31 de mai de 2013

DIA DOS NAMORADOS: FRANCO DE ROSA ORGANIZA EXPOSIÇÕES (EM SÃO PAULO) "VIVA O AMOR" E "SPLISH! SPLASH!"

VIVA O AMOR
EXPO DE FRANCO DE ROSA E WANDERLEI PELIPE Shopping Fiesta, São Paulo Avenida Guarapiranga, 752. Jardim São Luis (São Paulo) http://www.shoppingfiesta.com.br/ -----------



















SPLISH! SPLASH! Para comemorar o Dia dos Namorados. Organizada pelo Quadrinhista e Editor Franco de Rosa. Shopping SP Market Av. das Nações Unidas, 22540 - São Paulo (zona sul, continuação da Marginal de Pinheiros, antes da avenida Interlagos) http://www.spmarket.com.br/

29 de mai de 2013

SEMINÁRIO MUNDIAL DA NONA ARTE, POR MARKO AJDARIC

Seminário sobre a Nona Arte organizada pelo divulgador Marko Adjaric (com várias atividades paralelas em cidades brasileiras) apresentará "autógrafos virtuais" pela primeira vez na história. Já são mais de 107 participantes (autores de Quadrinhos) do mundo inteiro.
Edição: 1 Desenvolvimento: 04-VI-2013-04-VI-2013 Localização: INTERNET, Brasil Coordenação: MARKO ADJARIC
Nascido na Sérbia, formado jornalista, dedicado ao mundo dos Cartuns, Caricaturas, Quadrinhos, Bande Dessinées, História em Quadradinhos, Fumetti, Banda Dibujada, Comics, Cartoons, Mangás e Manhwas, ele está por dentro de tudo o que rola nessa área. Este sérbio (com “B”, como ele faz questão de frisar) que mora no Brasil desde menino, é antenado com o campo cultural, popular ou erudito, no Brasil e fora daqui. É o criador da maior newsletter do mundo sobre Quadrinhos e Cartuns: Neorama dos Quadrinhos. http://www.neorama.com.br
Criou também a Mostra Mundial de Quadrinhos e agora este Seminário. Mais sobre ele aqui:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1187236285
O SEMINÁRIO
No dia 04 de Junho, a partir das 17h30, cartunistas, quadrinhistas, editores e leitores de Quadrinhos se encontrarão para debater suas produções regionais e tudo o que tem acontecido no mercado dos Quadrinhos no Brasil e no mundo. As 19h00, o programa do Marko entra no ar. Mas antes das 18h00, várias pessoas se encontrarão em locais como as Escolas Impacto Quadrinhos e HQ em Foco (SP), Sintracon (SP), PubliGibi (SP), Garagem Comics (Campinas), Casa dos Quadrinhos (BH), Bar Tutti Giorni (Porto Alegre), Livraria Do Arco da Velha (Caxias do Sul) e Gibiteca (Santos)... e vão falar de suas produções locais e sobre questões nacionais como editoras e mercado de trabalho. Logo depois, on-line, poderão trocar portfolios, ideias e contatos. Os países representados serão Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica e Peru.
Terça-feira, 4 de junho. O que deverá acontecer em todos os locais e em todas as cidades:
18h20: 5 curtísssimos vídeos Anúncio do tema do próximo filme de Cesar Cabral, cineasta do fantástico ‘Dossiê Rê Bordosa'. Apresentação de game para Facebook criado por quadrinhista brasileiro. Saudação de Jim Davis (autor do Garfield) aos brasileiros. Video sobre o melhor mangaká argentino, que está morando no Brasil. Análise do jornalista Vito Giannotti (dono da Livraria Antonio Gramsci) sobre HQ que fala do notório pensador que dá nome a livraria.
18h45: Saudação desde Tertúlia, BD de Lisboa
19h00: Debate ONLINE* sobre 'Outros Mangás'* Com Alfons Moliné -o maior conhecedor de Mangás da Iberoamerica- autor de 'O Grande Livro dos Mangás' e Alexandre Soares, o maior conhecedor brasileiro sobre Mangás da Espanha, França, Alemanha, Portugal, Brasil e Argentina.
No encerramento: lista de autógrafos virtuais para Marc Bernabé (autor de Japonês em Quadrinhos), Jordi Bayarri e Iñaket Nh (Espanha); Giuseppe Peruzzo (Itália); Nancy Peña (França); Darko Perović, Sasa Rakezic, Zoran Penevsky e Bane Kerac (Sérbia); Oscar Capristo, Andrés Accorsi e Hernan Martignone (Argentina); John A. Lent (EUA); Marcatti, Sávio Leite, Mike Deodato, Osmarco Valladão, Gian Danton, Octavio Aragão, Ignacio Noé, Eduardo Schloesser, Erico San Juan, Orlandeli, Ricardo Manhaes, Paulo Correa, Fabio Turbay, Sebastião Seabra, Daniel Esteves, Mario Cau, Antonio Eder, Ducca Rios, Flavio Luiz, Stocker, Antonio Amaral, Natalia Forcat (entre outros); que devem enviar os e-autógrafos aos compradores de seus livros a posteriori, com a sugestão de que sejam impressos em papel canson.

Marc Bernabé e Mike Deodato, apesar de não serem palestrantes, serão convidados especiais. As pessoas poderão adquirir livros seus com autógrafos virtuais (trata-se da PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA que se realiza uma sessão de autógrafos a distância).
Antes do Seminário ocorrerão atividades diferenciadas organizadas em cada espaço. EM SÃO PAULO
ESCOLA HQ EM FOCO Produção independente, com Will Sideralman e Daniel Esteves (só para alunos da escola).
*SINTRACON SP (auditório para 306 pessoas) Nona arte e relações com o mundo autoral e realidade nacional Destaques para: Franco de Rosa lançando um selo mundial de quadrinhos para tablet. Elifas Andreato, mestre da ilustração nacional, maior capista de discos do Brasil. Cesar Cabral, autor do maravilhoso filme Dossiê RêBordosa. Marcatti com todos os lançamentos da sua Editora Pro-C (nova e renovada), vai falar do novo livro da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas "100 Vezes AQC". E mais 15 artistas/escritores/pesquisadores (lista que será atualizada aos poucos), entre eles: Alex Mir Audalio Dantas (autor de livros sobre Ziraldo e Mauricio de Sousa) Eloar Guazzelli Filho Gilberto Maringoni Gilmar Jô Fevereiro José Marcio Nicolosi Junior Lopes Laudo Ferreira Junior Natalia Forcat Ricardo Soares Rodrigo Minêu ****EXPOSIÇÃO EM TAMANHO A2, integral, da HQ ‘Debret’, do Spacca (só a HQ, não os esboços e extras)
*IMPACTO QUADRINHOS E em sede nova. Artistas da casa, mais autores que publicam obras em outros países, especialmente, EUA. Exposição de 2 artes de Mike Deodato Uma mostra bem apetitosa de outra fera brasileira dos super-heróis: Roger Cruz 1 desenho exclusivo de Giusepe Camuncoli para Marko Ajdaric (de um Batman) Presenças de Julia Bax, Lilian Mitsunaga, Balão Editorial, Cassius Medauar...
*PUBLIGIBI De Daniel Vardi (que já lançou publicação em outro evento de Marko Ajdaric) Paulo Maffia, o homem dos quadrinhos Disney, pela editora Abril, que vai mostrar reproduções de brasileiros que trabalham HQs Disney para outros países. Além disso, painel com uma HQ dos Sobrinhos do Capitão, por Primaggio Mantovi.
EXCLUSIVO: Uma pequena amostra de como o mestre Primaggio Mantovi fez quadrinhos dos Sobrinhos do Capitão (cuja tradução por Marko Ajdaric, recuperou o sotaque holandês dos personagens, logo estará em formato digital).
EM CAMPINAS: GARAGEM COMICS Luis Otávio de Oliveira (da Loja Garagem Comics) vai reunir Claudio Martini (Editora Zarabatana), com quadrinhistas Bira Dantas e Caio Yo (já confirmados), alunos e leitores de Quadrinhos.
http://www.facebook.com/GaragemComics?ref=ts&fref=ts

EM BH Na Casa dos Quadrinhos com Sávio Leite e mais 3 convidados.
=================

EXTRA, EXTRA: San José da Costa Rica vai acompanhar o Seminário. Ao vivo. Por iniciativa do coletivo La Pluma Sonriente. Marko Ajdaric vai instalar sua Primeira Mostra de Quadrinhistas Brasileiros na África em 3 meses. ‘Nego’ (filme de Marko e Sávio Leite) abre a mostra de audiovisuais do mais autoral dos festivais da Nona Arte este ano: Beja (em Portugal). =================
REPERCUSSÕES INTERNACIONAIS: Itália http://www.fumettodautore.com/notizie/eventi/4324-neorama-dos-quadrinhos-i-primi-autografi-virtuali-della-storia
Espanha http://www.tebeosfera.com/obras/promociones/seminario_mundial_da_nona_arte.html
Argentina http://www.comiqueando.com.ar/agenda_argenta/una-convencion-en-la-web/
=================
QUER PARTICIPAR? http://www.facebook.com/groups/174475546046332/
Mais informações: neorama@terra.com.br
http://www.facebook.com/marko.ajdaric.79?fref=ts

24 de mai de 2013

FANZINE SUPERGIBI

(por José Salles)

Gostaria de apresentar meu mais recente projeto de fanzine, o SUPERGIBI. Trata-se de publicação em formato americano (26 cm x 36 cm) com 60 páginas preto& branco XEROCADAS apresentando Histórias-em-Quadrinhos da Era de Ouro dos Comics, produzidas nos Estados Unidos da América na década de 40 do século XX.
            
Como editor, atuo como tirano absoluto da publicação: pesquisando em sítios internéticos como o The Digital ComicsMuseum (www.thedigitalcomicsmuseum.com) e o Comic Book Plus (www.comicbookplus.com), escolho as histórias que mais me agradam e/ou interessam, faço a tradução e monto o fanzine – a tradução, a propósito, mais do que ser chamada de “meia-boquíssima”, é mais uma adaptação livre que permita o mínimo entendimento da narrativa.
            
Já são dois os números lançados do SUPERGIBI. No primeiro, apresentamos The Black Terror (Terror Negro), Thor GodOfThunder (Thor Deus do Trovão – não o de Jack Kirby, mas o de George Rice, de onde Stan Lee se ‘inspirou’ para criar o seu personagem homônimo), Young Robin Hood (O Jovem Robin Hood, provavelmente de Charles Biro), Power Nelson Futureman (Power Nelson Homem do Futuro, provavelmente ilustrado por Dick Sprang) e Dinamic Boy (Rapaz Dinâmico), personagem de uma única HQ – e esta é uma das intenções do SUPERGIBI: apresentar personagens obscuros, desconhecidos, entre alguns outros um pouco mais conhecidos (como é o caso do Terror Negro nesta primeira edição).
            
No segundo número do SUPERGIBI a grande atração é The FightingYank (O Combatente Yank) ilustrado por Jack Binder, seguido por The Dart(O Dardo), o indizível CapitainCorageuous (que escolhi batizar Capitão Coragem), The YellowJacket (Jaqueta Amarela – não, pessoal, não é aquele da Marvel, da ‘casa das idéias copiadas) e o pra-lá-de-obscuro Jupiter Master Magician (Júpiter O Mestre da Magia).
           
Cada edição do SUPERGIBI custa R$ 30,00 (trinta reais) e estou fazendo uma promoçãozinha para quem pedir os dois, faço R$ 50,00 (cinquenta reais). O motivo da ‘facada’ é que cada centavo arrecadado com a venda do SUPERGIBI será investido na publicação dos gibis da Júpiter II (cujo preço final é baratinho, diga-se). Portanto, comprando esses fanzines com personagens estrangeiros, estarão ajudando uma cooperativa de Quadrinhos brasileiros.
            
Os interessados por favor entrem em contato comigo através do emailsmeditora@yahoo.com.br que estarei passando as coordenadas para se adquirir os ditos cujos.



40 ANOS DE VELTA - TOMO 2 - HOMENAGEM AO JUDOKA DA EBA

São 68 páginas, com miolo em preto/branco e capas externas coloridas.
A capa dianteira é do mestre Adauto Silva, artista veterano de editoras brasileiras de circulação nacional.
A capa traseira é um desenho de Emir Ribeiro, num exercício de imaginação do que poderia ter acontecido se, naqueles anos 70, Velta tivesse sido apresentada ao público pela EBAL ( junto com o Judoka)... e que a revista do herói tivesse continuado, com o nº 53...

No miolo, a estréia como ROTEIRISTA de um dos maiores e mais lúcidos comentaristas sobre quadrinhos: Antonio Luiz Ribeiro, que, em parceria com Emir, escreveu a HQ dessa edição, cujas cenas e idéias foram debatidas em diversas mensagens via internet.

Em "A quadrilha do Kung Fu", no auge da onda das artes marciais, nos anos 70, Velta faz dupla com um lutador mascarado que estava sendo alvo de ataques por parte de um empresário inescrupuloso. O vilão busca um artefato antigo, em poder do lutador e do seu mestre treinador.
A coisa se complica quando Velta tem um caso com o lutador mascarado, traindo Gilberto Gomes. O empresário usa o conhecimento desse fato para derrotar a dupla heróica, assim como contrata um capanga gigantesco e musculoso especialista em lutas marciais, o J. K. Ebaly.
Ainda nessa edição: um resumo ilustrado, em oito páginas, dos principais fatos da vida de Velta, desde seu surgimento até os dias atuais... inclusive com menções de quais edições as HQs correspondes foram publicadas. Dessa forma, com base nesse resumo, o leitor poderá ler (ou reler) todas as HQs anteriores/antigas de Velta, na ordem cronológica correta, montando um quadro completo da vida da personagem.

Nas contra-capas: 2 artigos - um escrito pelo Antonio Luiz, e outro por Emir, contando as experiências pessoais de cada um, relacionadas à revista "O Judoka", publicada pela Editora EBAL durante 52 meses.
Importante: 40 ANOS DE VELTA - TOMO 2 - HOMENAGEM AO JUDOKA DA EBAL é destinada apenas para o público adulto... afinal, hoje, todos os fãs do Judoka tem muito mais que 18 anos.

Oferta de lançamento: 
R$ 20,00 (vinte reais), sendo o frete simples por conta do autor (Emir). 
Essa oferta vale a quem comprar a edição diretamente ao Emir, e expira em 30 de junho de 2013. Após essa data, o preço continuará o mesmo, porém, o leitor pagará o porte, normalmente. 

Caso o leitor prefira o envio sob porte registrado, que dá mais segurança no recebimento, o preço total será R$ 23,00. 

BRINDE ESPECIAL: Os 500 (quinhentos) primeiros leitores que comprarem 40 ANOS DE VELTA - TOMO 2 - HOMENAGEM AO JUDOKA DA EBAL diretamente ao Emir, ganharão - encartados na revista - 2 (dois) mini-cartazes com imagens das duas capas da edição, que podem ser emolduradas e/ou pregadas na parede. 
Os brindes não serão encartados nos exemplares objeto de troca ou cortesia, ou aqueles que forem adquiridos através de revendedores. 
Portanto, vale apenas para quem comprar a edição diretamente ao Emir Ribeiro, e enquanto durar o estoque dos brindes. 

Para efetivar a compra, basta fazer um depósito com o valor na conta nº 747-0, Operação 001, da Caixa Econômica Federal, agência 0548 (portanto, pode ser feito também em QUALQUER CASA LOTÉRICA) , e enviar imagem (ou fotocópia, ou os dados numéricos) do comprovante de depósito para: 

emir_ribeirojp@yahoo.com.br ou emir.ribeiro@gmail.com 

ou 

Caixa Postal 5068 
Cep: 58051-970 
João Pessoa, PB 


Confirmada a entrada do numerário na conta corrente acima descrita, a edição é enviada imediatamente para o endereço indicado pelo adquirente. 

www.emirribeiro.com.br

13 de mai de 2013

Continua aberto o período de inscrições para o 7º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho.


Continua aberto o período de inscrições para o 7º Concurso Cultural da Turma do Gabi –
Desenho, promovido pelo Estúdio EMT em parceria com a Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. O concurso, que neste ano terá como tema “Consciência Negra”, é direcionado a crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.

São aceitas todas as técnicas de desenho, que devem ser feitos em papel ofício e constar o nome completo do autor escrito na parte superior frontal do trabalho. Juntamente com o desenho deverá ser enviada a ficha de inscrição preenchida com os dados do autor para o seguinte endereço: Casarão Cultural Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, Indaiatuba – SP, CEP: 13.330-210. Os desenhos também podem ser entregues diretamente na secretaria do Casarão. O período de inscrições seguirá até o dia 29 de junho.

Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com um ‘tablet’ cada e outros três desenhistas receberão uma menção honrosa e kits com revistas da Turma do Gabi. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.turmadogabi.com.br. A equipe do Estúdio Moacir Torres selecionará os trabalhos para exposição no Casarão Cultural Pau Preto, prevista para julho. Mais informações pelos telefones: (19) 3875-8383 ou 3834-6319. Texto: Darlene Ribeiro (Assessoria de Imprensa – PMI)

11 de mai de 2013

ZINE "O SÓTÃO" PARA BAIXAR, IMPRIMIR E DISTRIBUIR

Neste primeiro número, temos a participação do Worney Almeida (WAZ) como criador e editor, Bira Dantas, Rice Araújo, Wagner Rocha, Bia Kassar, Novaes, J. Nogueira e Gazy Andraus. Participe também, mande sua arte deitada em formato retangular, na proporção: 14,5 (base) x 10,5 cm (altura). Vale cartum, charge, quadrinhos, tiras, ilustração, caricatura, texto, grafismo e grafite. O autor receberá 20 exemplares. E a edição será reproduzida no blog da AQC. O autor será identificado pelo nome completo e pelo endereço eletrônico ou endereço de blog ou página na internet.
O autor será incluído na página “Associados” da associação com um link para sua página de portfólio eletrônica.

Como foi anunciado, o Fanzine da AQC tem formato A4, frente e verso, tiragem de 300 exemplares, com periodicidade mensal. A distribuição é gratuita e qualquer um pode fazer cópias, fazer as 2 dobras e distribuir entre os amigos. Ou, se você não tiver um impresso, é só baixar os arquivos acima (com 300 dpi) e imprimir na sua casa. Faça parte desse movimento.

9 de mai de 2013

ENCONTRO COM QUADRINISTAS PROJETO: LIBRE!


A Revista Libre! é filha do casamento entre colaboração e sonho.
Colaboração porque apresenta quadrinhos de diversos novos autores da cena nacional, como Felipe Portugal, Diego Sanchez, Lucas Maciel, Daniel Cramer, Vidi Descaves, Beatriz Lopes, João H. R. Castro, Laura Lannes, Xico e Gus Morais. E sonho porque estas histórias só puderam ganhar forma no papel devido a centenas de leitores que acreditaram no projeto e financiaram a sua impressão coletivamente. Neste encontro, os autores lançarão a Revista Libre! em São Paulo e discutirão os novos caminhos da publicação de quadrinhos no Brasil.

Para saber mais acesse: 

dia: 11 de maio de 2013 (sábado)
horário: 14h

ATIVIDADE GRATUITA

LOCAL
Biblioteca Pública Raimundo de Menezes
Av. Nordestina, 780  - São Miguel (PROXIMO AO HOSPITAL TIDE SETUBAL)
tel.: 2297-4053

8 de mai de 2013

MILITÂNCIA EM DEBATE: LATUFF, MARCATTI E BIRA DANTAS

O debate faz parte do IV Eneimagem, evento realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. O evento começou na terça-feira e está tendo discussões com temas como "análise de imagens" e "patrimônio e memória".
Mesa-Redonda “Charge, Quadrinhos e Militância" Nesta quinta-feira, 20h00, auditório da UEL.
- Carlos Latuff - chargista do Rio de Janeiro. Faz ilustrações para o movimento sindical.
http://latuffcartoons.wordpress.com
- Bira Dantas - chargista de Campinas. Faz ilustrações para o Sinergia, Petroleiros (Campinas e Norte-fluminense), FUP, Sindae e CUT.
http://chargesbira.blogspot.com
- Francisco Marcatti – Quadrinhista em São Paulo, foi chargista e ilustrador do Sindicato dos Químicos Sp e CUT.
http://marcattihq.blogspot.com.br
Mais informações em:
http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2013/programacao.php