Inscrições abertas para o 10º Salãozinho de Humor

Que tal aproveitar as férias escolares de julho para desenhar? Esta é a proposta que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de todo o país, matriculados na rede pública e privada de ensino. Em 2012, o tradicional e maior evento do gênero no Brasil realiza a décima edição do Salãozinho de Humor, que pode contar com a participação de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos. As inscrições estão abertas e seguem até 10 de agosto.
Participar do 10º Salãozinho de Humor é fácil. Basta retirar a ficha de inscrição no site oficial (http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/) e depois enviar pelos Correios até dois trabalhos que sejam produzidos nas categorias de humor charge, caricatura, cartum ou história em quadrinhos (leia mais abaixo).
O tema é livre e o formato deve ser o A4 (210 x 297 milímetros). É essencial que os desenhos sejam elaborados apenas pelo estudante, sem a ajuda de familiares, professores ou amigos. Atenção: a organização não aceita cópias ou plágios de trabalhos publicados ou não, que são desclassificados automaticamente.
Os interessados devem incluir no verso da folha o nome completo do autor, idade, data de nascimento, endereço completo, nome do pai ou responsável, escola, série, telefone e endereço de e-mail.
Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), está otimista com a décima edição. “Tivemos 1.800 trabalhos inscritos no ano passado. É a nossa vitrine para revelações no humor. Alguns participantes, depois de atingirem a idade limite no Salãozinho, até conseguiram entrar para a mostra oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.”
Duas são as categorias presentes no Salãozinho: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. Os três primeiros colocados em cada uma delas recebem troféu e o Salãozinho vai conceder ainda duas menções honrosas.
A exposição das obras selecionadas será aberta no dia 25 de agosto, mesma data de abertura do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e permanece em cartaz até 14 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba.
Os nomes que fazem parte do júri de seleção e premiação desta edição são Marilu Trevisan (artista plástica), Danilo D'Angeli (arte educador) e Willian Hussar (cartunista).
Desde o ano passado, o CEDHU Piracicaba firmou parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba, que permitiu a realização de oficinas de arte para capacitação de professores e o incentivo à participação de todas as escolas da rede (que compreende Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro).
Para a décima edição estão previstas, em datas a serem definidas, a oficina Introdução ao Desenho de Humor, em parceria com as Oficinas Culturais Carlos Gomes de Limeira, com alunos de 8 a 12 anos, sob a orientação do professor Dimas Restivo; e oficinas de desenho aos sábados e domingos, em Piracicaba, com Danilo D´Angeli.
Entenda a diferença das categorias
Charge – é a piada desenhada sobre fatos atuais. A charge é fruto do seu tempo e precisa que o sujeito que recebe a mensagem tenha informações anteriores sobre o assunto abordado.
Cartum – é uma piada de situação ou, em outras palavras, a piada solta. O assunto abordado não precisa estar ligado aos acontecimentos do momento, ou seja, se alguém ver o desenho hoje ou daqui a alguns anos, a piada não perderá a graça.
Caricatura – é o desenho de personagens da vida real com traços exagerados, como políticos, esportistas e celebridades da televisão.
Histórias em quadrinhos e tiras – são estórias contadas em uma sequência de imagens (quadros).
SERVIÇO – Inscrições para o 10º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Até 10 de agosto. Informações e envio de trabalhos: CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP – CEP 13405-123). Informações: (19) 3403-2615, contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou  http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/.

Assessoria de imprensa do
39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Rodrigo Alves | rasilva@gmail.com | (19) 9147-5733
Marcela Delphino | marcela.delphino@gmail.com | (19) 9645-0009

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP