Lançamentos da editora Júpiter II

(enviado por José Salles da Jupiter II)
-

Saiu com o selo Júpiter II o sétimo número do Tormenta (super-herói dos Quadrinhos criado por Eduardo Manzano), 24 páginas preto & branco, no formatinho 21 cm x 15 cm, capa couchê colorida ilustrada por Adauto Silva, com a reconhecida maestria (preço de capa R$ 3,00). Apresentando a segunda e derradeira conclusão da história “A Grande Aventura”, iniciada no número anterior. Arte de José Menezes, o velho mestre da RGE, do Kung Fu da Ebal, da Bloch, ilustrando roteiro de José Salles que busca resgatar o estilo das antigas HQs de selva, de aventura, tão comuns no glorioso passado dos comics, dos gibis, do qual Menezes foi um dentre tantos valorosos artistas-operários da época, desenhando alucinadamente todos os tipos de HQs, sempre de olho nos prazos e nos preços dos supermercados. Ou seja, faziam HQ não só porque gostavam mas também por ser fonte de sustento. Menezes me relatou que chegou a desenhar um gibi inteiro do Fantasma quando estava num hospital, na sala de espera donde sua mulher fazia trabalho de parto! E hoje, ainda firme na ativa perto dos 80 anos de idade, é um sujeito de impressionante humildade. Muitíssimo diferente de qualquer mocinho compatriota que desenha um daqueles horrendos personagens da Marvel/DC atualmente. Há exceções é claro (será?) mas geralmente são de um pedantismo insuportável, de ‘metideza’ irritante, de monumental empáfia, e demonstram crassa ignorância sobre a História das Histórias-em-Quadrinhos. Sei também que ou desconhecem ou desprezam tudo (tudo mesmo!) que é feito aqui na Júpiter II, pouco lhes toca se importar saber se existem ou não pessoas aqui no Brasil tentando reconstruir a indústria dos gibis, tentando criar trabalho para que artistas brasileiros produzam histórias com personagens brasileiros, tentando criar um novo público leitor de Histórias-em-Quadrinhos. Mas eles não sabem de nada: eu é que fico aliviado de não ter um desses chatos como parceiro! smeditora@yahoo.com.br


*****************

 O Bom & Velho Faroeste número 4 chega na praça no formato 21 cm x 15 cm, capa couchê colorida com 44 páginas p&b, apresentando a HQ "Jornada Para Yuma", escrita por José Salles e ilustrada por William Cabral (ele também o autor da capa) e finalizada por Dennis Oliveira. O título desta coleção da Júpiter II já diz perfeitamente do que se trata este gibi, bom & velho faroeste, ou seja, uma história de faroeste baseada nos filmes antigos do gênero, mais especificamente da primeira fase realista, anos 40/50. Por isso um dos personagens tem a cara do ator Montgomery Clift (que trabalhou com John Wayne no memorável Rio Vermelho); o roteiro é descaradamente copiado de filmes como O Céu Mandou Alguém e Galante & Sanguinário; os índios são os "bandidos" (embora haja alguns bandidos não-índios, também) e os soldados do Exército dos EUA são os "mocinhos". Quem não gostar é melhor nem passar perto: podem assistir a filmes como Pequeno Grande Homem e Quando É Preciso Ser Homem, podem ler os livros de Dee Brown (que provavelmente são os únicos livros sobre a História do faroeste publicados no Brasil... há também aquele de Pat Garret sobre Billy The Kid, para se dar a impressão de que todos os caubóis eram viados), podem até mesmo colecionar Mágico Vento! Como vêem, não faltam opções no admirável mundo esquerdista! (JS)

*****************


Cooperativa de Quadrinhos Júpiter II resgata outro estilo de HQ muito popular no passado, o das histórias românticas. Romance Em Quadrinhos chega em seu primeiro número apresentando 28 páginas p&b contando "Um Sonho De Cidade". E o grande destaque deste novo revival, e que pode ser apreciado a partir da capa, é o deslumbrante traço de Adauto Silva, experiente artista dos Quadrinhos desde os tempos da Rio Gráfica Editora (RGE) de Roberto Marinho, onde trabalhou ao lado de grandes feras como Walmir Amaral, José Evaldo e tantos outros – e traço que os nossos fiéis leitores não se cansam de admirar, seja nos dois primeiros números de O Bom & Velho Faroeste ou nas diversas capas, ilustrações e páginas publicitárias que produziu especialmente para nossas publicações. Eu, que não sou bobo nem nada, rabisquei um roteiro que ficará muito melhor do que parece, nas mãos do mestre Adauto. (JS)
smeditora@yahoo.com.br

---

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP