31 de ago de 2012

Convocatória: 3º Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas



.Está lançada a convocatória para o 3º Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas (3ADFZPA) da Ugra Press. Desta vez estendemos o convite aos editores de todos os países ibero-americanos!
Confira aqui todas as informações e participe!

Primeira Caminhada com Humor acontece no domingo

Atividade paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é destinada ao público de todas as idades

A Secretaria Municipal da Ação Cultural promove no próximo domingo (2), um evento inédito na história de 39 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Trata-se da 1ª Caminhada com Humor, com saída às 9h no Parque do Engenho Central. As inscrições estão abertas e são gratuitas, sem restrição de idade.

“A prática de exercício físico leva à satisfação e satisfação gera bom humor, o que faz com que o riso esteja atrelado à saúde. Por isso tivemos a ideia de realizar a caminhada em 2012, incentivando práticas saudáveis no dia-a-dia”, afirma Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural.

Os interessados devem encaminhar nome, idade e telefone para o e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2620. A concentração será em frente ao Armazém 14 do Engenho Central, onde acontece a mostra principal do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Com percurso de 3,5 quilômetros, a caminhada passa pela Passarela Pênsil, avenida Beira Rio, calçadão da Rua do Porto e bosque do Engenho Central, se encerrando no próprio Armazém 14. A estimativa é que o trajeto dure entre uma hora e uma hora e meia. Merece menção que este será o primeiro evento festivo após a inauguração da terceira etapa do Projeto Beira-Rio. Agora, a avenida conta com mão única de direção e ciclofaixa em sua extensão.

O CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) recomenda aos participantes o uso de fantasias, mas ele não é obrigatório. Outra sugestão é que sejam montados grupos para percorrer o trajeto, pois serão concedidos troféus às equipes mais animadas. A análise contemplará também crianças, jovens e adultos que mantiverem o “bom humor” na caminhada e ficará aos cuidados de repórteres da imprensa piracicabana, convidados para acompanhar o percurso.

Pensando no bem-estar dos participantes, serão oferecidos protetor solar, água e frutas, alongamento e ginástica anti-stress, além de aferição de pressão, testes de glicemia e uma equipe médica de plantão. O público terá ainda barras de cereais Trio.

“Notamos que as pessoas estão empolgadas com a ideia. Logo na primeira semana de inscrições recebemos mais de 300 nomes, e isso nos deixa confiante de que o evento será um sucesso”, diz Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba, ao lembrar que serão entregues camisetas personalizadas aos 300 primeiros inscritos.

Os apoiadores da 1ª Caminhada com Humor são a Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a Amhpla, a Trio Alimentos, Natura, o Sal & Grill e a Goya Marketing Esportivo.

Ainda no domingo (2), o público presente no Engenho Central tem a oportunidade de se divertir com o espetáculo circense A Borralhona, às 16h, no Teatro Erotides de Campos. A produção do Grupo Off-Sina reflete sobre a importância do papel feminino na arte do riso através do olhar da palhaça Currupita. A apresentação integra o Projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Arcelor Mittal. A entrada é gratuita.

O SALÃO – Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba, o Salão de Humor realiza em 2012 a maior mostra na história do evento. São 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Os trabalhos estão em cartaz no Armazém 14 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454), com visitas gratuitas de terça a quinta-feira, das 14h ás 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.  Outras 26 mostras paralelas estão em cartaz em vários locais de Piracicaba e também em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos. Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Serviço – 1ª Caminhada com Humor, saída às 9h, em frente ao Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Inscrições gratuitas. Espetáculo A Borralhona, às 16h, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3403-2620.

Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rafael Bitencourt | rbitencourt@piracicaba.sp.gov.br | (19) 3403-2609

24 de ago de 2012

Salão de Humor reúne obras de 64 países em Piracicaba

Grandes nomes do humor gráfico no Brasil e no exterior estão representados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais tradicionais do mundo. Realizado há 39 anos, o evento será aberto em 25 de agosto no Engenho Central. Totalmente gratuita, a programação segue até 14 de outubro com 26 mostras paralelas, oficinas de desenho, lançamento de livro, desfile de moda e caminhada.

Esta é a maior mostra na história do evento e conta com 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Em 2012, o Salão totaliza R$ 47 mil em prêmios aos melhores trabalhos e os vencedores serão anunciados na noite de abertura.

O diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, comenta a importância do evento nas artes gráficas: “o Salão de Piracicaba se mantém como espaço de valorização da arte do cartum. Nessas quase quatro décadas projetou inúmeros talentos, destacou os profissionais consagrados e resgatou autores e obras históricas”, diz.

Para a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, o Salão pode ser classificado como um patrimônio cultural. “Artistas do mundo todo querem ter seus trabalhos expostos no Salão. Tratamos o evento com muito carinho, pensando no público cativo que tradicionalmente nos prestigia, na população de Piracicaba e nos visitantes de todo o país”, detalha a secretária. Em 2011, 160 mil pessoas compareceram nas atividades.

O público que percorrer o Engenho Central poderá se divertir as caricaturas da presidente Dilma Rousseff, do atacante Neymar, do lutador de UFC Anderson Silva e de artistas como Raul Seixas, Hermeto Pascoal e Noel Rosa. As charges abordam o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos. Problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema Intolerância.

Esta edição recebeu 3.442 obras de 845 artistas de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.

PARALELAS E LIVROS – Além da mostra principal, os armazéns do histórico e turístico Engenho Central abrigam sete mostras paralelas na abertura do Salão: Humor no Dia a Dia na Folha de S. Paulo, com charges do importante jornal; Um Certo Humor Ucraniano, organizada pelo cartunista Vladimir Kazanevsky; Lugares In-Comuns, que presta homenagem a Jaguar, um dos fundadores do semanário Pasquim; Brasil do Bem, com caricaturas de personalidades brasileiras; além de Xilogravuras de Samuel Casal e Retalhos de Júnior Lopes. O cartunista Ricardo Soares lança suas divertidas Caricanecas.

O Armazém 9 terá a mostra do 10º Salãozinho de Humor, com 255 obras produzidas por estudantes de 7 a 14 anos de 58 escolas. Criada para incentivar pequenos talentos, a exposição é realizada em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação.

No domingo (26), a partir das 10h, será aberta a paralela Chico Anysio, Dando a Cara a Traço, com caricaturas dos inesquecíveis personagens do cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho ou simplesmente Chico Anysio (1931/2012). A curadoria é de Rick Goodwin.

Os artistas gráficos também aproveitam a cerimônia de abertura para lançarem seus livros de humor: Érico San Juan chega com Bole, Bule, Bola, segunda publicação infantil ilustrada em formato de pôster que trata de um tema recorrente nas escolas, o bullying. Wilson Figueiredo e Floreal Andrade divulgam o livro 80 Cartuns, enquanto Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo lançam Fade Out (Suicídio sem Dor).

O público tem a opção de conferir ainda mostras paralelas no Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz, Restaurante Sal e Grill, Estação Rodoviária Intermunicipal, Aeroporto Internacional de Viracopos (em Campinas), Hospital Independência, Shopping Piracicaba, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, Poupatempo, Casarão do Turismo, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Clube Cristóvão Colombo, Clube de Campo de Piracicaba e Faculdade Salesiana Dom Bosco.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Um dos destaques do 39º Salão de Humor será a 1ª Caminhada do Humor de Piracicaba, dia 2 de setembro, às 8h, com apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Amhpla Cooperativa de Assistência Médica e Trio Alimentos.

Entre os dias 2 e 5 de outubro, o recém-inaugurado Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, recebe a Semana de Moda Joy Fashion It, com uma série de desfiles.

Por meio do projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Arcelor Mittal, seis espetáculos de humor serão apresentados gratuitamente no Teatro Erotides de Campos e na Estação da Paulista aos domingos, de 26 de agosto a 30 de setembro, sempre às 16h.

PREMIAÇÃO – Durante a abertura do Salão serão concedidos prêmios no valor de R$ 5.000 aos melhores trabalhos nas categorias cartum, caricatura, charge, tiras/histórias em quadrinhos e obras com o tema intolerância. O artista eleito como o melhor dessas obras será contemplado com o Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba – Zélio de Ouro.

Outras novidades na 39º edição é o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto (R$ 5.000), criado por lei e que será feito por meio de votação pública na internet, e o concurso para o cartaz comemorativo aos 40 anos do Salão (R$ 4.000). O Salão conta também com o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba (R$ 3.131,11), exclusivo para caricatura.

Para a análise das 3.442 obras inscritas, o Salão convidou um júri de artistas brasileiros e internacionais que colecionam os mais importantes prêmios em humor e atuam ou atuaram nos principais órgãos de imprensa. Na seleção participaram Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Luiz Carlos Fernandes, Cláudia Kfouri, Celso Figueiredo Neto, Fernanda de Aquino Giulietti e Mario Mastrotti. Já o júri de premiação teve a participação de Vladimir Kavanevsky (Ucrania), Marilena Nardi (Itália), Marlene Pohle (Alemanha) e os brasileiros Eduardo Baptistão, Arlindo Rodrigues (Geandré), Paulo Ramos e Gustavo Duarte.

O Salão de Humor de Piracicaba foi criado em 1974, por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

Ao longo dos anos, o Salão de Humor ganhou status internacional e projetou-se com um dos principais eventos do gênero no mundo. Desde a sua criação, tornou-se vitrine para grandes profissionais do cartunismo e humor brasileiros como Laerte Coutinho, Angeli, Glauco Villas Boas, Alcy Linares, entre muitos outros talentos.

SERVIÇO – 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Rodrigo Alves |
rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rafael Bitencourt | rbitencourt@piracicaba.sp.gov.br | (19) 3403-2609

22 de ago de 2012

Fanzine Insistência 7ª edição

O Insistência, com sua variedade e versatilidade, está de edição nova. A 07 conta mais uma vez com tiras de autores variados, e outra novidade: uma seção de matérias, que traz nada menos do que a origem desta revista: o fanzine Subterrâneo!
Saiba como tudo começou, como o
Bombado gerou esta seqüência de acontecimentos, e das grandes conquistas do Subterrâneo, já em vias de sua edição 50!
Estra edição também traz de volta os
Estapafúrdios Ursinhos Coloridos, de Fernando dos Santos, e a aparição de um importante vilão no universo do Bombado!
E ainda: Agaquê, Rodo Cotidiano, Dora Dieta e muito mais!
Adquira esta e outras edições do Insistência mandando e-mail para zine_oz@yahoo.com.br ou postando no fotolog.terra.com.br/arquivomcs3

17 de ago de 2012

Ben 10 e a Edição Inexistente!

Ben 10 é um personagem que faz muito sucesso nas TVs. Ben é um adolescente típico que viaja pelos Estados Unidos, num trailer, em companhia de seu avô, Max e de sua prima, Gwen, um pouco mais velha, mas também adolescente. Num belo dia ele acha uma espécie de relógio alienígena, o Omnitrix, que permite que Ben se transforme em vários seres com poderes diferentes. Assim, as aventuras acontecem em várias partes do território americano, literalmente “On the Road”, com Ben enfrentado monstros e seres espaciais que querem se apoderar de seu instrumento de transformação. Sucesso na TV pela Cartoon Network, logo Ben 10 virou dezenas de produtos de consumo como lancheiras, mochilas, camisetas, brinquedos e muitos outros. É claro que o lançamento de revistas estava nos planos e assim temos passatempos, pôsteres, histórias ilustradas, adesivos e histórias em quadrinhos. Apesar de que não são exatamente HQs, mas imagens congeladas dos fotogramas dos desenhos animados, acrescidas de balões e onomatopeias, que causam um efeito muito estranho; como não existe movimento, a sequencia fica prejudicada e o andamento da leitura truncada. Muitas vezes os fotogramas são escuros e percebesse que faltam períodos inteiros do desenho que não foram acrescidos à revista. Uma situação contraditória, afinal, os desenhos animados são movimento e são apresentados estáticos e não tem o andamento quadrinho para quadrinho que dão a sensação de movimento da arte desenhada. O resultado é um modo cansativo de ler ou entender a história. Esse recurso é usado com frequência pela editora On line, em revistas como Moranguinhos, Padrinhos Mágicos, Princesas do Mar, The Powerpuff Girls, Sonic X, Pokemon, Phineas e Ferb e mais recentemente Generator Rex. A editora Deomar usa o mesmo método para as revistas do popular Picapau, Max Steel, Monster High, Teleco e Teco, Turma do Cacoricó e Polly Pocket. A On line publica a revista “Ben 10 História em Quadrinhos” (13,5 x 20,5 cm, 36 pgs. papel jornal, colorida, lombada canoa, R$ 2,99) com a observação na capa: “baseada no desenho original”, que apresenta um episódio da série original por volume. Com três anos de publicação a revista está atualmente no número 19, de julho de 2012, com a história “Fim do Jogo”. Publicada com uma periodicidade mais ou menos bimestral, a edição deve ter uma vendagem satisfatória. Mas uma situação inusitada aconteceu no meio da coleção: o n° 14, com a história “Verdade”, saiu em outubro de 2011 e o n° 16, com a história “Mudando de Rosto”, saiu em fevereiro de 2012! Mas onde está o n° 15? Procurando nas bancas esse exemplar não foi achado, recorrendo à página eletrônica de editora, esse número não está à disposição, ligando para o serviço de atendimento do leitor, a informação é de que esse exemplar não se encontra em estoque. Assim, o último recurso foi ligar para a redação de licenciados, que produz essa coleção, e perguntar para um dos editores, Bruno Neves, em 15 de junho, qual o destino desse exemplar e para a surpresa geral, ele disse que houve uma confusão da continuidade e que o número 15 não foi publicado e que eles erraram a numeração! Um erro crasso para uma grande editora que deve estar causando arrepios nos colecionadores e, certamente, daqui há alguns anos vai fazer a alegria aos contadores de anedotas no meio editorial. Assim para todos os efeitos de história e de coleção o número 15 da revista “Ben 10 História em Quadrinhos” nunca existiu!


Worney Almeida de Souza

16 de ago de 2012

O Mestre Antonio Cedraz e sua Turma do Xaxado não param!

O Livro de Encantamento da Maré de Vazante (formato 21,5 x 28,5 cm, 48 páginas, capa cartão 280g, papel couché fosco) da Turma do Xaxado é um livro mágico onde o Xaxado e seus amigos fazem as mais incríveis magias e confusões, como não poderia deixar de ser.
Na história principal o Arturzinho fica com inveja por não poder ter o livro e arranja, com o tinhoso, um CD também mágico e passa a concorrer com o livro de encantamento. Essas e muitas outras aventuras estão presente no livro, para fazer o leitor rir e até refletir.
O livro terá uma maratona de lançamentos pela Bahia e o primeiro ocorre esse sábado (18/08/2012) na Feira de Livros da cidade de Feira de Santana – BA e contou com o apoio do Fundo de Cultura (Fomento A Cultura) da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia.

15 de ago de 2012

Mostra Zélio Cartunista chega à Rodoviária de Piracicaba


Cartuns produzidos pelo artista entre os anos 50 e 80 compõem a exposição que será aberta na quinta-feira (16)

A Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba vai abrigar a partir de quinta-feira (16), a mostra Zélio Cartunista, paralela do 39º Salão Internacional de Humor. Baseada no livro “Zélio - 50 anos de uma Aventura Visual”, do crítico de arte Enock Sacramento, a exposição paralela traz cartuns produzidos pelo artista entre os anos 1950 e 1980.

Zélio Alves Pinto completou cinquenta anos de carreira em 2011, quando a 38ª edição do Salão aconteceu em sua homenagem. Em 1974, ao lado dos responsáveis pelo irreverente jornal O Pasquim (Millôr, Jaguar, Fortuna, Henfil e Paulo Francis), Zélio e seu irmão Ziraldo acreditaram na iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos na criação do Salão.

Ele assinou o cartaz da primeira edição, quando integrou os júris de seleção e premiação. É também o autor dos cartazes de 1975, 1983, 1995 e 1996 e presidiu o evento em 1995 e 1996. Integrou o júri de seleção em seis edições e o júri de premiação em nove.

O cartunista desenhou e dá nome ao troféu entregue aos primeiros colocados nas cinco categorias (cartum, caricatura, charge, tiras e trabalhos temáticos) junto ao prêmio de R$ 5 mil. Além disso, o Salão concede o Grande Prêmio Zélio de Ouro, de R$ 10 mil, ao melhor desses cinco.
Além de cartunista, Zélio é jornalista, escritor e pintor. Nascido em uma família de artistas, ele já teve suas obras expostas no Brasil e no exterior, sempre fomentando eventos relacionados às artes gráficas. Zélio foi diretor do Departamento de Museus e Arquivos de São Paulo e secretário-adjunto de Cultura do Estado de São Paulo.
Recém remodelada, a rodoviária registra movimento de 60 mil passageiros por mês. O local, que ganhou novos guichês, possui 30 empresas operando linhas regionais e de outros Estados, que cobrem 16 estados, com média de 250 partidas por dia.
39ª edição – Considerado um dos maiores do gênero no mundo, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá sua noite de abertura no dia 25 de agosto, no Engenho Central, onde serão anunciados os vencedores desta edição, com premiação total de R$ 47 mil.
Esta será a maior mostra da história do evento, com 436 obras, selecionadas entre as 3.442 inscritas de 845 artistas de 64 países. Serão expostas 89 caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs, 85 sobre intolerância e oito peças tridimensionais.
A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico).    

Outras duas mostras paralelas podem ser conferidas em Piracicaba. Até 22 de agosto permanece em cartaz Gibi do Glauco, organizada pelo jornal Folha de S. Paulo para marcar a trajetória do cartunista Glauco Vilas Boas (1957/2010). As obras estão no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e podem ser vistas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

No Restaurante Sal e Grill (travessa Campos Salles, 230, Centro) acontece a mostra Desenhos do Salão 2011, com cartuns, caricaturas e tiras premiadas e selecionadas na 38ª edição. Visitas até 14 de outubro, de segunda-feira a domingo, das 12h às 15h e das 19h às 23h.

SERVIÇO – Mostra Zélio Cartunista, paralela do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, de 16 de agosto a 14 de outubro, diariamente das 8h às 22h, na Estação Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba (av. Armando de Salles de Oliveira, 2277). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733

14 de ago de 2012

Abertas as inscrições para o concurso do cartaz comemorativo dos 40 anos do Salão de Humor

Artistas têm até o dia 31 de outubro para enviar trabalhos que
reflitam com criatividade a importância histórica do evento

Uma das novidades da 39ª edição do Salão Internacional de Humor de
Piracicaba, o concurso para o cartaz comemorativo dos 40 anos do
evento recebe inscrições até 31 de outubro. Contemplado na lei
municipal nº 7.295/2012, o concurso oferece ao vencedor prêmio
aquisitivo de R$ 4.000. A inscrição é gratuita e o regulamento está
disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.
sp.gov.br.

Grandes nomes do humor já assinaram cartazes para o Salão, como
Glauco, Ziraldo, Zélio, Millôr Fernandes, Angeli, Chico e Paulo
Caruso, Laerte, Jal e Gual, Alcy, Sabat, Elifas Andreatto, Rodrigo
Rosa entre outros. “Os cartazes se tornam marcos para o Salão na
medida em que refletem, por vezes, momentos históricos e fazem
críticas contundentes à realidade brasileira, sem abrir de mão do
humor”, comenta a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de
Piracicaba), Eduardo Grosso, explica que os cartazes devem remeter,
com criatividade, à importância histórica do Salão. “Além de comemorar
uma data importante, o concurso pretende levantar a discussão sobre a
função social do evento”, comenta Grosso, que assinou os cartazes em
1993 e em 2007.

As inscrições podem ser feitas por profissionais e amadores,
individualmente ou em equipe. Os cartazes, no máximo dois por autor,
devem ser apresentados nos formatos digital e impresso. Para se
inscrever, o autor deve preencher a ficha de inscrição disponível no
site oficial e postá-la junto com o cartaz impresso ou entregá-los
pessoalmente no CEDHU.

Clareza de comunicação, impacto visual, qualidade estética,
originalidade e viabilidade técnica são critérios a serem avaliados
por uma comissão julgadora composta por cinco profissionais de design
gráfico, cartunistas e outros nomes que serão indicados pela
Secretaria da Ação Cultural.

SALÃOZINHO – Em 2012, o Salão de Humor abre espaço também para os
talentos jovens, por meio da realização do Salãozinho de Humor, que
completa 10 anos. As inscrições – para o público de 7 a 10 anos e 11 a
14 anos – serão recebidas até 10 de agosto, com ficha de inscrição
também no site oficial. São aceitos até dois trabalhos nas categorias
humor, charge, caricatura, cartum ou tiras/história em quadrinhos.

O tema é livre e o formato deve ser o A4 (210 x 297 milímetros). É
essencial que os desenhos sejam elaborados apenas pelo estudante, sem
a ajuda de familiares, professores ou amigos. Os três primeiros
colocados em cada uma delas recebem troféu. O Salãozinho vai conceder
ainda duas menções honrosas.

A exposição das obras selecionadas será aberta no dia 25 de agosto,
mesma data de abertura do 39º Salão Internacional de Humor de
Piracicaba, e permanece em cartaz até 14 de outubro, no Engenho
Central de Piracicaba.

39ª edição – Considerado um dos maiores do gênero no mundo, o Salão
Internacional de Humor de Piracicaba recebeu trabalhos de 845 artistas
de 64 países. Esta será a maior mostra da história do evento, com 436
obras, selecionadas entre as 3.442 inscritas. Serão expostas 89
caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs, 85 sobre
intolerância e oito peças tridimensionais. Este ano a premiação total
é de R$ 47 mil.

A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da
Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU.

SERVIÇO – Inscrições para o Concurso do Cartaz Comemorativo dos 40
anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 31 de outubro
de 2012. Inscrições para o 10º Salãozinho de Humor, até 10 de agosto.
Endereços para envio: contato@@salaodehumor.
piracicaba.sp.gov.br e
avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP,
CEP 13405-123. Informações: (19) 3403-2615 ou
www.salaodehumor.piracicaba.
sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009
Rodrigo Alves | rasilvad@gmail.com | (19) 9147-5733

13 de ago de 2012

Grande clássico de Júlio Verne ganha adaptação para os quadrinhosGrande clássico de Júlio Verne ganha adaptação para os quadrinhos



Lançamento do álbum 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos acontece 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. João Marcos e Will autografam na sexta-feira, 17 de agosto, às 14h, no estande do Grupo Editorial Autêntica, na Rua L, número 78.
Considerado um dos pais da ficção científica, Júlio Verne apresentava em suas obras elementos à frente da sociedade do século XIX, como aparelhos complexos utilizados em viagens espaciais, ao centro da Terra ou ao fundo do mar. Com várias adaptações para o cinema, o romance 20.000 Léguas Submarinas é considerado uma das grandes obras do escritor francês. Agora, com roteiro de João Marcos e desenhos de Will, esse clássico da literatura ganha uma versão muito bacana no novo álbum nacional da Editora Nemo: 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos.
Um monstro aterroriza os sete mares. As nações temem ter seus navios naufragados, e a marinha norte-americana decide declarar guerra à misteriosa criatura. Especialista nos oceanos, o Professor Aronnax é então convidado a participar da expedição de caça ao suposto monstro. Durante um embate, o estudioso, seu fiel assistente Conselho e o destemido arpoador Ned Land são arremessados ao mar. Tem início uma aventura na qual eles descobrem que aquilo que todos imaginavam ser um animal, é na verdade de um submarino superavançado: o Náutilus.
Após serem capturados pela tripulação da extraordinária máquina, os três náufragos são apresentados a seu comandante: o enigmático Capitão Nemo. A partir daí, enquanto Ned Land só pensa num jeito de escapar e voltar à superfície, o Professor Aronnax aproveita a oportunidade de desvendar os segredos do fundo do mar. Mas, sem dúvida, o mistério mais profundo que encontrarão nessa aventura é o próprio Capitão Nemo: que motivo o teria levado a se isolar do mundo e a renegar a chamada “civilização”?
Com roteirização do experiente quadrinista João Marcos, a HQ segue de perto a história escrita por Julio Verne em 1869. E a cada página vamos mergulhando mais na aventura e no mistério, levados pelos desenhos dinâmicos e iluminados produzidos pelo talentoso Will. Da linha “Quadrinhos para todos” da Editora Nemo, de álbuns voltados a leitores de todas as idades, essa adaptação em HQ do grande clássico da ficção científica é promessa de muita aventura em imagens arrebatadoras.
Confira aqui capítulo inicial do álbum.
Lançamento na Bienal do Livro - 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos será lançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Sessão de autógrafos com João Marcos e Will acontece na sexta-feira, 17 de agosto, às 14h, no estande do Grupo Editorial Autêntica, na Rua L, número 78.
Sobre o autor – Júlio Verne nasceu na cidade de Nantes na França em 1828. Foi um dos criadores do gênero literário conhecido como ficção científica. Suas histórias, repletas de imaginação e viagens extraordinárias, antecipam vários inventos que se tornaram reais anos ou décadas depois, como o avião, a televisão, o ar-condicionado, a utilização da luz e da água do mar para gerar energia, entre outros. É autor de vários clássicos da literatura mundial, sendo 20.000 Léguas Submarinas considerado por muitos sua obra-prima. 
Sobre o roteirista – João Marcos nasceu na cidade mineira de Ipatinga em 1974. Mestre em Artes Visuais pela UFMG, atua como professor, ilustrador e chargista, além de roteirista da Turma da Mônica. Faz pesquisas sobre o uso das histórias em quadrinhos na Educação, trabalho que já lhe rendeu o Troféu HQ Mix e resultou no livro Traça Traço Quadro a Quadro. É autor de vários álbuns para crianças, entre eles, O mundo Mendelévio e o Platena Telúria e também Histórias tão pequenas de nós dois.
Sobre o desenhista – Will nasceu na cidade de São Paulo em 1961. É ilustrador, designer gráfico e quadrinista com HQs em diversas publicações. Ganhou três troféus HQ Mix, dois em 2007 por sua participação nas revistas Subterrâneo e A mosca no copo de vidro, e um em 2012 pelo álbum O louco, a Caixa e o Homem. Entre suas criações mais conhecidas estão os personagens Sideralman e Demetrius Dante. Pela Editora Nemo, desenhou os álbuns da série Mitos Recriado em Quadrinhos: Ciranda Coraci e O Senhor das Histórias.
Título: 20.000 Léguas Submarinas em QuadrinhosRoteiro: João Marcos, a partir de Júlio Verne
Desenhos: Will
Número de páginas: 64
Formato: 20 x 28 cm
Preço: R$ 19,80
ISBN: 978-85-64823-20-4
Mais informações sobre as publicações da Editora Nemo estão disponíveis no site: www.editoranemo.com.br, no Twitter @editoranemo, no Facebook www.facebook.com/

editora.nemo e no canal do Youtube www.youtube.com/editoranemo. 
A Editora Nemo integra o Grupo Editorial Autêntica: www.
autenticaeditora.com.br

9 de ago de 2012

O Feitiço, uma viagem ao mundo da fantasia

capa de "FEITIÇO..."

 "O Feitiço, uma viagem ao mundo da fantasia", é uma fábula moderna que discute o impacto da tecnologia no cotidiano das crianças de forma ludica e divetida. Escrita pelo educador e artista plástico José Antonio Nascimento e ilustrada pelo cartunista Fernando dos Santos coautor do projeto Humor em Quadrinhos e criador dos Estapafúrdios Ursinhos Coloridos.

  Confira algumas ilustrações do livro AQUI e AQUI

Quem quiser conhecer mais ou adquirir o livro pode entrar em contato com autor José Antônio




7 de ago de 2012

Petisco no Catarse


Se você ainda não conhece o Petisco, vai conhecer, é só entrar aqui: http://petisco.org, pronto!
Basicamente o Petisco é um site de webcomics contendo diversas séries em quadrinhos, gratuitas, publicadas com a periodicidade de uma página por semana, assim como acontecia com os quadrinhos que eram publicados nas páginas dominicais dos jornais no início do século 20.
No momento fazem parte as seguintes séries: Nova Hélade (Cadu Simões e Angelo Ron), Nanquim Descartável (Daniel Esteves e colaboradores), Demetrius Dante (Will), Terapia (Rob Gordon, Marina Kurcis e Mario Cau), Calundu e Cacoré (Karlisson), Macacada Urbana (Vencys Lao) e Beladona (Ana Recalde e Denis Mello). A série Terapia ganhou recentemente (junho de 2012) o Troféu HQMIX de Melhor Web Quadrinhos.

Nós, os autores, pensamos em lançar um álbum impresso com estas mesmas séries, para isso colocamos o projeto no site Catarse.
O Catarse usa o sistema de crowdfunding é a mais nova maneira que alguns autores encontraram para financiar seus projetos.
É muito fácil de se cadastrar e participar.
O bom é que você não perde o seu investimento mesmo que o projeto que você escolheu para apoiar não atinja a quantia desejada, seus créditos continuam valendo e você pode reinvesti-los em um outro projeto que lhe agrade.
O álbum do Petisco será uma coletânea de histórias inéditas de cada uma das séries do site, exceto Calundu e Cacoré que não fará parte do livro. Serão histórias de 8 a 15 páginas, e fechadas, não havendo necessidade do leitor conhecer previamente as séries pra entender as histórias.
Para financiar este projeto precisamos arrecadar 15 mil reais, que vão custear, a impressão do livro, a confecção dos brindes, o envio (quando necessário) pelo correio e uma parte do trabalho dos autores.
Está curioso basta clicar http://catarse.me/pt/projects/
881 , assistir ao vídeo, olhar o nosso cardápio, escolher qual porção mais lhe agrada, fazer a sua doação e petiscar conosco.
Vários brindes estão à sua espera!
Agradeço a atenção, se quiser e puder ajudar na divulgação desta iniciativa, agradeço também.
Grande abraço,
Will
http://petisco.org/
demetriusdante/

TRILHO, SILVIO RIBEIRO, PIRA, BRASIL DO BEM, CACHORRO LOUCO, JAN, PETISCO, CAFE, SALOMÃO VENTURA, RYOT, FLAVIO, SIHG

EXPOSIÇÃO DE CARTUNS DO TRILHO EM JUNDIAI (SP) Biblioteca Pública Municipal, Complexo Argos Av Dr Cavalcante, 396 Centro, Jundiai-SP Fone: (11) 4527.2110 De 01 a 30 de agosto. Mais detalhes no Blog do Cartunista: http://www.bloggdotrilho.blogspot.com Leia materia de Renata Reiter no Jornal de Jundiai. http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=4&Int_ID=183465
LIVRO DE ARTE DIGITAL O desenhista e ilustrador Silvio Ribeiro, com vários trabalhos produzidos para zines e revistas editados por Denilson Reis, está divulgando seu novo livro. Trata-se de um método de como fazer arte digital. A publicação, interessante do ponto de vista do método, também terá ótimos trabalhos do Sílvio. Para mais detalhes entre em contato por e-mail: ssemr@yahoo.com.br
MASTROTTI MONTA EXPOSIÇÃO "BRASIL DO BEM" NO SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA Mostra de caricaturas de personalidades que marcaram a história do Brasil, realizadas por grandes desenhistas brasileiros. http://livrobrasildobem.blogspot.com.br/ Abertura: 25 de agosto, 20h. Local: Armazém 9 – Parque do Engenho Central. Período: de 26 de agosto a 14 de outubro. Visitas: terça a quinta, das 14 às 18h. Sextas, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h. SERVIÇO – 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3403-2615 http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
EXPO NO ESTUDIO CARRIERO (CAMPINAS-SP) O que acontece em Agosto ou Porque o Cachorro fica Louco? 11 de Agosto (sabado) Carriero Studio Av. Barao de itapura, 2043. Artistas loucos do evento: Andre Heringer Angelo France Caio Boteghim Camila Cuqui Diego Garcia Dimaz Restivo Eduardo Araujo Emanuelle S. Enoc Jr Etê Fabiano Carriero Jader Sartori Rootstyle Luiz Carioca Luize Melo Malu Copola Marcelo Toni Mirs Newfamily Crew Perimetro Urbano Raphael Medeiros Renato Stegun Ricardo Quintana Robinson José Sérgio Campelo Thami Souza Vinícius Dos Anjos Wilian Barros
JAN VENEZIANI: CURSO DE ILUSTRAÇÃO DIGITAL NA ABRA (SP) "Esse semestre vou ministrar um curso de Ilustração Digital na ABRA, e gostaria muito que me ajudassem a divulgar! É pra você que já tem noções de desenho e quer aprender técnicas digitais para aprimorar o seu trabalho." Início das a ulas: 22 de agosto Horário: Quartas, das 19 às 22:00h Local: ABRA Pinheiros - Rua Capote Valente, 1332 Maiores informações: 3873-2955 ou no site: http://www.abra.com.br/pinheiros
APOIE O QUADRINHO NACIONAL A internet tem sido um espaço interessante na divulgação e venda (sim, devemos COMPRAR para apoiar de fato) das edições de Quadrinhos. Desde campanhas de arrecadação de verba (via Catarse), impressões segundo demanda (AgBooks) ou ainda venda (no antigo metodo) direta, com deposito bancario, confirmação e envio pelo correio. Vale a pena participar. Veja alguns exemplos. PETISCO CAFE ESPACIAL http://catarse.me/pt/projects/795-revista-cafe-espacial-n-11 SALOMÃO VENTURA http://catarse.me/pt/projects/844-salomao-ventura-cacador-de-lendas-3#about RYOTiras http://catarse.me/pt/projects/876-ryotiras-omnibus FLAVIO DE ALMEIDA (UNS CARTUNS) https://www.agbook.com.br/book/129857--Uns_Cartuns
SALÃO DE HUMOR EM PERNAMBUCO http://www.sihg.com.br/

6 de ago de 2012

2º festival Internacional de Humor e Arte em AIDS

Festival Internacional do Humor
O Ministério da Saúde, o Ministério da Cultura e a Unesco estabelecem e divulgam as normas para o edital de seleção do Concurso para participação no Festival Internacional de Humor e Arte em Aids. O Concurso busca incentivar a produção de obras criativas visando à promoção de estilos de vida saudáveis relacionados ao HIV/AIDS a partir da discussão de três grandes eixos: Prevenção, Tratamento e Direitos Humanos. O acervo das obras oriundas do Concurso irá compor uma exposição itinerante, um catálogo impresso e um catálogo eletrônico.

English
The Brazilian Ministry of Health, the Brazilian Ministry of Culture and UNESCO hereby establish and publicize the rules for the Call for Submissions for the Selection Competition for the International AIDS Humour and Art Festival. The Competition aims to encourage the production of creative works of art intended to promote healthy lifestyles relating to HIV/AIDS in three main areas: Prevention, Treatment and Human Rights. The collection of works of art produced through the Competition will form part of a travelling exhibition, a printed catalogue and an electronic catalogue.
Deadline: August 31th, 2012 - 18h (GMT-02:00)

Español
El Ministerio de Salud, el Ministerio de Cultura y la UNESCO establecen y difunden las normas de selección del Concurso para participar en el Festival Internacional de Humor y Arte en torno al Sida. El concurso pretende incentivar la producción de obras creativas con el fin de fomentar estilos de vida saludables relacionados con el VIH/sida a partir de tres áreas principales: prevención, tratamiento y derechos humanos. La colección de obras procedentes del Concurso dará lugar a una exposición itinerante, un catálogo impreso y un catálogo electrónico.
 Fecha límite: 31 de agosto de 2012, a las 18h (GMT-02:00)

Para quem se interessar...
noticia/2012/inscricoes_do_2o_
festival_internacional_de_humor_e_arte_em_aids_vao_ate_5_de_agosto

Edital: 
festivalhumor


1 de ago de 2012

Salão Internacional de Humor recebe 3.442 trabalhos


O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores do gênero no mundo, recebeu 3.442 trabalhos para a sua 39ª edição, que será aberta em 25 de agosto. Ao todo 845 artistas de 64 países enviaram suas obras, sendo que 2.808 delas chegaram pela internet e 634 por meio dos Correios ou foram entregues pessoalmente.

A análise dos trabalhos acontece no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5, no Bristol Center Flat. O júri de seleção é composto pelos cartunistas e ilustradores Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior, Luiz Carlos Fernandes e Cláudia Lúcia Cabrera Kfouri. Também fazem parte do grupo o professor universitário Celso Figueiredo Neto, a designer Fernanda de Aquino Giulietti e o professor universitário e cartunista Mario Dimov Mastrotti.

Para Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), este é um número a ser comemorado. “Fizemos uma mudança no regulamento, por sugestão do júri de seleção da edição anterior. Limitamos em até três obras por categoria, enquanto até 2011 esse número era livre. Por isso, tivemos uma leve redução no número de inscritos”, disse Grosso, ao lembrar que a alteração foi pensada para assegurar mais dinâmica ao processo de seleção.

Em 2011 foram enviados ao Salão 4.032 trabalhos, dos quais 395 foram selecionados para a mostra principal. “Os números de 2012 são importantes e representativos, principalmente se comparado aos outros salões do gênero no país”, completa o diretor do CEDHU Piracicaba. “Só recebemos manifestações de elogios, de que o nosso trabalho está sendo bem feito. Tenho certeza que teremos uma mostra de qualidade em 2012.”

Além do recebimento de obras nas categorias cartum, caricatura, charge e tiras/histórias em quadrinhos, também foram aceitos esculturas e trabalhos utilizando outras plataformas além do papel, desde que tivessem conotação humorística. Este ano será concedido R$ 47 mil aos melhores trabalhos.

Na 39ª edição, a comissão organizadora do Salão também sugeriu aos artistas o desenvolvimento de obras com o tema Intolerância, que concorrerão ao prêmio temático no valor de R$ 5.000.

Inédito na história do Salão, o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto  vai conceder R$ 5.000 ao melhor trabalho, com escolha por meio de votação pública na internet, além doo concurso para o cartaz comemorativo aos 40 anos (R$ 4.000).

O Salão conta também com o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba (R$ 3.131,11), exclusivo para Caricatura, e com o Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba – Zélio de Ouro, no valor de R$ 10 mil, concedido ao melhor entre os premiados.

Considerado um dos mais tradicionais do mundo, o Salão de Humor terá sua cerimônia de abertura no dia 25 de agosto, no Engenho Central, um dos principais cartões postais de Piracicaba. Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural, o evento foi criado por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

PAÍSES – Além do Brasil, os artistas gráficos inscritos na 39ª edição são provenientes da Albânia, Alemanha, Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bolívia, Bósnia, Herzegovina, Bulgária, China, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Macedônia, México, Montenegro, Myanmar, Nigéria, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Sudão, Suécia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Uzbekistão e Venezuela.


Assessoria de imprensa do 
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Novos Contos de Nenhum Lugar


Aliens, bruxos e mutantes invadem a tradicional cantina Conchetta para comprar os Novos Contos de Nenhum Lugar, de Xalberto!
 
Noite de autógrafos dia 09 de agosto, a partir das 19;30 hs. na Cantina Conchetta, rua Treze de Maio, nº 560 (Bixiga)
 
 
 
Tiragem limitada, 60 exemplares numerados e rubricados pelo autor, fora o autógrafo personalizado, é claro!
Enlouqueça com os Novos Contos de Nenhum Lugar! Você nunca mais será o mesmo!
Contamos com a sua presença.

"Quadrinhos para Quadrados e Redondos" e recebe Alexandre Silva

Kendi Sakamoto apresenta o programa "Quadrinhos para Quadrados e Redondos" e recebe Alexandre Silva, colorista e produtor de HQ. O programa vai ao ar toda terça-feira ao vivo às 09h pela ClicTV. www.clictv.com.br -

HOMENAGEM A EDNA CORTEZ. XALBERTO, GIBITECA, ILUSTRAR, ZINE BRASIL, ALEX SILVA

ADEUS, D. EDNA! A noticia triste foi enviada por Franco de Rosa, da editora Kalaco. D. Edna faleceu no ultimo domingo. Ela não foi apenas a esposa de um dos maiores nomes do Quadrinho brasileiro. Sua participação na vida profissional do Mestre Jayme Cortez extrapolou a sua vida profissional. Sempre ativa, acompanhava lançamentos e homenagens do marido, em vida e depois de morto. A AQC presta essa justa homenagem e envia condolencias a familia. Na foto (tirada na ultima entrega do Trofeu Angelo Agostini, em janeiro de 2012 no Instituto Cervantes SP) dona Lourdes, mãe do cartunista Bira Dantas, fez questão de conhecer dona Edna. Lourdes ja' havia conhecido Cortez em 1977, quando acompanhou o filho em visita ao estudio Mauricio de Souza. Mestre Cortez era diretor de Arte do Estudio MSP.
RICARDO ANTUNES: "Infelizmente faleceu a Dona Edna Cortez, esposa de Jayme Cortez, um dos maiores ilustradores que já houve no Brasil. Jayme faleceu em 1987, e desde então Dona Edna tem sido uma cuidadosa protetora de todo acervo do Jayme. Tanto ela quanto o Jayme eram amigos pessoais meus, e devo muito do que sou hoje ao Jayme." http://www.ricardoantunes.com Para saber mais do Mestre: http://jaymecortez.blogspot.com.br/
XALBERTO LANÇA "NOVOS CONTOS DE NENHUMA LUGAR" EM SAMPA Aliens, bruxos e mutantes invadem a tradicional cantina Conchetta para comprar os Novos Contos de Nenhum Lugar, de Xalberto! Noite de autógrafos dia 09 de agosto, a partir das 19;30 hs. na Cantina Conchetta, rua Treze de Maio, nº 560 (Bixiga) Tiragem limitada, 60 exemplares numerados e rubricados pelo autor, fora o autógrafo personalizado, é claro! Enlouqueça com os Novos Contos de Nenhum Lugar! Você nunca mais será o mesmo! Contamos com a sua presença. João Antonio Buhrer fala sobre Xalberto no site Bigorna: http://www.bigorna.net/index.php?secao=arquivosincriveis&id=1291074935
BLOG DA GIBITECA DE VOLTA Depois de merecidas férias, a professora Natania Nogueira reabriu as portas da Gibiteca em leopoldina (MG) e voltou a atualizar seu otimo Blog. Confira as ultimas noticias: http://gibitecacom.blogspot.com.br/
PUBLICADO CORTO MALTESE INEDITO NO BRASIL A editora Nemo está lançando no Brasil “As Helvéticas”, álbum inédito no Brasil do personagem clássico das HQs, Corto Maltese, pelo mestre dos quadrinhos Hugo Pratt. “Corto Maltese” é uma das mais famosas séries europeias de quadrinho, que acompanha um marinheiro antiherói que busca aventura, liberdade e imaginação ao invés de riqueza. Suas aventuras, ambientadas nos primeiros 30 anos do século 20, fazem com que ele passe por lugares exóticos como Veneza, Manchúria, o Caribe, desertos da Etiópia, a floresta amazônica e o Oceano Pacífico. A série foi criada em 1967 por Hugo Pratt, lenda dos quadrinhos que teve seus trabalhos expostos em diversos museus europeus. Ele foi citado como influência por autores e artistas como Tim Burton, Frank Miller, Woody Allen e Umberto Eco. Pratt morreu em 1995 em sua casa na Suíça. Em “As Helvéticas”, Corto Maltese vai junto do professor Jeremiah Steiner encontrar o escritor Herman Hesse, para realizarem uma pesquisa sobre o alquimista Paracelso. Eventualmente, Corto se vê transportado para a fábula de um livro que lê na cama, encontrando gorilas, feiticeiras e até a Morte. "Corto Maltese – As Helvéticas" Autor : Hugo Pratt Tradutor : Reginaldo Francisco Número de páginas : 96 páginas + capa cura Preço : R$ 49,00
MESTRE VITALINO EM QUADRINHOS "Quando o cartunista caruaruense Sivanildo Sill nasceu, em 1979, já haviam se passado oito anos desde a morte do seu mais ilustre conterrâneo, o ceramista Vitalino Pereira dos Santos, ou Mestre Vitalino. Diferente do menino pobre que brincava com restos de barro cedidos pela mãe louceira, no início do século passado, Sill passou a infânci devorando gibis. Em ambas as histórias, no entanto, o passatempo se transformou em profissão. Hoje um premiado quadrinista, o caruaruense empresta os traços para contar de maneira lúdica a biografia de um dos maiores símbolos da cultura e do folclore pernambucano. Em comemoração aos 103 anos de nascimento do artesão, lembrados neste mês, Sivanildo Sill lança a 2ª edição da HQ Vitalino, o menino que virou mestre (103 páginas, R$ 27). A comercialização da história em quadrinhos será feita pelo blog http://sillhqvitalino.wordpress.com. Em relação à primeira versão, o livro recebeu melhorias nos balões, capa nova e um capítulo extra sobre o reconhecimento do artesão como profissional, com acesso a direitos trabalhistas."
REVISTA ILUSTRAR http://www.revistailustrar.com/ "A primeira revista 100% brasileira feita por ilustradores, voltada para o mercado de ilustração nacional e internacional. A revista, inteiramente gratuita, terá sempre uma nova edição no dia 1 dos meses ímpares, e basta fazer o download do documento PDF. Mais do que simplesmente mostrar ilustrações ou recursos técnicos, a revista pretende mostrar o lado humano, cultural e artístico dos ilustradores, quase sempre desconhecido, mas fundamental na formação de qualquer grande profissional. A revista também pretende tocar outras áreas onde a ilustração pode estar presente, como o design, e também conversar com pessoas de fora da área, como cinema ou música, mostrando a importância que a ilustração tem em outras atividades, funcionando muitas vezes como parceria ou complemento de criação. Aprecie sem moderação, e até o próximo número."
ZINE BRASIL VENDE CAMISETAS PELA WEB "Estou inaugurando pagina “Lojinha da Mi” em meu blog pessoal, e melhor que isso, estou inaugurando com a venda de Camisas do Zine Brasil, com mensagens de carinho e apoio ao Quadrinho Brasileiro, à venda desses materiais tem como objetivo sustentar meus projetos na área; tanto na manutenção de meus blogs, o pessoal e o Zine Brasil, pois quem tem um blog há tanto tempo e com a responsabilidade que o ZB carrega sabe o trabalho que dá. Da mesma forma será uma forma de investir em minhas historias e revistas em quadrinhos que pretendo lançar, mas ainda não o fiz por falta justamente de dinheiro. Cada camisa ou revista em quadrinho que você adquire aqui no Zine Brasil, na Lojinha da Mi, ou na Banca Elshaday, você esta ajudando esta roteirista a contar suas historias! As camisas que ficaram lindas, ganharam uma modelo toda especial para divulgação, a “modelo” Cellynha Ramos, que vestiu as camisas do Zine Brasil para você poder conferir como ficaram, clique na página Lojinha da Mi, para conferir o resultado! Por isso solicite o número da conta por e-mail e reserve/compre sua camisa, ou simplesmente se desejar, faça sua doação, será muito bem vinda!" Contatos zinebrasil@gmail.com http://michelleramos.wordpress.com/loja/
ALEXANDRE SILVA NO QUADRINHOS PARA QUADRADOS E REDONDOS Em um bate papo de quase 1 hora com o apresentador Kendi Sakamoto, falou sobre sua carreira trabalhando com histórias em quadrinhos. Para assistir a entrevista: http://mais.uol.com.br/view/13071065 http://alexandrehq.blogspot.com.br/