EXPOS, QUADRINHOS, CARTUNS E CARICAS EM SAMPA

DIA 26 DE MAIO ACABA A EXPO QUADRINHOS 51 EM SAMPA Não perca esta maravilhosa exposição de artes originais dos grandes mestres dos quadrinhos brasileiros! A Exposição Quadrinhos ´51 tem como objetivo celebrar os 61 anos da Exposição Mundial de Quadrinhos de 1951, o mais importante evento do gênero na história brasileira, e para isso, conta com palestras e debates.
(Foto do ultimo debate)
No dia 26 de maio, 14h00 (último dia do evento) palestra 1951 - Uma Exposição Educativa, com Álvaro de Moya e Maurício Kus, e a exibição do filme História em Quadrinhos, de Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya. http://quadrinhos51.wordpress.com/ Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo. (11) 4113-5019
NESTA SEXTA: "SEGUNDO SINAL": 80 CARTUNS DO FIGUEIREDOWIL NA HQMIX LIVRARIA (SP) Dia 25/05, 6a. feira, 20 horas. Livraria HQ Mix, rua Tinhorão, 124 - Pacaembu (ao lado da FAAP)
NESTE SABADO, ZE' DO CAIXÃO NA GIBITERIA "O CARA DOS QUADRINHOS" EM SAMPA http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n25082011_01.cfm (Marcelo Naranjo - Universo HQ)
No próximo sábado, 27 de agosto, das 14h às 16h, o mestre do terror José Mojica Marins, o Zé do Caixão, participará de uma sessão de autógrafos como parte dos eventos comemorativos da inauguração da loja O Cara dos Quadrinhos, na Galeria do Rock (Rua 24 de Maio, 62, 2º andar, Loja 329), em São Paulo/SP, que iniciou suas atividades no dia 6 deste mês. Ícone do terror, Mojica tem uma longa relação com as HQs: há muitas décadas é um reconhecido colecionador e roteirista desta mídia. Seu sinistro personagem tem figurado em narrativas gráficas desde 1968, com destaque para a revista O Estranho Mundo de Zé do Caixão, a quadrinização do filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma e por sua participação na Brazilian Heavy Metal, de 1996, que estará à venda na loja. Os presentes terão oportunidade de adquirir cópias autografadas de álbuns como Prontuário 666, que é um prelúdio do filme Encarnação do Demônio (2008), e do box de DVDs com a coleção Zé do Caixão. Preparada para a ocasião, a loja estará decorada com diversos itens de terror e do fantástico e disponibilizará para venda o curta-metragem de animação Undertaker, criado por Cláudio Ellovitch, cineasta, quadrinhista e sócio da loja.
SABADO, LANÇAMENTOS NA COMIX BOOK SHOP LIVRARIA (SP) Alameda Jaú, 1998 Cerqueira César – São Paulo/SP CEP: 01420-002 SP TEL: 11-3088-9116 / 3061-3893
DITADURA NO AR #2 Nosso grande amigo Raphael Fernandes vai lançar o segundo número da sua revista em quadrinhos Ditadura No Ar. Clima noir e temas policias barra-pesada ambientados num Brasil pré-democracia. Vale muito a pena. Fica a dica. (Pin-up feita por Bira Dantas)
ROBERTO GUEDES E STAN LEE NA COMIX (Jota Silvestre - Papo de Quadrinho) http://revistaogrito.com/papodequadrinho/2012/05/23/dois-otimos-lancamentos-neste-final-de-semana-em-sao-paulo/ O outro lançamento é Stan Lee – O Reinventor dos Super-Heróis, do autor, roteirista, tradutor e estudioso Roberto Guedes, que sai pela editora Kalako – e anunciado com exclusividade, e muito orgulho, pelo Papo de Quadrinho em dezembro do ano passado.
Primeira biografia brasileira do cocriador do Universo Marvel, o livro abrange desde a infância de Lee num bairro pobre de Nova York até os dias atuais. Ilustrado com imagens raras, o livro apresenta passagens curiosas e pouco conhecidas, como o encontro com o mestre dos mangás Osamu Tezuka, a amizade com Bob Kane, e uma visita do cineasta Federico Fellini à redação da Marvel. Se o leitor mora na capital paulista, não pode perder esta oportunidade."
ESPECIAL SOBRE CHARGISTAS SINDICAIS NA TVT http://www.tvt.org.br/watch.php?id=8995 Primeira parte da série especial sobre Cartunistas e Charges no Sindicalismo na TV dos Trabalhadores. A arte das charges virou instrumento de mobilização e luta dos trabalhadores. A segunda reportagem da série especial mostra como Henfil influenciou e motivou os trabalhadores contra o regime militar. Terceira parte: As campanhas dos metalúrgicos do ABC e as críticas aos governos Sarney, Collor e FHC.
