30 de jan de 2013

NESTE SÁBADO, BATE PAPO NO TROFÉU ANGELO AGOSTINI:

OS TRAPALHÕES NOS ANOS ELY BARBOSA
De 1976 a 1987, o Gibi dos Trapalhões foi publicado pela Editora Bloch. Em 1979, passou a ser produzido pelo Estúdio Ely Barbosa, criador de inúmeros personagens (Cacá e sua Turma, Gordo, Patrícia, Os Amendoins, Zé Apostador, entre outros).
Esse período foi marcante na vida de muitos quadrinhistas: o chileno Carlos Cárcamo (irmão do ilustrador e caricaturista Gonzalo), os brasileiros -já veteranos- Eduardo Vetillo, Bonini, Joel França, Watson Portela, João Batista Queiroz, Sergio Lima, Carlos Migliorin, Pontes, Kimura e -os então novatos- Bira Dantas, Cidão e Arthur Garcia. Mas foram muitos outros artistas do traço, do nanquim, das cores e das letras que fizeram essa história.
Mingo e Vetillo nas capas; Sérgio Valezin, Genival Souza, Flávio da Costa Pinheiro, Ricardo Martins, Orlando S. Costa nos roteiros; letras e arte-final de Marcos Maldonado, Waldemar Watanabe, Wanderley Feliciano, João Andrade, Waldir Odorisso, Otávio Barbosa (filho de Ely); cores de Déborah Maluf, Alexandre Silva e Yara Raphael e coordenação de Theresa Rodrigues e Eliete R. Barbosa (respectivamente, esposa e filha do Ely).
O que mais chamava atenção nesta época eram os roteiros non-sense-anárquicos e os estilos diferentes de cada desenhista. Apesar de seguirmos o "model sheet" do "chileno" Cárcamo, o Ely não tentava uniformizar os estilos. Assim, durante uma década, muita gente boa se esbaldou pelos Quadrinhos que saíam daquele estúdio, da avenida Indianópolis...
TRAPAS NA WEB
Para quem quiser ter mais informações sobre este período da produção quadrinhística brasileira, acesse: http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1173761595 http://chester.me/archives/2007/05/bira_dantas_e_o.html http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/trapalhoes.cfm
AGRADECIMENTOS
Essa HQ teve roteiro e desenhos de Bira Dantas (desenhos nas páginas 01, 02 e 18), Alexandre Silva (cores), Cidão Norberto (desenhos e diagramação das páginas 03 a 17) e os vários artistas que emprestaram seus Quadros "perdidos no tempo" para ilustrá-las! Boa diversão:

29 de jan de 2013

TROFÉU ANGELO AGOSTINI CONTINUA NO MEMORIAL, MAS MUDA PARA A BIBLIOTECA

Pessoal, para podermos viabilizar a exposição de originais e gibis dos Trapalhões da Bloch (produzidas pelo Estudio Ely Barbosa), o evento da AQC mudou de local.
Continua sendo no Memorial da América Latina, ao lado do Metrô Barra Funda.
Dia 02/fevereiro (neste sábado), a partir das 14h00.
Mas ao invés de ser feito no Anexo dos Congressistas, será no Auditório da Biblioteca do Memorial (é só atravessar pela passarela da estação de Metrô ou pela passarela do próprio Memorial).
A Biblioteca é o prédio de número 4 do Mapa (clique na imagem para ampliar):
Essa mudança de última hora foi necessária, pois assim poderemos usar as mesas com vidro, próprias para resguardar os gibis e a qualidade dos originais (que não precisarão ser colados em biombos com fita adesivas). Além disso, quem estiver na premiação poderá ver a Exposição de Caricaturas e Cartuns em homenagem ao Niemeyer (organizados pelo Jal, da ACB) e a Exposição de Capas de Cordéis (que traz arte de grandes nomes do Quadrinho brasileiro como Sérgio Lima -Terror, Disney, Trapalhões- e João Batista Queiroz -Cacareco, Oscarito e Grande Otelo, Hanna-Barbera, Os Trapalhões-).
Apesar de todo o pessoal do Memorial estar preparado para informar a mudança, gostaríamos de pedir que essa informação seja replicada.

22 de jan de 2013

A VENDA DE REVISTAS INDEPENDENTES DE QUADRINHOS NO ANGELO AGOSTINI

Este ano não vamos ter as várias bancas de venda de Quadrinhos no AA. Quem lembra dos anos anteriores, pode ter saudade de ver a banca do Quarto Mundo (hoje extinto). Mas não vai ficar na mão.
Tudo vai ser centralizado na banca da Comix. Todo mundo que quiser vender sua revista, livro ou zine, é só se cadastrar na Comix com o Jorge, acertar preço e prazo para que ele receba os valores da administradora de cartão de crédito. Esse ano a gente vai
tentar uniformizar a coisa e evitar que quadrinhistas deixem de aproveitar a festa para cuidar das bancas. A Comix, especializada nisso vai cuidar de tudo.
TOQUE DO MARCATTI:
"Foi delegada à Comix a montagem de uma banca de vendas de HQs. E apenas uma banca (para que o evento não se caracterizasse como uma feira, ao invés de um evento de premiação).
As condições que passamos à Comix são que eles não colocariam à venda material internacional e, ao mesmo tempo, se responsabilizasse pela venda de todo e qualquer material que autores do país todo quisessem vender na ocasião (para que evitássemos uma variedade de bancas, o que, por sua vez, criaria problemas com a direção do Memorial).
TODAS as publicações independentes são bem vindas no evento. E, na minha opinião pessoal, DEVEM estar presentes.
Para isso, basta fazer contato com o Jorge da Comix (jorge@comix.com.br) e acertar os detalhes até o dia 28/2.
Essa definição visa, entre outras coisas, "liberar" os autores para que se confraternizem entre si e com o público presente na ocasião, ao invés de se preocupar em tomar conta de banca, vendas, troco, maquininha de cartão....
Peço que divulguem a todos quadrinhistas que essa porta está aberta. Grande abraço."
~Marcatti

16 de jan de 2013

O DIA DA FESTA ESTÁ CHEGANDO

Esperamos todos os premiados no dia 02 de fevereiro de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir das 14h00. Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo - SP (Próximo ao metrô Barra-Funda)

PREMIADOS:
Desenhista: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: "O Astronauta, Magnetar" (Panini)
Lançamento independente: "Last RPG Fantasy"
Prêmio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba
Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz, Jô Fevereiro.

PROGRAMAÇÃO
13h30 - Abertura do espaço "Banca da Comix" e Exposição "Trapalhões Estudio Ely Barbosa".
14h00 - Abertura da solenidade com João Batista de Andrade (Presidente do Memorial) e Gonçalo Jr (Gerente de Comunicação do Memorial).
14h30 - Mesa redonda "Os Quadrinhos dos Trapalhões no Estudio Ely Barbosa" com Otávio Barbosa, Eduardo Vetillo, Bira Dantas, Alexandre Silva e Cidão Norberto.
16h00 - Novidades nos Quadrinhos
16h30 - Inicio da Premiação
18h00 - Confraternização geral na Lanchonete do Memorial.
ENTRADA FRANCA
REPERCUSSÃO NA WEB http://www.universohq.com/quadrinhos/2013/n14012013_09.cfm http://petraleao.wordpress.com/2013/01/14/29o-premio-angelo-agostini/

11 de jan de 2013

29º AA - E OS PREMIADOS DE 2012 SÃO...

Acabou o suspense.
Depois de 1 dia inteiro de trabalho, temos o resultado da votação para o 29 Troféu Angelo Agostini. Nesse ano, Fernando dos Santos criou os dispositivos da cédula on-line no Blog, que certamente facilitou a votação do pessoal. Essa foi certamente a eleição com a maior participação da história do prêmio: QUASE 15 MIL VOTOS (exatos 14.937)! Prova que o pessoal estava mobilizado em suas campanhas, e que os premiados estavam bem cotados pelo público leitor de Quadrinhos e Cartuns no Brasil.
Parabéns a todos que participaram e votaram deste pleito democrático e representativo de uma parcela dos leitores brasileiros.


Desenhista: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: O Astronauta (Panini)
Lançamento independente: Last RPG Fantasy
Prêmio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba
Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz, Jô Fevereiro.

Em breve, mais detalhes sobre a grande festa do Dia do Quadrinho Nacional que acontecerá no dia 02 de fevereiro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
E VIVA ANGELO AGOSTINI E O QUADRINHO NACIONAL!

100 VEZES AQC QUASE FECHADO

Só temos mais Nove Vagas no “100 Vezes AQC”!!!!!!!!!!!!!!! "O livro “100 Vezes AQC” está quase fechado! Já temos a arte de 91 desenhistas e sete roteiristas. Nossos artistas são os seguintes:
Marcelo Saravá, Leonardo Santana, Antonio Eder, Daniel Barraco, Jean Okada, Carlos Brandino, Floreal de Andrade, Edu Mendes, Aldo Maes dos Anjos, Bira Dantas, Marcos Venceslau, Eder Santos, William MR, Arthur Filho, Cleuber Cristiano, Edgard Guimarães, Nickel, Aleph, Gilmar, Júlio Shimamoto, Paulo Alves, Sergio Morettini, Daniel Linhares, Rice Araújo, Diogo Salles, Juliano, Fernando Gonsales, Aurélio, Morgani, T. Zuba, Henrique Magalhães, Wanderley Felipe, Rodrigo Costa, Mario Cau, Júlio Magalhães, Dennis Rodrigo Oliveira, Diamantino da Silva, Antonio Cedraz, Juliano Custódio, Dario, Vania Machado, Bernardo Aurélio, Décio Ramírez, Matheus Moura, Primaggio, Rogerio Faria, Julius Ckvalheiyro, Amaro Braga, Fabio Guimarães, Renato Hack, Al Ferreira, Batata, Fabio Q, Rogério Brandão, Rafael Grasel, Mickken Gonçalves, Edenilson Fabricio da Silva, Walkir Fernandes, Elton Carlos Ribeiro de Almeida, Elton Takumi Kawamorita, Vinicius Rodrigues, Fabiana Menassi, Thina Curtis, Juliano Oliveira Juliano Olaff, Edmundo Rodrigues, Junior Alves Dutrelo, Jefferson Ferreira dos Santos, Diogo Dornelles, Ricardo Manhães, Gilton Fonseca, Salvador Messina, Everton Soares Cosme, Cival Einstein, Gazy Andraus, Jô Fevereiro, Joás Dias de Lima, Wellington Santos, Roberto Hollanda, Perkins T Moreira, Josival da Fonseca Silva, Francisco Vilachã, Johan Lagger, Lexy Soares, Fernando dos Santos, Mancini Jr., Vaqs, Ernani Rodrigues Cousandier, Anita Costa Prado, Ronaldo Mendes, Savio, Francisco APS, Novaes, James Becerra Becerra, Ideraldo, José Maria Gonçalves Alves, Denis Mello e Marcio Baraldi.
O convite continua aberto a todos os interessados (uma HQ de uma página, em preto e branco), mas falta muito pouco para fechar a edição. Lembramos que fizemos uma alteração nas condições de participação: vamos solicitar que cada autor envie o valor de R$ 5,00 para a embalagem e despesas postais, para que cada um receba seu exemplar do livro. Solicitamos que os autores acima mencionados se manifestem sobre o assunto.
Opine, participe e não perca a oportunidade de integrar o time da AQC-ESP!"
Worney Almeida de Souza

6 de jan de 2013

ATUALIZAÇÃO - 29º Troféu Angelo Agostini

ENCERRADA A VOTAÇÃO PARA O 29º TROFÉU ANGELO AGOSTINI

Às 23:59hs do dia 06/01
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Já está disponível a cédula de votação do 29º Troféu Angelo Agostini, promovido pela AQC-ESP. Em 2012 ficou um pouco mais simples, basta acessar o formulário de votação preencher os campos e enviar automaticamente.

Acesse o link
http://aqcsp.blogspot.com.br/p/loading.html
:: ATUALIZAÇÃO ::

As votação será encerrada dia 06/01/2013 e o resultado será divulgado até o dia 11/01/2013



2 de jan de 2013

Troféu Angelo Agostini - última semana para votar

ATENÇÃO: A votação do 29º Angelo Agostini, será encerrada no próximo domingo dia 06/01 às 23:59hs. O resultado da votação será divulgado até dia 10/01/2013. A entrega dos prêmios será realizada dia  02/02/2013 no Memorial da America Latina (SP)

Em breve serão divulgadas novas informações.