HOJE NA FNAC CAMPINAS: DEBATE COM BIRA DANTAS, CAIO YO, EDUARDO FERIGATO, MARIO CAU - MEDIAÇÃO: RICARDO QUINTANA


Dia 22 de Março
Quinta-feira
20h00
Fnac Campinas (D. Pedro Shopping)
Av. Guilherme Campos, 500
http://www.fnac.com.br

Novo Boom dos Quadrinhos no Brasil
Em comemoração aos 10 anos de Fnac em Campinas:
Um bate-papo descontraído com Bira Dantas, Caio Yo, Eduardo Ferigato e Mario Cau, mediado por Ricardo Quintana, sobre o atual momento do quadrinho brasileiro.
Serão discutidos os diferentes estilos de quadrinhos, a sua produção, as diferentes mídias (como o webcomic, o quadrinho impresso e os novos aplicativos), os mercados e as diferentes maneiras de se publicar uma HQ.
Depois do debate, sessão de autografos das revistas Picles (Bira, Carriero, Stegun); Caraminhola (Caio Yo); NÓS, Pieces, Nanquim Descartável, Burocratia e BTSGoG (Mario Cau) e Fractal (Edu Ferigato).
A FNAC Campinas tem sido palco de lançamentos e debates sobre Quadrinhos, Cartuns e Caricaturas.
- 2005 (novembro): Festa do Associado. Cartunista Bira Dantas lançou a revista Birazine e fez caricatura dos clientes associados junto com o quadrinhista Laudo, seu amigo de traço, troça e outros troços.
- 2006 (janeiro): Lançamento da Front #16. Bira, Igor Capelatto, Daniel Tomazini e Eldes falaram sobre o processo de produção on-line e edição da Front, livro de Quadrinhos da Via Lettera. Front foi a primeira experiencia de discussão e edição on-line de Quadrinhos no Brasil, idealizada pelo quadrinhista e ilustrador Kipper e editor Jotape Martins.
- 2007 (novembro): Festa do Associado FNAC. Seção de Caricaturas com Bira.
- 2008 (novembro): Performance artística de Quadrinhos ao vivo com o tema: "Monte sua História" com o Quadrinista Bira Dantas. As pessoas contavam as suas história e ele as desenhava.
- 2009 (março): Semana de Quadrinhos na Fnac. De 24 a 26 de março, Bira Dantas, cartunista/jornalista Fernando Moretti e a turma da Escola de Arte Pandora (Ricardo Quintana, Caio Yo, Mario Cau) deram oficinas e realizaram debates.
- 2010 (março): A FNAC realizou uma homenagem ao quadrinhista Bira, que falou sobre a sua trajetória profissional (do gibi Os Trapalhões a D. Quixote, passando pelas Charges Sindicais) e a exposição da Pandora dos 100 anos sem Angelo Agostini, além de mostrar algumas de suas caricaturas preferidas da história da Fnac em Campinas. O bate-papo foi seguido do lançamento de seu D. Quixote em Quadrinhos (editora Escala Educacional).
- 2010 (agosto): Estórias para Adultos Cartunizadas e Gaitadas
A Fnac apresentou o projeto de Contação de Estórias para o público adulto, voltado para os que se interessam pela arte de contar estórias. Este trabalho foi realizado com muito carinho pela Contadora de Histórias Paula Negrão, nesta 1ª edição, com crônicas de Carlos Drummond de Andrade e a presença do cartunista Bira Dantas que deu vida e som às estórias contadas.
- 2011 (novembro): Festa do Associado "Crie o seu cartum". Bira desenhou "na hora" piadas e caricaturas dos presentes.
- 2011 (dezembro): Lançamento de O Ateneu em Quadrinhos, de Ronaldo Antonelli e Bira Dantas.

ULTIMOS DIAS DA EXPO EM HOMENAGEM A BURNE HOGARTH
http://www.escola-panamericana.com.br/escola/blog/blog.php?blog_id=316

A Panamericana Escola de Arte e Design realiza Exposição em homenagem ao artista Burne Hogarth, considerado UM GÊNIO das histórias em quadrinhos por sua precisão ao desenhar a anatomia humana, o ilustrador ficou conhecido por seus desenhos do personagem Tarzan, que determinaram ainda em 1937 novos parâmetros para a representação do corpo nas histórias do gênero.
Visitação: De 16 a 26 de Março de 2012
De segunda a sexta das 09h00 às 21h00
Sábado das 09h00 às 12h00 - Não aberto aos Domingos
Local: Galeria Angélica - Av. Angélica, 1900
Sao Paulo - SP
Curadoria: Sr. Enrique Lipszyc
Entrada Franca
Livre para todos os públicos





ITAU CULTURAL, MOSTRA E FILMES
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1065145-sao-paulo-recebe-mostra-de-filmes-sobre-universo-dos-quadrinhos.shtml
"De 29 março a 1º de abril, o Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, sedia a Mostra de Filmes de Histórias em Quadrinhos e Animação, com obras que tratam do universo das histórias em quadrinhos.
O evento integra a "Ocupação Angeli", exposição que homenageia o cartunista da Folha, e exibe 13 trabalhos, entre curtas-metragens, documentários e longas de animação.
O filme "Angeli 24h", de Beth Formaggini, documentário sobre a vida do cartunista e as transformações em sua obra, abre a mostra.
Entre as atrações, estão ainda "Dossiê Rê Bordosa", de César Cabral, "Malditos Cartunistas", de Daniel Garcia e Daniel Paiva, e "Jaguar: Um Homem ou um Rato", de Paulinho Caruso. A programação completa pode ser conferida no site do evento:
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2688




"Dossiê RêBordosa", de César Cabral, em exibição no Itaú Cultural

OCUPAÇÃO ANGELI
A mostra "Ocupação Angeli", que está em cartaz até 29 de abril, apresenta personagens clássicos do cartunista, entre eles, Rê Bordosa, Bob Cuspe e Woody & Stock.
A exposição completa reúne cerca de 800 obras, das quais 80 são originais, e 20 fotos de Angeli. Além dos personagens mais famosos do chargista, há trabalhos menos conhecidos do público.
MOSTRA DE FILMES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ANIMAÇÃO
QUANDO de 29/3 a 1º/4
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Bela Vista; tel. 0/xx/11/2168-1776)
QUANTO grátis


EXPO EM HOMENAGEM A PORTINARI NA PREFEITURA DE SANTO ANDRE (SP)

De 30/03 a 26/08/12
8h30 as 17h30
Sabina Escola Parque do Conhecimento
R. Juquia, 135
Bairro Paraiso
Releitura Galeria Mali Frota Villas-Boas
http://www.galeriamalivillasboas.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -