueça dos profissionais que desenvolvem seu trabalho nos grandes estúdios, como o de Maurício de Sousa, que têm seus nomes poucos divulgados.
MELHOR FANZINE
Título publicado durante o ano de 2011 (mesmo que exemplar único), que seja caracterizado como fanzine, ou seja, com informações, notícias, resenhas ou notas sobre quadrinhos. Não confundir com revistas em quadrinhos independentes, que podem ser votadas na categoria de Melhor Lançamento.
MELHOR LANÇAMENTO
Valem todas as publicações com produção de artistas nacionais que tiveram seu número 1, exemplar especial ou número único lançado em 2011, para o mercado brasileiro. Como a tarefa de listar todos os lançamentos era insana e deixava várias lacunas, o leitor pode consultar as postagens ao longo do ano no Blog da AQC.
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE
Lançamentos que tiveram o primeiro número, especial ou número único lançado em 2011, para o mercado brasileiro, editado pelo próprio autor ou por pequenas editoras, de baixa tiragem.
JAYME CORTEZ
Vai para quem tenha incentivado nossa arte através da divulgação, edição, promoção ou qualquer ação que tenha aberto espaço para o quadrinho nacional, também durante o ano de 2011. Evidente que possivelmente esquecemos algum artista, mas você pode nos enviar a sugestão (biradantas@globo.com), que o incluiremos na lista.
QUASE TUDO SOBRE O TROFEU ANGELO AGOSTINI
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1134708984

6 de jan de 2014

AQC E VOCÊ, 30 ANOS DE TROFÉU ANGELO AGOSTINI, EM EXPO E DVD


Vamos homenagear o trabalho da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas? É fácil, de qualquer parte do Brasil (ou fora) faça uma charge, cartum ou ilustração (pode ter seu personagem ou não) comemorando os 30 anos em que o nome de Agostini e mais 106 Mestres foram lembrados e premiados. Além de centenas de desenhistas, roteiristas, estudiosos, revistas, fanzines...
Por favor, envie mensagem (até 15/01/14 para entrar no DVD ou até 20/01/14 para a Expo na Pandora) com o título "AQC e você" para 3 e-mails:
goarts@gmail.com
biradantas2000@gmail.com
atendimento@pandora.art.br
300 dpi (colorido ou p/b).
Formato A3 (40cm X 30cm) deitado (para ficar no formato do vídeo).
Os trabalhos serão publicados no Blog da Associação, incluídos nos "Extras" do DVD-documentário "DESVENDANDO ANGELO AGOSTINI - 30 ANOS DA AQC".
E na exposição da Escola de Arte Pandora, em Campinas (para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, 30 de Janeiro).
Não fique de fora dessa.
PARTICIPE DA NOSSA HOMENAGEM AO DIA DO QUADRINHO NACIONAL!