As Periquitas – revista/livro de desenho de humor, quadrinhos e artes criada e realizada só por mulheres

Trata-se de um volume impresso, com trabalhos de autoras de desenho de humor, quadrinhos, ilustrações e artes sobre temas diversos. Uma iniciativa da cartunista Crau da Ilha, que também participou de outra publicação pioneira nessa área, a revista O Bicho, editada pelo humorista Fortuna nos anos 70, que foi a primeira revista de cartuns e quadrinhos “não-enlatados” do país. Crau está envolvida n'As Periquitas como editora-chefe.
 
Foi em meados da década de 1990 que Crau imaginou esta publicação feita por mulheres cartunistas, que seria chamada A Periquita, no singular. À época contatou quarenta meninas, autoras de cartuns e charges ou de quadrinhos. Mas eram outros tempos, em que nem todas usavam a internet e a comunicação se dava pelo correio. Sem estrutura então para criar a revista e tendo de se dedicar a outros trabalhos, Crau adiou sua realização.
 
A disposição de fazê-la reemergir do campo das ideias brotou de uma postura muito ética da pesquisadora de quadrinhos e professora na área de gestão, Cristina Merlo. “No ano 2000, Crau me ofereceu o projeto d'A Periquita, para que o desenvolvesse, já que vivia em contato com as profissionais do setor. No final de 2013, ela me encontra através do facebook: justamente quando havia um editor interessado em produzir A Periquita. Mas eu queria que a Crau se envolvesse.”
 
“A Cris me disse que só admitiria fazê-lo com a minha participação", conta a cartunista. "Esse tipo de atitude é justamente no que acredito, assim como acredito no respeito aos direitos autorais e em outros valores éticos que tratamos de estimular ou de despertar pela crítica de costumes, através do cartum. Tratei imediatamente de achar uma brecha entre outras atividades para tocar a revista, que agora, desde então, se chama As Periquitas."
 
A equipe de produção d'As Periquitas conta, além da Crau e da Cris, com a presença de colaboradoras de peso como Mariza Dias Costa, Claudia Kfouri, Natalia Forcat, Lorena Kaz, Germana Viana e Laerte entre outras artistas de várias gerações e tendências.
As Periquitas, a revista/livro, estará à venda nas melhores bancas e livrarias de todo o Brasil a partir de novembro de 2014.
 
As Periquitas
Editorial Kalaco 
96 páginas - em cores e PB
Capa dupla com slip
Formato 20,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 39,90

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -