28 de jun de 2012

Inscrições abertas para o 10º Salãozinho de Humor

Que tal aproveitar as férias escolares de julho para desenhar? Esta é a proposta que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de todo o país, matriculados na rede pública e privada de ensino. Em 2012, o tradicional e maior evento do gênero no Brasil realiza a décima edição do Salãozinho de Humor, que pode contar com a participação de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos. As inscrições estão abertas e seguem até 10 de agosto.
Participar do 10º Salãozinho de Humor é fácil. Basta retirar a ficha de inscrição no site oficial (http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/) e depois enviar pelos Correios até dois trabalhos que sejam produzidos nas categorias de humor charge, caricatura, cartum ou história em quadrinhos (leia mais abaixo).
O tema é livre e o formato deve ser o A4 (210 x 297 milímetros). É essencial que os desenhos sejam elaborados apenas pelo estudante, sem a ajuda de familiares, professores ou amigos. Atenção: a organização não aceita cópias ou plágios de trabalhos publicados ou não, que são desclassificados automaticamente.
Os interessados devem incluir no verso da folha o nome completo do autor, idade, data de nascimento, endereço completo, nome do pai ou responsável, escola, série, telefone e endereço de e-mail.
Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), está otimista com a décima edição. “Tivemos 1.800 trabalhos inscritos no ano passado. É a nossa vitrine para revelações no humor. Alguns participantes, depois de atingirem a idade limite no Salãozinho, até conseguiram entrar para a mostra oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.”
Duas são as categorias presentes no Salãozinho: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. Os três primeiros colocados em cada uma delas recebem troféu e o Salãozinho vai conceder ainda duas menções honrosas.
A exposição das obras selecionadas será aberta no dia 25 de agosto, mesma data de abertura do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e permanece em cartaz até 14 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba.
Os nomes que fazem parte do júri de seleção e premiação desta edição são Marilu Trevisan (artista plástica), Danilo D'Angeli (arte educador) e Willian Hussar (cartunista).
Desde o ano passado, o CEDHU Piracicaba firmou parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba, que permitiu a realização de oficinas de arte para capacitação de professores e o incentivo à participação de todas as escolas da rede (que compreende Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro).
Para a décima edição estão previstas, em datas a serem definidas, a oficina Introdução ao Desenho de Humor, em parceria com as Oficinas Culturais Carlos Gomes de Limeira, com alunos de 8 a 12 anos, sob a orientação do professor Dimas Restivo; e oficinas de desenho aos sábados e domingos, em Piracicaba, com Danilo D´Angeli.
Entenda a diferença das categorias
Charge – é a piada desenhada sobre fatos atuais. A charge é fruto do seu tempo e precisa que o sujeito que recebe a mensagem tenha informações anteriores sobre o assunto abordado.
Cartum – é uma piada de situação ou, em outras palavras, a piada solta. O assunto abordado não precisa estar ligado aos acontecimentos do momento, ou seja, se alguém ver o desenho hoje ou daqui a alguns anos, a piada não perderá a graça.
Caricatura – é o desenho de personagens da vida real com traços exagerados, como políticos, esportistas e celebridades da televisão.
Histórias em quadrinhos e tiras – são estórias contadas em uma sequência de imagens (quadros).
SERVIÇO – Inscrições para o 10º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Até 10 de agosto. Informações e envio de trabalhos: CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP – CEP 13405-123). Informações: (19) 3403-2615, contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou  http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/.

Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Rodrigo Alves | rasilva@gmail.com | (19) 9147-5733
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009

24º Prêmio HQMIX


O evento acontecerá hoje, dia 30 de junho, às 17h no Teatro do SESC Pompeia (São Paulo). http://www.hqmix.com.br/ O 24º Troféu HQMIX será realizado dia 30 de junho às 17h00, no SESC Pompeia. Na ocasião, serão apresentados os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico, de 2011, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas, da área, em todo o Brasil. A apresentação é do Serginho Groisman com show da banda Fábrica de Animais e performance do DJ MZK. O evento é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB e pelo Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG, com apoio do SESC Pompeia. A cada ano a estatueta do troféu é modificada homenageando um grande personagem dos quadrinhos e humor gráfico brasileiro. Nesse ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu o personagem SACARROLHA do desenhista Primaggio Mantovi. Nesse ano também será distribuído o jornal HQMIX com informações sobre os premiados e homenageados. E uma coleção de mais 20 cards de desenhistas brasileiros ao estilo dos cards de basquete americanos. A ideia é continuar uma coleção iniciada ano passado e que será acrescida de mais 20 nomes a cada edição anual do HQMIX. A distribuição será apenas no local, para quem assistir ao evento, por ter uma quantidade finita.

21 de jun de 2012

NOITE NA TAVERNA


Quanta Academia de Artes, Comix e a Editora Ática convidam para o lançamento de


NOITE NA TAVERNA
de Álvares de Azevedo


por

Reinaldo Seriacopi, roteiro.


Arthur Garcia, Franco de Rosa, Rodolfo Zalla, Rubens Cordeiro, Sebastião Seabra, Walmir Amaral, arte.


Quando: sábado, 23/6, às 18h

Onde: Quanta Academia de Artes (R. Doutor José de Queirós Aranha, 246, Vila Mariana, São Paulo. Tels.: 11 3214-0553 / 3214-4873

19 de jun de 2012

Peryc, O Mercenário

Prezados Amigos!
Finalmente o sonho se realizou!

A revista tem capa colorida e 32 páginas apresentando três histórias com o personagem Peryc, O Mercenário, criado por Denílson Reis. Nos roteiros, além de Denílson, tem a colaboração de Alex Doeppre e Gervásio Santana. As HQs são desenhadas por Marcel de Souza, Matias Streb e Jader Correa. A revista traz ainda ilustrações de Alex Doeppre, Daniel HDR, Hélcio Rogério, Jusciano Carvalho, Juliano Machado, Paulo Fernando e Ronilson Leal. A capa é de Marcel de Souza e a 4ª capa do Mestre Júlio Shimamoto, pintada por Marcelo Tomazi.

Peryc, O Mercenário 01
Capa colorida, 32 páginas, R$ 5,00
Lançamento: Multiverso Comic Con RS
Local: Colégio Marista São Pedro – Porto Alegre/RS
Data: 23 e 24 de junho de 2012

--
Denilson Rosa dos Reis
Fanzine Tchê - http://tchezine.blogspot.com/
Quadrante Sul - http://quadrantesul.blogspot.com/
Peryc, O Mercenário - http://perychq.blogspot.com/

Centro de Humor Gráfico de Piracicaba sedia lançamento de HQ

 
O CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), localizado no Engenho Central, sedia na próxima quinta-feira (21), às 20h, o lançamento da história em quadrinhos Fade Out – Suicídio sem Dor, produzida pelos artistas gráficos Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo.
De ritmo ágil, divertido e com muitas referências à cultura pop, cinema, TV e música, Fade Out – Suicídio sem Dor (R$ 19,90) foi concebido originalmente como roteiro de cinema. No entanto, ganhou as páginas das HQs graças a um prêmio do Estado de São Paulo para produção de histórias em quadrinhos, o ProAC (Programa de Ação Cultural).
Esta é a primeira história em quadrinhos do roteirista Beto Skubs e do desenhista Rafael de Latorre, em conjunto com o colorista Marcelo Maiolo, que trabalha para editoras como a norte-americana DC Comics.
Além do lançamento no CEDHU, está previsto para 21 de julho, das 15h às 18h, workshop gratuito com os autores, que vão apresentar todo o processo de criação e produção do trabalho.
Segundo Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba, esta é uma das ações do 39º Salão Internacional de Piracicaba, que está com inscrições abertas até 20 de julho e com exposição entre 25 de agosto e 14 de outubro.
“Estamos realizando a mostra Os Revolucionários, em cartaz no Museu Histórico Pedagógico Prudente de Moraes até 22 de julho. Em nossa sede, no Engenho Central, também pode ser vista a exposição Humor em Preto e Branco, com 50 reproduções de trabalhos premiados e selecionados nos 38 anos de realização do Salão de Humor, todos feitos em preto e branco”, explica o presidente do Salão.
A HISTÓRIA
Kurt contempla o suicídio. Ele quer se matar, mas tem problemas morais, religiosos e familiares. Como pode se matar sem que os amigos pensem que é um bunda mole? Quando encontra pistas de um serial killer em atividade, Kurt tem a oportunidade de refletir sobre sua própria vida e questões práticas da sua existência.
OS AUTORES
Beto Skubs – Formado em rádio e televisão, escreveu, dirigiu e produziu os curtas-metragem La Esmeralda (Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Produção na Mostra Jaguatirica-2002); Secretária Eletrônica (Seleção Oficial – Mostra do Audiovisual de São Paulo, Festival Nóia e Festival 5 Minutos de Salvador); Vestígios (Seleção – Mestre dos Gritos – Cinefantasy); além do videoclipe Terra Natal, da banda paulistana Clerks. Foi produtor-executivo do curta-metragem Destino (Melhor Fotografia, Melhor Design Sonoro – Mostra Jaguatirica-2005).
Escreveu o média-metragem Viver Outra Vez, premiado como Melhor Filme no Festival de Paraíso, que foi exibido no Festival Brasileiro de Los Angeles e no Santa Catalina Film Festival, e que está sendo adaptado como longa-metragem. É também criador e roteirista do seriado de ação policial Operação (X), em desenvolvimento para produção e exibição para TV.
Rafael de Latorre – Trabalha como ilustrador freelancer para o mercado editorial e publicitário desde 2006. Fez trabalhos para clientes como Odebretch, Fisk e Arcor, entre outros.
Foi arte finalista das HQs Arcadia e Supa Strika, publicadas na África do Sul.
Em 2009 ilustrou a HQ online Os Últimos Dias de Michael Jackson, para o site G1. É colaborador do Quanta Estúdio. Suicídio Sem Dor é sua primeira HQ autoral.
Maiolo – Formado em publicidade e propaganda, trabalha atualmente como designer e colorista. Na área de ilustração publicitária e editorial para o mercado, produziu trabalhos para empresas como Panco, Odebretch, Fisk, Arcor, Goodyear, entre outras, além de livros infantis como A Viagem de Mada para a editora Roda e Cia.
No mercado internacional, trabalhou para Strika Entertainment (África do Sul), com a HQ infantil Arcádia. Fez capas para editora Dark Horse da adaptação da série de TV de Stan Lee Who Wants To Be A Superhero; para a Dynamite Entertainment Athena, Red Sonja e Hercules; e para a DC Comics super-heróis como Superman, Wondergirl e Teen Titans.
Atualmente trabalha para a DC Comics nos títulos de horror, Demon Knights e I Vampire e para a IDW na série True Blood.
SERVIÇO – Lançamento de Fade Out – Suicídio sem Dor, no CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP). Dia 21 de junho, às 20h. Mais informações: (19) 3403-2600.

Assessoria de imprensa do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Rodrigo Alves | rasilva@gmail.com | (19) 9147-5733
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009

17 de jun de 2012

MEMBRO DA AQC EM PALESTRA SOBRE QUADRINHOS NO COLEGIO DANTE ALIGHIERI

Dia 19/06 Local: Colégio Dante Alighieri (Al. Jaú, 1061). Das 09h30 às 11h30 Livro Adotado: Dom Quixote Clássicos HQ
Falar sobre Quadrinhos em toda parte, uma missão! Falar sobre Quadrinhos para estudantes, um prazer!

15 de jun de 2012

FLAVIO, OTAKU, RQ, CARRIERO, PRIMAGGIO, MARCATTI, PIRA

CARTUNISTA FLAVIO VENDE ORIGINAIS http://flavioshop.blogspot.com.br/ Os preços começam em R$ 10 (mais postagem), em compras acima de R$ 100,00 a postagem e' gratuita. São cartuns, caricaturas e ilustrações. Contatos com Flάviσ (32) 9159-4939 flaviodiario@gmail.com Blog http://flaviodealmeida.blogspot.com/ Facebook http://www.facebook.com/2flavio
PREFACIANDO O NOVO LIVRO DO FLAVIO (Bira Dantas) Conheço o Flavio de Almeida ha algumas décadas. Primeiro pelos seus cartuns e quadrinhos geniais na revista MAD. Eu devia ter meus 16 anos, estava iniciando minha trajetoria por este mesmo mundo do humor desenhado... Depois pelos papos virtuais na lista de cartunistas ImagoDays criada pelo Kipper, eu com os meus 30 anos. Sua experiencia e conhecimento denotavam uma estrada solida na profissão. Finalmente, em 2006, eu o conheci em carne, osso e carioquês (esse sotaque peculiar que acompanha quem nasce entre São Paulo e Espirito Santo, por onde for) no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista, capitaneado pelo Denis Mendes. Alias, foi neste Salão (onde fizemos parte do corpo de juri junto com Mastrotti, Verde, Antonio Eder e Orlandelli) que ele e o Verde resolveram criar as tiras de "Dona Marisa, a Inútil" so pra me aporrinhar e acabou dando certo (rs)! Como o Flávio mesmo diz: “é um cartunista que leva a vida correndo o risco”. Mas o que importa aqui é a Dasdô -uma dona de casa oprimida pela vida sem perspectiva e pelo marido machão- uma personagem tão recorrente nesse nosso Brasil ainda cheio de injustiças. E o que importa mais ainda: o Flavio faz a gente rir de situações dramaticas. Como diria outro carioca ilustre, Noel Rosa: Sem humor não tem graça! Por isso, o que o Flavio faz mostra-se tão importante... Fazer as Dasdôs se incomodarem e darem o troco. E os machões se tocarem e se acovardarem. VIVA A DASDô, VIVA O FLAVIO!
OTAKU NO NIPO (CAMPINAS SP) Um dos festivais tradicionais de Anime e Manga' na cidade, organizado por Gabriele Mayla (professora de Manga' da Escola de Arte Pandora), Angie Lucena, Akira Komiyama, Robson Reis, André "Shinka" Dorte e outros. Local: Instituto Cultural Nipo Brasileiro Rua Camargo Paes, 118 Guanabara - Campinas Dias: 16 e 17 de Junho de 2012 Horário: 11h às 20h Ingresso Antecipado: 10 reais Ingresso na Porta: 13 reais + *1kg de Alimento não perecível *exceto Sal http://www.facebook.com/OtakuNoNipo "O Otaku no Nipo nasceu em 2008 em comemoração ao centenário da imigração japonesa na cidade de Campinas. Este evento aconteceu através da parceria do Grupo Otaku no Ie e do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, com a intenção de mostrar o melhor da cultura japonesa, especialmente desta voltada para os jovens, através dos games, animes e mangas, sem deixar de lado todos os costumes tradicionais e seculares que envolvem essa cultura. A finalidade do Otaku no Nipo é reunir todos esses elementos em um único evento, proporcionando assim um encontro para idéias, informação, e muita diversão! Na edição de 2009 o evento fez uma homenagem Akira Toriyama (desenhista e roteirista) e os 25 anos da sua obra mais conhecida, que é Dragon Ball. Na segunda edição de 2009, como tivemos problemas com a troca de data das provas do Enen, acabamos por não fazer um evento. Mas para não deixarmos o público sem nada optamos por fazer um Mega encontro, com Entrada Franca. Em 2010 fizemos duas edições, na primeira, nosso tema foi Estúdios Clamp (Sakura Card Captor, Chobits Guerreiras mágicas de Rayearth, Tsubasa Reservoir Chronicles, XxxHolic e outros), comemorando os seus 20 anos de existência. 2011 foi uma edição especial homenageando um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa: Hayao Miyazaki e seu Estúdio Ghibli."
EXPO NO ESTUDIO DO CARRIERO (CAMPINAS SP) Av. Barao Itapura, 2043 http://www.facebook.com/fabiano.carriero "Caveiras e Doideiras aquecendo no pré-inverno, com obras de jurassicos e loucos como Paulo Branco e Bira Dantas que somando os anos de profissão capaz de ser mais velho que todos os participantes, além do já clássico rocker Daniel Ete Giometti que apavora nas caveiras e nas doideiras, influenciando o sujos seguidores do punk-roça-stars, além disso vai ter "pegada sonora" sim para ser flechadas do cupido, e alcançar corações soltos, teremos no começo Felippe Gomes skater morador da praça das águas com uma seleção de músicas que vai atirar do seu pen drive e logo depois Cássio Abreu na musicalidade para apavorar o cafofo, lembrando que é pequeno igual o dono, nessa exposição também teremos Rafael Vaz com projeções na parede, e nossa amiga Maria Paula Ferraz Dias no comando da disposição das obras, e no apoio Disorder Campinas , Carriero Studio, além de intervenções no dia do @coletivo fuzz." http://www.facebook.com/events/282913415137962/ Segue a penca de expositores:
paulo Branco shimamoto bira Dantas mario cau eduardo ferigato sérgio campelo etê enoc jr filipe guimarães luize melo philippe bacana casa do lado wilian barros stegun carriero jessica teodoro thami souza caio boteghim maria paula vinicius dos anjos vinicius guerbes lais bicudo eduardo araujo thadeu canaes caio yo eduardo Araujo jader nana saviani dener vaz coletivo fuzz rafael vaz
AGOSTO PRA TUDO! http://rquadrinhos.blogspot.com.br/ (Beto Potiguara) "Para quem não participou da festa ano passado vai aí os informes gerais: Esse evento vem comemorar o aniversário da REPÚBLICA DOS QUADRINHOS, pois foi em Agosto de 2006 que a marca foi vinculada oficialmente nacionalmente por meio do fanzine Potylândia, mesmo tendo sua criação e tentativas de implantação desde 1999. O AGOSTO PRA TUDO visa divulgar a HQB independente do país e inclusive, o nome de artistas de outras áreas das artes gráficas (ilustradores, chargistas, cartunistas, etc). Ano passado foram 36 webcomics vinculadas. Esperamos repetir o sucesso ou superá-lo, seja pelo nº de participantes como pela divulgação. O que fazer pra participar? Ao contrário do ano passado não ficarei mais responsável como único editor. Cada artista terá liberdade total para produzir seus materiais, basta somente preencher os "requesitos" abaixo e se esforçar para cumprir os prazos definidos, valeu? Qualquer dúvida estamos aqui. Segue as informações: Cabe a cada autor ou grupo produzir sua própria webcomic, enviando-nos a mesma em formato PDF (preferencialmente em tam. A-5). As capas devem ser enviadas antes para começarmos a divulgação (a partir de hoje até o dia 15 de julho). Nelas o selo do AGOSTO PRA TUDO (anexo em JPEG) deve vir em algum ponto da capa. O logo da RQ (anexo em psd editável) não é necessário vir na capa (a não ser para os membros oficiais será obrigatório), mas deve vir no interior da mesma. O número de páginas será livre: no mìnimo 12 e sempre múltiplos de 4 (com a capa e os créditos inclusos nisso). Ex: 12p, 16p, 20p, 28p, 32p, 64p, etc. Lembrem-se que os arquivos devem ser leves para o download, então duas webcomics com 32 páginas ou 4 com 16 serão mais bem recebidas que uma com 64 ou 100 páginas. Quanto ao teor: liberdade criativa total! Fanzines virtuais! Portfólios! HQS, coletâneas de charges, cartuns, monografias e teses que falem da nona arte ou das artes gráficas em geral, etc. Incluir a Biografia do autor (es) e um resumo do projetono final de cada edição."
PRIMAGGIO E MARCATTI HOMENAGEADOS PELO HQMIX Um virou trofeu Sacarrolha, o outro, Mestre (leia entrevista com ele no site). http://trofeu-hqmix.blogspot.com.br/
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SALÃO DE PIRACICABA http://salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/humor/
AQC NO FACEBOOK http://www.facebook.com/aqcsp

14 de jun de 2012

13 de jun de 2012

Pesquisa sobre Caricatura e Charge

Me chamo Wira Nunes e estou desenvolvendo um catálogo de artista retratando a vida e obra do artista Honoré Daumier, que viveu durante as grandes revoluções francesas e em suas obras atacava o sistema politico, legislativo e judiciário.O objetivo deste catalogo é fazer um resgate histórico de suas obras e como a caricatura e charge eram desenvolvidas na época do movimento artístico do Realismo.

A pesquisa é básica e rápida e consiste em apenas 9 perguntas
____________________________________________________
 
1- Qual a sua idade?

_____

2 - Cite pelo menos 3 hobbies favoritos.




3- Qual o ultimo livro que você leu?




4- Qual o municipio/bairro onde você mora?




5- Você usa referência nas criações de charges e caricaturas?
(___) Sim -- (___) Não

6- O quanto você considera importante estudar história da charge e caricatura? Considera 5 para mais; e 1 para menos:
(___) 1 -- (___) 2 -- (___) 3 -- (___) 4 -- (___) 5

7- Você procura estar informado no ramo político-social e fatos que fizeram parte da história do Brasil e do Mundo?
(___) Sim -- (___) Não

8- Você considera o charge sendo algo exclusivamente voltado para fatos sócio-políticos?
(___) Sim -- (___) Não

9- A charge e caricatura tinham por objetivo por volta de 1600 criticar a política, Reis, a nobreza e os fatos sociais que aconteciam com a população. Você acredita que o foco atual da charge e caricatura tenha mudado, como criar charges e caricaturas por diversão e popularidade, com o passar dos séculos?

(___) Sim -- (___) Não
 
_________________________________________________________________

Att

Wira Nunes



Design, Arte, Fotografia, Inspirações

Curta nossa página no Facebook

11 de jun de 2012

12ª Feira HQ do Piaui prorroga inscrições


(ATUALIZAÇÃO)
O prazo de inscrição foi adiado e estamos chegando na reta final dele

No site tem todas as informações para o interessado se inscrever, tanto na Feira HQ (até dia 22 de junho) quanto no seminário (até 9 de julho)

Aqui temos a lista dos convidados

O evento é patrocinado pelo BNB e BNDES e tem apoio do governo do estado do Piauí

===========================================
O maior evento de quadrinhos e cultura pop do Piauí, patrocinado pelo BNB e BNDES, com apoio do Governo do Estado do Piauí, através da FUNDAC e CCOM, está com as inscrições prorrogadas para garantir a partição de todos. Até o dia 22 de junho, desenhistas, roteiristas e todos os demais praticantes das categorias do edital da 12ª Feira HQ podem enviar seus trabalhos e disputar as premiadas colocações. O regulamento e a ficha de inscrição continuam disponíveis no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí, o http://nucleodequadrinhos.org/?page_id=362.


4º Seminário de Quadrinhos abre chamada para trabalhos
Professores, estudantes e pesquisadores acadêmicos estão convidados a participarem do 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí, que acontece dentro da 12ª Feira HQ, nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho no Complexo Cultural Clube dos Diários em Teresina. A proposta do evento é discutir as Histórias em Quadrinhos do ponto de vista universitário, através da pesquisa e da produção científica. O edital está disponível no site do Núcleo de Quadrinhos do Piauí (http://nucleodequadrinhos.org/?page_id=55) e traz todas as informações para quem pretende participar como ouvinte ou como autor de artigo científico. A programação inclui exposições dos trabalhos produzidos, palestras e oficinas, com direito a certificado. Os convidados e as temáticas a serem debatidas serão anunciadas em breve.

10 de jun de 2012

DOE UMA CHARGE

Promova a Reforma Política: doe uma charge ou desenho para divulgar o projeto de iniciativa popular
Junte-se aos movimentos sociais que se mobilizam por uma Reforma do Sistema Político. Uma reforma ampla, popular, democrática e que possibilite a participação da população nas decisões políticas e não apenas nos momentos eleitorais. Queremos uma nova forma de se pensar e fazer política. Estamos convidando você a entrar nesta Campanha, doando uma charge ou desenho sobre um dos seguintes temas:
- Financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais;- Ampliação e fortalecimento dos mecanismos de democracia direta;- Combate à corrupção e fim dos privilégios e da impunidade.- Ampliação da representação de mulheres, da população negra, da população   indígena e de outros grupos subrepresentados no Poder;
 

Leia mais Documento em PDF
Leia mais Documento em Word


Apoio

7 de jun de 2012

CD CRÂNIO Volume 1

Olá Amigos,
Mesmo Disponibilizando Todas as Edições do Fanzine do CRÂNIO lançadas até agora tenho recebido muitos pedidos de amigos e fãs do CRÂNIO que talvez por não terem paciência para Baixar as Edições me pedem para coloca-las em um CD à venda.
Atendendo aos Pedidos aqui está finalmente o CD CRÂNIO Volume 1 contendo As Edições 1 ao 20.
As Edições seguintes serão colocadas mais prá frente no Volume2.
A quem intereçar o CD custa Apenas R$ 8,00
(porte já incluso).
Pedidos podem ser feitos diretamente à mim pelo E-Mail
fscranio20@yahoo.com.br
Em breve deverá está disponível também na loja Virtual Bodega do leo.

www.francinildosena.blogspot.com

5 de jun de 2012

OFICINA DO TRILHO (JUNDIAI), EXPO CARCAMO (SP), MOSTRA CUBANA E BIENAL DO HUMOR EM PENELA (PORTUGAL), ZINES GAUCHOS

OFICINA SOBRE ZINES EM JUNDIAI (SP) Paulo Trilho faz charges para o Sindicato dos Bancarios de Jundiai, ganhou 1º lugar no Salão de Humor de Jundiai, Hortolândia e Cerquilho; 2º lugar no Salão de humor de Campo Limpo paulista. Publicou tiras diarias no Jornal de Jundiai por 8 anos. Dia 16 de Junho, 10h00. Biblioteca Pública Municipal "Prof. Nelson Foot" Av Dr Cavalcanti, 396 - Centro (Complexo Argos) Jundiaí / SP Fone: (11) 4527-2110 Fax: (11) 4526-3894 e-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br http://bloggdotrilho.blogspot.com.br/
EXPO VERSÕES PICTORICAS (SP) Com obras de cinco artistas e professores do Plein Air Studio em São Paulo. Haverá um pequeno coquetel de recepção no dia de abertura. Dia 14 de junho de 2012 às 19:00hs. Visitação até dia 20 de julho. http://gcarcamo.blogspot.com.br/ Artistas: Alexandre Reider Gonzalo Cárcamo Marcus Claudio Charles Oak Juliana Limeira Rua Cristiano Viana, 180 bairro: Jd. Paulista-SP / Tel (11) 3898-1379 “Este ponto de encontro rotineiro torna-se o espaço de uma exposição onde a profunda afinidade, percepção da arte e da beleza se manifestam em diversas versões.” MOSTRA CUBANA DE CARTUNS Dedete (suplemento humoristico da Juventude Rebelde) convida todos humoristas graficos do planeta a participar com seus cartuns ecologicos da Mostra Internacional «Salve o Homo Sapiens». De 5 de junho a 5 de agosto 2012, para comemorar o vigesimo aniversario do Encontro da Terra (Rio de Janeiro) onde o Comandante Fidel Castro Ruz alertou os dirigentes do mundo sobre o perigo de extinção da especie humana. A Mostra podera' ser vista no site Dedeté http://www.dedete.cu Para participar, envie ate' 5 cartuns (em qualquer tecnica) e foto para o e-mail contatto@dedete.cu Resolução: 300 DPI Formato: A3 ou A4, jpeg MAIS INFOS COM ADÁN Director do Dedeté (UNEAC. Sección Humor Gráfico) adan@dedete.cu http://adanalmacen.blogspot.com http://es.toonpool.com/artists/adancartoons_5449 http://www.facebook.com/iglesiastoledo
III BIENAL de HUMOR “LUÍS D’OLIVEIRA GUIMARÃES” - PENELA 2012 http://regulamentoscartoon.blogspot.com.br/2012/04/rules-of-third-biennial-of-humor-luis.html Organização: Câmara Municipal de Penela / Junta de Freguesia do Espinhal Produção: Humorgrafe Director Artístico: Osvaldo Macedo de Sousa humorgrafe.oms@gmail.com http://humorgrafe.blogspot.com.br/
1 - Tema: DAS LETRAS E JORNALISMO (caricaturas de escritores, jornalistas, pensadores, ou desenhos de humor sobre as letras, os alfabetos, a leitura, a imprensa, as liberdades de imprensa, os desacordos ortográficos…) 2 - Aberto à participação de todos os artistas gráficos com humor, profissionais ou amadores. 3 – Data Limite: 10 de Junho de 2012 (Devem ser enviados para humorgrafe.oms@gmail.com, humorgrafe@hotmail.com ou humorgrafe_oms@yahoo.com - No caso de não receberem confirmação de recepção, reenviar de novo SFF) 4 - Cada artista pode enviar, via e-mail em formato digital (300 dpis formato A4) até 5 trabalhos originais, a preto e branco (uma só cor – não são aceites desenhos a 2, 3 ou 4 cores), aberto a todas as técnicas e estilos como caricatura, cartoon, desenho de humor, tira, prancha de bd (história num prancha única)... devendo estes vir acompanhados com informação do nome e morada, e-mail, telefone e nº contribuinte. 5 - Os trabalhos serão julgados por um júri constituído por: um representante da Câmara Municipal de Penela; por um representante da Junta de Freguesia do Espinhal; um representante da família Oliveira Guimarães; pelo Director Artístico da Bienal; um representante dos patrocinadores, um representante de comunicação local e um a dois artistas convidados, sendo outorgados os seguintes Prémios: * 1º Prémio da III BHLOG- 2012 (no valor de € 1.800) * 2º Prémio da III BHLOG- 2012 (no valor de € 1.300) * 3º Prémio da III BHLOG- 2012 (no valor de € 800) O Júri poderá conceder até cinco Prémios Especiais a título honorífico. 6 - O júri outorga-se o direito de não publicar aqueles trabalhos que não atinjam a qualidade mínima exigida, fazendo uma selecção dos melhores trabalhos para expor no espaço disponível. 7 – A organização informará todos os artistas por e-mail se foram seleccionados, e quais os artistas premiados. Os trabalhos premiados com remuneração, ficam automaticamente adquiridos pela organização. Os originais dos trabalhos premiados deverão ser entregues à organização (o original em trabalhos feitos a computador é um print de alta qualidade em A4, assinado à mão e numerado 1/1), porque sem essa entrega, o Prémio monetário não será desbloqueado. 8 - Será publicado catálogo, assim como eventualmente postais, que serão enviados a todos os artistas seleccionados. 9 - Os direitos de reprodução são propriedade da organização, logo que seja para promoção desta organização, e discutidos pontualmente com os autores, no caso de outras utilizações. 10 - Para outras informações contactar o Director Artístico: Osvaldo Macedo de Sousa (humorgrafe.oms@gmail.com) ou III Bienal de Humor Luís d’Oliveira Guimarães, Sector de Cultura, Câmara Municipal de Penela, Praça do Município, 3230-253 Penela - Portugal. 11 - A III Bienal de Humor Luís d’ Oliveira Guimarães – Penela 2012, realiza-se de 1 a 30 de Setembro na Biblioteca Municipal de Penela, com extensão a Lisboa em Outubro (Faculdade de Letras de Lisboa) e em Novembro à Escola Superior de Comunicação Social de Coimbra.
ZINES DO DENILSON REIS Vejam a galeria de capas de publicações de 2011 no Facebook. Acessem: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.203663859741800.45853.100002945617501&type=3&l=91dab37531
Caverna dos Gibis 02 - resenhas sobre quadrinhos com destaque para a produção independente.
A Tréplica 07, debates ideológicos
Tchê 39 - Fanzine de quadrinhos com capa colorida de Mozart Couto. 40 páginas. R$ 5,00. Pedidos por e-mail ou na Bodega do Leo. Para adquirir é só pedir por e-mail: tchedenilson@gmail.com

4 de jun de 2012

Revista CARTUM

Quem curte quadrinhos divertidos não pode deixar de conhecer o site da CARTUM: nele estão disponíveis, a princípio, 13 excelentes revistas para visualização e download: as revistas CARTUM nº 60 ao 71, a revista BRUSQUE ONTEM volume V e a cartilha do Verão 2011. No decorrer deste ano novas edições serão incluídas.
Também é possível conhecer os históricos do autor e da revista, além de acessar o link de notícias (atualizado semanalmente) e entrar em contato com o seu desenhista Aldo Maes dos Anjos.
Quem aprovar este trabalho poderá formalizar uma assinatura anual, através das instruções ali contidas e participar do fã clube oficial da CARTUM.
A CARTUM é produzida em Brusque – SC desde junho de 2001 com um bom humor inconfundível. Vale a pena conhecer!!



www.revistascartum.com.br

1 de jun de 2012

Antes que o mundo acabe, participe da Picles 02!










































O Fim do Mundo Está Chegando!!!!!!

O fim do mundo está chegando e a edição da “Picles” 02 logo estará começando! Já temos 31 páginas preenchidas com nove autores. 
Os profetas do apocalipse são os seguintes: Floreal, Eder Santos, Paulo Cesar Cid, Alex Guenther, Paulo Alves, Wanderley Felipe, Xalberto, Sergio Morretini e Vasqs. Até agora reunimos quadrinhos, charges, cartuns, tiras e texto de humor, numa seleção bem variada e muito bem humorada de como se pode enfrentar os ultimos dias da humanidade!!!!
O tempo está se esgotando! Faltam apenas 21 páginas para serem preenchidas! Por isso, não perca tempo envie logo seu trabalho!!!

Worney Almeida de Souza

Vencedores e Selecionados para o Eco Cartoon 2012








Selecionados, veja lista no: http://www.ecocartoon.com.br/eco2012/juri.asp