Míchèlle, A Vampira de Emir Ribeiro


Saiu a edição definitiva da personagem vampiresca de Emir Ribeiro. Michèlle, a Vampira que foi criada para as tiras de jornais, em novembro de 1977, e adaptada para as páginas dos quadrinhos nos anos 80.
            
Emir Ribeiro é um dos mais respeitados quadrinhistas brasileiros, destacado por ter criado personagens marcantes como a super loira Velta, o misterioso Homem de Preto, a andróide Nova, a enigmática Adrian e uma dezena de figuras bem construídas que povoam a imaginação dos leitores a mais de 40 anos.

Além dos roteiros bem elaborados, Emir contribui cenários diferenciados e muitas vezes surpreendentes. É o caso de Míchèlle, a Vampira que para fugir do modelo padrão das histórias de terror foi situada no século 16, durante a invasão francesa no Maranhão, na então colônia portuguesa de além-mar.

Michèlle foi contaminada pelo próprio conde Drácula e chega sedenta de sangue numa terra desconhecida e recém colonizada e enfrenta a tenacidade do doutor Palmeira, médico paroquial, mas que conhece o fenômeno do vampirismo e a vingança de Manoel, mutilado pela personagem. Outro detalhe curioso é que Michèlle tinha dupla personalidade quando era uma mortal e conservou essa característica depois de transformada em morta-viva.

A saga de Michèlle é eletrizante, ousada e sem concessões. Apresenta um roteiro pulsante e que explora bem as nuancias possíveis de uma vampira perdida no meio do Brasil, disputado pelos colonizadores europeus.

Emir Ribeiro sempre foi mestre em desenvolver personagens femininas e de personalidades dispares e Michèlle ocupa um lugar de destaque em sua galeria de criações.

Nesse álbum reunimos todas as seis histórias da personagem construindo uma saga envolvente, cheia de reviravoltas, com um suspense constante e de ação incessante.

Só resta saborear as páginas da trajetória da vampira e pensar duas vezes antes de se aventurar na madrugada pelas ruas sombrias da cidade.
Worney Almeida de Souza
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Michèlle, A Vampira (Edições WAZ, 84 páginas, tamanho: 17 x 24 cm, preto e branco, lombada canoa, R$ 19,90)

Distribuição exclusiva: www.comix.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP