29 de out de 2013

Projeto de lei de incentivo ao quadrinho Nacional é aprovado

:: ATUALIZAÇÃO ::
Mais textos em informações nos seguintes links:

Papo de Quadrinho
http://nacao.net/2013/10/comissao-aprova-incentivo-para-publicacao-de-quadrinhos/

Nação HQ
http://nacao.net/2013/10/comissao-aprova-incentivo-para-publicacao-de-quadrinhos/

:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:
(visto no site da Associação Nacional dos Editores de Revistas - ANER)
A Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou neste mês o projeto de lei (PL) 6060/09, que estabelece incentivos fiscais para a produção, publicação e distribuição de revistas em quadrinhos nacionais. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) para análise constitucional e jurídica, em caráter conclusivo.
Segundo o projeto, editoras que atingirem o percentual mínimo de 25% de quadrinhos nacionais publicados, considerando-se o conjunto das publicações do gênero produzidas a cada ano, receberão desconto de até 25% no Imposto de Renda sobre o total investido. Já se atingirem um mínimo de 35% de conteúdo nacional, o percentual sobe para até 50%.
Vale citar que o PL reconhece como HQs nacionais aquelas produzidas, escritas e desenhadas por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil, e editada por empresa sediada no país. Além do mais, tanto publicações impressas quanto digitais serão consideradas no cálculo percentual dos títulos lançados por ano, desde que registradas e com número de ISBN ou ISSN.
Caso sejam veículos de circulação diária, semanal ou mensal, deverão seguir a mesma relação percentual de tiras nacionais em comparação com as tiras estrangeiras. Por fim, o projeto prevê a implementação, pelo Poder Público, de medidas de apoio e incentivo à produção de histórias em quadrinhos, como um edital de incentivo e inclusão de obras no material didático-escolar.

28 de out de 2013

O Melhor do projeto Humor em Quadrinhos no FIQ 2013

Satirizando Super-Heróis, Televisão, Mitologia e o Cotidiano, O melhor do projeto Humor em Quadrinhos reúne mais de 20 HQs em uma antologia de 128 pg dos melhores e mais engraçados quadrinhos produzidos pelo grupo Nossa Visão durante os anos em que o projeto foi realizado. Além de duas HQs inéditas!

O projeto Humor em Quadrinhos foi uma iniciativa cultural que promoveu oficinas e publicações de fanzines e revistas de histórias em quadrinhos em uma das regiões mais carentes da zona leste de SP e foi um dos pouquíssimos projetos de quadrinhos que conseguiram ser patrocinados pelo programa de Valorização de Inciativas Culturais (VAI) da SMC-SP.

Com prefácio do onipresente cartunista Bira Dantas e o posfácio do onisciente Raphael Fernandes (MAD, Imaginários em Quadrinhos, Ditadura no Ar, entre outros).

Uma publicação da Editora Laços em parceria do grupo Nossa Visão, a antologia “O melhor do projeto Humor em Quadrinhos” é uma ótima pedida pra quem quiser ler ou reler ótimas HQs de humor.

Formato: 14 x 21cm
128 páginas em P&B
EditoraLaços

Preço: R$ 25,00

Mais informações aqui ou aqui

:: Lançamento será durante o FIQ 2013 em BH entre 13 e 17 de novembro, no estande do grupo Quadrinhos Inquietos/AQC ::

25 de out de 2013

8º Mutação

[[Comunicado]] – Joe Bennett NÃO ESTARÁ no 8º Mutação

Devido a problemas de saúde com um membro de sua família, o desenhista Bené Nascimento, também conhecido como Joe Bennett, não estará, conforme noticiado anteriormente, no 8º Mutação. Em seu lugar teremos o jornalista e pesquisador Marko Adjaric e seus convidados. Marko vai falar sobre seus projetos, entre eles um gibi do Homem-Força, o primeiro super-herói gaúcho, criado por Altair Gelatti. Entre os convidados de Marko estarão Goida (autor da Enciclopédia dos Quadrinhos/L&PM) e o cartunista multipremiado Ronaldo Cunha, entre outros. O 8º Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop é coordenado pelo Grupo Quadrante Sul e será realizado no dia 02/11/13, das 9h às 20h na Casa do Pensamento da Feira do Livro de Porto Alegre/RS. Confira a programação abaixo:

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

09h às 20h – Mostra de Histórias em Quadrinhos do Grupo Quadrante Sul no hall de entrada da Casa do Pensamento, com presença da Família Falcote

09h às 20h – Mostra “Homem-Força”, HQs do primeiro super-herói gaúcho

10h às 20h – Feira de Publicações Independentes

09h – Abertura com exibição do vídeo do 7º Mutação, produzido por Law Tissot

09h15min às 11h – Evento temático TelaHQ com Whovians/RS, Supernatural Brasil,
TrekkeRS, The Walking Dead, Space 1999 – mediação do Grupo Quadrante Sul

11h às 12h – Debate “Mercado Americano de Quadrinhos para Desenhistas
Brasileiros”, com Daniel HDR, Marcel de Souza, Matias Streb e Jader Corrêa – mediação do Grupo Quadrante Sul

13h às 15h – A Hora Marvel/DC, com Grupo HQG e presença de cosplayers

15h às 16h30min – Mesa redonda “Quadrinhos na Educação” – convidados: Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues, Law Tissot e Daniel HDR – mediação do Grupo Quadrante Sul

16h30min às 17h30 – Bate-papo com Marko Adjaric e convidados – mediação do Grupo Quadrante Sul

17h30 às 19h – Debate: “Fanzineiros do Século Passado com Márcio Sno, Law Tissot e Henry Jaepelt – mediação do Grupo Quadrante Sul

19h às 20h – A Hora da Mutação, confraternização entre Grupo Quadrante Sul, convidados, palestrantes, debatedores e público do 8º Mutação, na Casa do Pensamento


20h – Encerramento

21 de out de 2013

Quadrinhos Inquietos - HQs online

Os quadrinistas Bira Dantas, Ezê, Fernando dos Santos, Gau Ferreira, Hugo Nanni, Marcos Venceslau e Rafael Grande, se uniram para criar o blog Quadrinhos Inquietos.

Atualizado diariamente, o blog Quadrinhos Inquietos apresenta HQs alternativas e experimentais de diferentes estilos: humor, ação, terror, erótico, surrealista entre outros.

Em novembro os autores estarão no FIQ lançando o zine Quadrinhos Inquietos. 

Quem quiser conferir basta acessar:
http://quadrinhosinquietos.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/QuadrinhosInquietos

18 de out de 2013

Quadrinho Nacional em LUTO

(por Bira Dantas)
O mês de outubro -mês em que se comemora o dia do professor- foi cruel com os Quadrinhos brasileiros. Perdemos dois de nossos grandes pesquisadores, os professores  Elydio dos Santos Neto (03/10/13) e Antonio Luis Cagnin (08/10/13) 
Elydo era formado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Lorena. Foi professor da Universidade Federal da Paraíba. Era extremamente reconhecido nas áreas da Pedagogia e Comunicação, e requisitado em pesquisas, palestras e oficinas de Quadrinhos. Escreveu muitos livros e artigos especializados no assunto como “História em Quadrinhos e Educação: formação e prática docente”. Outro deles “Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus: 25 anos de quadrinhos e fanzinato” pela editora paraibana Marca de Fantasia. Defendia -com ardor- o uso dos quadrinhos na educação, como em seu último livro, Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas. Participou das 2as Jornadas Internacionais de Histórias em QuadrinhosFazia parte do debate sobre a autonomia que rege o trabalho escolar: "O processo não é fácil, pois envolve sempre muitas pessoas com idéias e visões de mundo diferentes. Mas é a única maneira de construir uma identidade coletiva representativa". Elydio dos Santos Neto era diretor da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista (S. Bernardo do Campo).
O professor Cagnin sempre esteve presente no movimento em defesa do Quadrinho nacional. Também era figura constante no Troféu Angelo Agostini, promovido pela AQC. Inúmeras foram as vezes em que usou do microfone para promover o nome e a obra do pioneiro da Nona arte no Brasil. Condecorado com o Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional em 2008, foi entrevistado pelo cartunista Marcio Baraldi no site Bigorna:
Reproduzimos abaixo os textos carinhosos da professora Sonia Bibe Luyten e do jornalista Jota Silvestre:
Sonia:
"Faleceu Antônio Luiz Cagnin o maior especialista mundial na vida e obra de Angelo Agostini. Fui curadora desta sua exposição na Embaixada Brasileira na Holanda onde mostrou que As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte foi a primeira historia em quadrinhos lançada no Brasil e uma das mais antigas do mundo. Foi publicada na revista Vida Fluminense a 30 de janeiro de 1869 muito antes do que o Yellow Kid em 17 de fevereiro de 1895, antes considerada a primeira do mundo."
J. Silvestre:
"A triste notícia chegou por meio da página do Facebook de Sonia Bibe Luyten, também ela respeitada pesquisadora da Nona Arte.
Cagnin estava com 83 anos. É dele o primeiro estudo semiológico sobre a linguagem dos quadrinhos no País. Alguns pesquisadores o precederam – Moacy Cyrne, Álvaro de Moya, Zilda Augusta Anselmo e a própria Sonia Luyten – mas a diferença é que Cagnin lançou um olhar acadêmico sobre a estrutura narrativa dos quadrinhos, seus vários elementos e como eles se relacionam para contar uma história.
Sua tese, que teve como orientador ninguém menos que o escritor e crítico Antônio Cândido, virou o livro Os Quadrinhos, em 1975.
Cagnin introduziu a linguagem dos quadrinhos em suas aulas de Língua e Literatura Portuguesa; em 1984, ingressou no departamento de Cinema, Rádio e TV da Universidade de São Paulo e logo no primeiro ano assumiu a disciplina de Quadrinhos.
Em 1986, durante suas pesquisas, deparou-se com a obra de Angelo Agostini, considerado o precursor dos quadrinhos no Brasil e até, talvez, no mundo. A paixão e dedicação de Cagnin ao tema o tornaram o maior especialista brasileiro em Agostini.
Infelizmente, o professor partiu sem ter conseguido concretizar o projeto de reeditar Os Quadrinhos. O livro está esgotadíssimo e hoje é considerado item raro."
A AQC se solidariza com as famílias e reafirma a falta que os Mestres farão em nosso dia-a-dia.

17 de out de 2013

1ª Feira de Autores de Literatura Infantil

De 14 a 26 de outubro, das 9h às 21h, a imaginação vai correr solta no Shopping Itaigara, que traz uma programação dedicada ao público infantil e infanto-juvenil. Como parte das comemorações do mês das crianças será realizado o Tabuleiro das Letrinhas da Bahia - 1ª Feira de Autores de Literatura Infantil, na Praça de Eventos, que terá como maior atrativo a presença dos próprios autores, interagindo com a garotada. Além de divertir, a feira tem o objetivo de incentivar o interesse pela literatura e divulgar autores baianos e suas obras voltadas para esta faixa etária.

Os autores se revezarão a cada dia e, sempre a partir das 16h haverá um deles no local para participar de atividades como contação de histórias, brincadeiras, bate-papos e músicas dentre outras. A ação é realizada em parceria com a escritora Silvia Popoff, educadora, poetisa e autora de vários títulos para o público infantojuvenil.

Dentre os escritores que estarão participando com obras em exposição e também presencialmente estão nomes como Antonio Cedraz, Cristina D’Ávila, Fabiana Barros, Iray Galrão, Liris Letieres, Lucas Yuri, Nadja Nunes, Odívia Barros e a própria Sandra Popoff. Os livros expostos também estarão à venda com preços promocionais.
Divulguem!
Antonio Cedraz – Turma do Xaxado

9 de out de 2013

1a BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA - BRASIL

De 27 de Novembro de 2013 a 30 de Março de 2014

Charges e cartuns, que por dois séculos fizeram rir e dar o que falar, serão expostos a partir de 27 de novembro no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e exibidos em todo o Brasil, na primeira Bienal realmente nacional dos cartunistas e caricaturistas brasileiros, que acontecerá simultaneamente em vários Estados do país. 
A  1a BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA é um evento idealizado pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, com o Apoio e Realização do Centro Cultural Justiça Federal, Museu Nacional de Belas Artes e de outras instituições culturais brasileiras.  Evento pretende ser um dos maiores do mundo, com 35 mostras históricas e contemporâneas em vários Estados Brasileiros, com 50 programações ao todo.  
Artistas como Manoel de Araújo Porto-Alegre (patrono da caricatura brasileira), Calixto Cordeiro, Cavalcante, Cau Gomez, Glen Batoca, Hermé, Zé Andrade, e Alpino, entre outros, terão mostras individuais. Programação completa será anunciada em breve.
A Organização do Evento já anuncia o concurso aberto a cartunistas do mundo todo, divulgando o Regulamento completo da "Mostra de Humor da 1a Bienal Internacional da Caricatura", que premiará os artistas vencedores nas categorias cartum, charge e caricatura, e escultura caricatural, com o Troféu SETH (homenagem a um dos maiores caricaturistas brasileiros de todos os tempos, Seth - Álvaro Marins), feito pelo escultor Genin Guerra.
Visitem a página do evento no facebook: Bienal Internacional da Caricatura. E no site:
O Regulamento da "Mostra de Humor da 1a Bienal Internacional da Caricatura", cuja inscrições vão até 14 de novembro de 2013 pelo correio, e 17 de novembro pela internet, pode ser visitado nos links abaixo:

Artistas como o mineiro Genin Guerra, o catarinense Manohead, o amazonense Guidacci, o paulista Adail, além de caricaturistas como Lula Palomanes estarão com mostras individuais no Rio de Janeiro.
Nos Estados, a 1a Bienal Internacional da Caricatura contará com exposições de artistas como J. Bosco e Biratan (no Pará), Jota A e Izânio (Piauí), Clériston e Samuca (Pernambuco, em uma coletiva), Hércules (Alagoas), Fred Ozanan (Paraíba), e no Ceará uma coletiva organizada pelo jovem caricaturista Cival Einstein.  A lista é ampla, e contará ainda com caricaturistas mulheres como Liliana Ostrovsky e Fani Loss.

Em São Paulo e no Paraná haverá debates. No Rio Grande do Sul, livro da História da Caricatura Brasileira será relançado, com uma mesa-redonda no Centro Cultural Érico Veríssimo sobre o patrono da caricatura brasileira, o gaúcho Manoel de Araújo Porto-Alegre (Grande Homenageado da Bienal), que terá a presença dos pesquisadores Wagner Passos e Luciano Magno, e mestres como Santiago e Edgar Vasques. 

Em Minas Gerais, na cidade de Poços de Caldas, haverá a apresentação de mais de dez exposições, a partir de janeiro, e uma Festa de Grande encerramento do evento, no dia 30 de março de 2014, com a presença de cartunistas nacionais e internacionais.

“Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura - Brasil”
A “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura” é uma mostra participativa, um concurso, com o objetivo de estimular e divulgar a produção dos cartunistas, caricaturistas, chargistas e humoristas gráficos.
A Mostra pretende inserir-se no calendário de eventos de humor do Brasil e do mundo, como uma tribuna gráfica para mostrar o talento e a crítica de todos os cartunistas nacionais e estrangeiros.
A “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura” será realizada com a seguinte programação:
Inscrições: Até 17 de novembro de 2013, por e-mail. Até 14 de novembro pelos correios. 

Seleção dos Trabalhos:  Até 21 de novembro de 2013.
Inauguração, Premiação e Divulgação dos Resultados na Abertura do Evento: 27 de novembro de 2013, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
Exposição: 27 de novembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014.
Categorias participantes:  CARICATURA, CARTUM, CHARGE  e ESCULTURA CARICATURAL.

Premiação:
a)  O 1º lugar em cada categoria receberá o TROFÉU SETH, uma linda escultura em homenagem a um dos maiores caricaturistas da história do Brasil, Seth (Álvaro Marins, 1891-1949), que também foi o precursor do cinema de animação do Brasil.
b) Os três primeiros lugares, e as três menções honrosas, nas categorias charge, caricatura e cartum, e os três primeiros lugares na categoria “Escultura Caricatural”, participarão da exposição “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura” em uma sala do Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, junto à programação da “1ª Bienal Internacional da Caricatura”.
c)  Além do TROFÉU SETH ao 1º lugar em cada categoria, todos os artistas que obtiverem os primeiros lugares e menções honrosas, e que participarem dessa exposição no Centro Cultural Justiça Federal, na “1ª Bienal Internacional da Caricatura”,  serão contemplados e receberão como brinde um exemplar da obra “História da Caricatura Brasileira – Os Precursores e a Consolidação da Caricatura no Brasil”, livro com 528 páginas, escrito em português, e com tradução para o inglês, formato de luxo e que conta a história da caricatura brasileira no século XIX desde os primórdios, de autoria do historiador e cartunista Luciano Magno, Organizador-Geral da “1ª Bienal Internacional da Caricatura”.
Leia o Regulamento Completo da “Mostra de Humor da 1ª Bienal Internacional da Caricatura”
em:
 http://bienaldacaricatura.com.br/wp-content/uploads/2013/10/REGULAMENTO_completo_Bienal_da_Caricatura.pdf 

8 de out de 2013

TURMA DO GABI – 37 ANOS DE CRIAÇÃO – MOACIR TORRES

Isso mesmo, neste mês de Outubro faz trinta e sete anos que o cartunista e escritor Moacir Torres começou a criar os primeiros personagens da Turma do Gabi, e que hoje somam cerca de trinta integrantes. A Turma do Gabi alegrou e continua divertindo milhares de crianças brasileiras com suas aventuras recheadas de humor, fantasia e mensagens educativas. São 37 anos circulando em Suplementos Infantis, Revistas em Quadrinhos, Animações (Youtube) Livros, Produtos (Licenciamento), Internet e em muitas outras mídias.

HISTÓRIA: Em 1976 o cartunista Moacir Torres teve um sonho com esses personagens, e na manhã seguinte começou a rabiscar os primeiros personagens, que mais tarde formariam a Turma do Gabi. Os principais integrantes dessa turminha do bem são formados por: Gabi, Geninha, Bacana, Vira Lata Fred, Palhaço Piruquinha, Lorenço e o Gato Malucats.Site: www.turmadogabi.com.br. (EMT)

7 de out de 2013

ARRUMANDO AS MALAS PRO FESTIVAL DE QUADRINHOS DA ARGÉLIA

D. QUIXOTE DE BIRA DANTAS ESTÁ NA SELEÇÃO OFICIAL DO FIBDA
"C'est merveilleux!!!! Cet honneur!", assim o cartunista reagiu ao descobrir -na última sexta-feira- que sua adaptação da obra-prima de Miguel de Cervantes estava na lista de selecionados na categoria "Melhor Projeto".
"Ainda não estou acreditando, ninguém do FIBDA tinha me avisado... Eu achava que ia pra Argélia apenas dar uma palestra sobre o Quadrinho brasileiro e autografar o BiraZine #02 (belamente editado e impresso pelo Francisco Marcatti e vertido pro francês pela Maria Luiza Nery), mas estou concorrendo..." concluiu o quadrinhista.
EDUARDO PINTO BARBIER NÃO PARTICIPARÁ NO FESTIVAL Apesar de participar varios anos e de ter sido premiado, por motivos de mudança residencial, o quadrinhista residente na França Eduardo Barbier -criador do fanzine premiado "La Bouche du Monde"- não vai estar presente no FIBDA.
O site do evento tem toda a programação, as listas de indicados em cada categoria. http://www.bdalger.net/concours/selection-officielle Levará o livro "Ícones dos Quadrinhos" do Ivan Costa (com sua releitura do Nhô Quim do Mestre Angelo Agostini, na pág. 144). Além de uma palestra sobre sua carreira e o mercado de Quadrinhos no Brasil, Bira vai lançar o Bira Zine 2 (edição bilíngue português-francês com suas caricaturas, charges, cartuns e quadrinhos) e montar um estande com o melhor do Quadrinho nacional publicado pela editora Devir (gentilmente presenteados aos diretores do FIBDA) e uma fatia dos independentes (Laudo, Omar Viñole, Mario Cau, Caio Yo, Marcatti, Will, Daniel Esteves, Fabiano Carriero, jornais Graphiq e Cometa), além de publicações da AQC (Picles e 100 Vezes AQC).

FLASH EXPO NEYMAR NA ARGENTINA

O cartunista e diretor da ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil) tem organizado "flashexpos", exposições-relâmpago de caricaturas, charges e cartuns. Das mais recentes, uma irá para a Argentina, no Museu Diógenes Taborda:
1- NEYMAR Brasil-Barcelona Vamos homenagear o Neymar para que ele não só se dê bem na Espanha mas na Copa do Mundo também. Essa exposição está sendo negociada para ir para a Espanha também.
2- FUTEBOL A ALMA DO BRASILEIRO Cartuns e piadas sobre o maior esporte do Brasil. Vale caricaturas de jogadores de todo o mundo. FUNDACIÓN CULTURAL VOLPE STESSENS Museo de Humor Gráfico Diogenes Taborda Ref. Exposición: Neymar en Parque de los Patricios Festejando el 10° Aniversario del Museo de Humor Diógenes Taborda Inauguración: Martes 15 de Octubre a las 19 hs. en Caseros 2739. Parque de los Patricios
La exposición cuenta con dibujos de los caricaturistas brasileros: Mauricio de Sousa, Alan Souto Maior, Alex Souza, Alexandre Santos, Amarildo, Amorim, Aroeira, Baptistão, Benjamim Cafalli, Cassio Scavone, Bira Dantas, Bruno Hamzagic, Bruno Honda, Carriero, Carvall, Cristina Carnelós, Dálcio Machado, Dilmar Junior, Dimaz Restivo, Dodô, Ed Carlos, Eder Santos, Evandro Rocha, Evelyn, Fernandes, Floreal, Fredson Freed Ozanan, Silva, Glen Batoca, Ivo Favero, J.Bosco, Jonas Santos, Jorge Barreto, Josú Barroso, Júnior Lopes, Kaltoé, Lézio Junior, Manga, Mario Alberto, Mecho, Misso, Moisés Macedo, Mónica Fuchshuber, Nei Lima, Nelson Santos, Neto Coutinho, Nez, Paolo Lombardi, Ray Costa, Rice Araujo, Samuel Rocha, Ulisses, Verde, Vicente Bernabeu, Waldez Duarte, Wal Alves, William Medeiros.
Mas Información Jorge Omar Volpe Stessens Director del Museo de Humor Grafico Diogenes Taborda Cel. 11 5906 9936 Mail: volpestessens@gmail.com
Fundación Cultural Volpe Stessens Jorge Omar Volpe Stessens Presidente
Facebook. Museo de Humor Grafico Diogenes Taborda http:/www.facebook.com/MuseoDeHumorGraficoDiogenesTaborda

2 de out de 2013

Os Monstros do Sanitário

(por Val Fonseca) 

Em 2010 um grupo de paraibanos se reuniu e em comum tinham o desejo de criar e mostrar suas hq’s para todo o mundo através da internet. Em 24 de julho do mesmo ano o blog do Coletivo WC – o wc tem duplo sentido, web comics e water closet – surge com suas primeiras histórias dos cinco primeiros integrantes.

Aos poucos o grupo foi crescendo, da capital ao interior e também gente de fora do estado. Em julho de 2012 é lançada a primeira edição, Sanitário – O Mundo Ainda Não Acabou, fazendo referência ao fim do mundo muito mencionado no decorrer de todo o ano. Durante a produção desta, ingressei no grupo convidado pelo Samuel de Gois e infelizmente não tive como preparar algo a tempo. Já tinha encontrado com a Thais Gualberto e conhecia o Ricardo Jaime, ou seja, muita coisa favoreceu a minha entrada no coletivo.

Sanitário #2 – Grandes Monstros da Humanidade
(Independente)
Capa colorida, miolo P&B
16,5x25,0 cm, 92 pgs. R$ 15,00
Ao fim de 2012 já estávamos tramando o material para a Sanitário #2 – Grandes Monstros da Humanidade. De cara “curti e torci” muito por este tema, que acabou caindo no gosto de todos, e logo cada um foi procurar seus monstros. Os ‘bichos’ vieram de todas as direções, de lagartos gigantes a seca do sertão, e cada autor tratou de inventar a sua história.
O ano de 2013 chegou, o impresso se fez com mais páginas e mais encorpado, teve lançamento duplo: João Pessoa, Centro Cultural Espaço Mundo (27/jul) e Campina Grande, Auditório da Secult (06/set). Agora é a vez dos leitores encarar essas ‘feras’ e devorar cada página como se fosse uma delas. Contatos para aquisição podem ser feitos pelo www.gibiarte.blogspot.com, gibi.arte@gmail.com e Coletivo WC no facebook.

Com esta edição, as atividades do Coletivo WC chegam ao fim, infelizmente! Mas preste atenção, eu falei “coletivo”, pois individualmente muita coisa pode surgir, e cada um está trabalhando ao seu modo para contribuir com a produção dos quadrinhos paraibanos. Agora é esperar, quem sabe esses monstros escapem e resolvem ressurgir?! Fiquem espertos!