ASSINE A MAD
A edição nacional tem se destacado por publicar grandes nomes dos Quadrinhos brasileiros. Desde o numero 8, reforço reúne diversos profissionais consagrados, entre eles: Marcio Baraldi (Roko-Loko, Vale Tudo), Marcatti (Desventuras de Fraúzio, A Relíquia), Jorge Barreto (Os7, A Fábrica), Vasqs (Os7), Bione (Papa-Figo), Gilmar (Para Ler Quando o Chefe não Estiver Olhando), Ed Sarro (Os7), Daniel Lafayette, Bira Dantas (BiraZine), Alves e muitos outros. A revista tem também o retorno de três autores clássicos da MAD nacional: Flávio, Xalberto e Amorim. E, claro, a revelação de novos talentos como Elias Silveira, Raphael Salimena (Mundo Canibal), João Pinho, Heneh, Nunes, Judao, Davi Calil, Thiago Cruz, Guto Dias, Fabio Turbay, Jackson, Rafael Correa, Danilo Dias, Ricardo Tukomoto, Dedo Zuka, entre varios! http://www.assinepanini.com.br/DetalheRevistas.asp?Produto_txt=MAD&Site_txt=FACEBOOK&Origem_txt=FBREVISTAMAD&Formato_txt=FBREVISTAMAD&Banner_txt=FBREVISTAMAD&Versao_txt=FBREVISTAMAD
ENTREVISTA COM O QUADRINHISTA MJ MACEDO http://contraversao.com/entrevista-com-o-quadrinista-que-transformou-cidade-de-deus-em-hq/ “Cidade de Deus” é um dos filmes nacionais mais cultuados de todos os tempos! Em 2012, a obra completa dez anos e nunca foi tão atual ou mesmo superado em nosso cinema. Para celebrar essa data tão importante para a sétima arte brasuca, Fernando Meirelles produziu uma adaptação do longo para as histórias em quadrinhos que será lançada este ano.
A responsabilidade de conduziu um projeto dessa estatura ficou por conta de uma equipe talentosa de quadrinistas, mas dentre eles o destaque fica para MJ Macedo. Esse nome não é muito conhecido no mercado de quadrinhos nacional, principalmente por MJ ter trabalhado mais segurando a bronca de projetos maiores do que realizando seus próprios. Baixando a poeira da vida louca de ilustrador, escritor, quadrinista e faz tudo, o cara decidiu mostrar as carras e dar uma guinada em sua carreira. Por isso, inconformado com o talento do cara ainda não ter sido revelado, decidi entrevistar MJ Macedo e pedir pro cara contar tudo sobre “Cidade de Deus” em quadrinhos e seus milhares de projetos de dominação mundial."
TOP 15: OS NOVOS CLÁSSICOS DA CULTURA (Luiz Braz) http://rascunho.gazetadopovo.com.br/top-15-os-novos-classicos-da-cultura/
"O livro do cemitério, romance de Neil Gaiman com ilustrações de Dave McKean, publicado originalmente em 2008. No Brasil saiu em 2010. É a história sombria, gótica, fantástica de Ninguém Owens, ou simplesmente Nin, um garoto criado pelos fantasmas que habitam um cemitério após sua família ter sido assassinada. Mirando principalmente o público jovem, o romance homenageia, desde o título, O livro da selva, de Rudyard Kipling."
QUADRANTE SUL UniversoHQ divulga os novos fanzines do Grupo Quadrante Sul. Acessem:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n14052012_03.cfm
OFICINA DE CARICA COM BAPTISTÃO NA QUANTA http://www.quantaacademia.com/escola/cursos_de_ferias_caricatura.htm Baptistão, um dos mais importantes caricaturistas do país, dará uma oficina especial neste ano na Quanta! Será uma AULA DEMONSTRAÇÃO, na qual o artista produzirá ao vivo uma de suas artes. E, à medida em que produzir, fará comentários sobre seus processos de trabalho. Baptistão falará também sobre como pensa a figura e altera suas formas, destacando, exagerando e estilizando os principais elementos anatômicos e fisionômicos, reinterpretando graficamente as características do personagem.
Esta é uma oportunidade única de conversar com um artista renomado durante seu processo de criação. Você verá como o caricaturista pensa, quais são seus processos criativos e técnicas utilizadas, e suas experiências no mercado de trabalho. Nesta edição de suas já tradicionais Oficinas na Quanta, Baptistão utilizará como técnica LÁPIS DE COR. Imperdível! Faixa etária: a partir de 14 anos Carga horária: 6 horas DIA 28 de Julho – Sábado das 10 às 17h – com uma hora de intervalo.
HOMENAGEM A JOSE LANZELOTTI
"Criador de Raimundo, o cangaceiro, primeiro Herói Nacional na história dos quadrinhos. O ilustrador José Lanzellotti (1926-1992) dedicou parte de sua vida na intensa pesquisa e registro de costumes e tradições em diversas regiões do Brasil. http://fotolog.terra.com.br/joselanzellotti No legado do artista esta a criação do primeiro herói nacional de quadrinhos no ano de 1953, Raimundo Cangaceiro, Jussara Lanzellotti, filha do ilustrador e o cartunista bauerense Leandro Gonçalez, falam sobre esta produção, que apenas recentemente vem sendo resgatada."

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -