ADEUS A ARTUR DE CARVALHO - CHET - CAFE ESPACIAL - ODISSEIA - CHOI EM POA


http://www.votunews.com.br/?p=1082
Essa triste noticia foi enviada pelo nosso amigo Luis Carlos Heringer:
"Faleceu na ultima quarta-feira (21/03/12) em Sao Jose do Rio Preto, aos 49 anos, Artur de Carvalho.
Escritor, jornalista, ilustrador, caricaturista.
Nascido em Campinas, morava em Votuporanga. Cronista do jornal “Diário de Votuporanga” desde 1996, colaborou periodicamente com os sites “Releituras”, “Agência Carta Maior”, “Mixx”, “Webcanal”, entre outros."
http://www.arturdecarvalho.com.br
Enviamos nossos pesames a familia e avisamos da campanha por doação de sangue.
http://www.diariodevotuporanga.com.br/mm/index.php?_path=noticias_det&id=10552

PALAVRAS DO AMIGO E CARTUNISTA CUSTODIO
"Artur de Carvalho poderia ser muita coisa na vida.
Poderia ser arquiteto ou junkie, dono de padaria ou desenhista, pai careta ou um bicho grilo amalucado. Poderia ainda ser daqueles galãs largados, de barba sempre por fazer, meio easygoing, poderia também ser um marido correto, um paizão legal, um profissional talentoso e até um sujeito de bom caráter. Mas isso seria pouco.
Artur resolveu então...ser tudo isso. TUDO.
E na luta para incorporar todos esses personagens em sua Távola Redonda,
Artur, rei de múltiplas faces, acabou adquirindo bronquite crônica, cirrose
crônica, e uma crônica humanidade que lhe dá uma força tão grande quanto
despercebida. Claro, Artur, cronicamente, virou um cronista.
Da felicidade dele em descobrir sua verdadeira vocação, vem a nossa, de descobrir seus textos leves, suas observações reluzentes, seu humor doído de tão humano.
E assim, sem podermos ter as múltiplas faces que o autor colecionou pela
vida, somos brindados pela doce viagem de sermos sócios delas, e entrarmos
em sua casa, sua família, sua Votuporanga, que poderia ser Porto Alegre, São
Paulo ou Nova Iorque. O texto do Artur é sempre um texto universal e certeiro. Não certeiro como aqueles mísseis que partem dos navios americanos. Mas sim certeiro como uma "brisa suave"* que anda sinuosamente por quilômetros até que atinje generosamente nosso peito.
O meu amigo Artur é um escritor do Carvalho."
Custódio, cartunista
*Brisa Suave, em tupi, é Votuporanga".

CHET DE VOLTA!

O roteirista Wilde Portela mostra que tem muita coisa ainda pra mostrar nos Quadrinhos.
Depois de ter artistas do quilate de Eduardo Vetillo e Watson Portela ilustrando seus roteiros, e a edição do brilhante Otacilio Assunção, Wilde volta ao mercado com Chet.
http://frequenciaglobal.blogspot.com.br/2012/02/preview-chet-escrito-na-areia.html
"Publicada nos anos 80's pela editora Vecchi, Chet volta com tudo, agora pela Ink Blood Comics, a mesma que lançou Chet Especial 30 Anos em 2010, as novas aventuras do cowboy brasileiro sairá bimestralmente, baseando-se no conto "Escrito na Areia" de Jorge Magalhães, e com um bom roteiro e excelentes desenhos.
Esse novo Chet ficou nas mãos de uma equipe competente que cumpriram muito bem sua missão, a arte de Cidglei Vantroba ficou fiel ao original e o roteiro de Fábio Chibilski e Wilde Portella que adaptaram de uma boa forma o conto de Jorge Magalhães com um bom bang-bang logo no começo, porém introduzindo na hora certa Chet e seus amigos, Blue e Rick, que tomam a dianteira na história e entram na briga contra um grupo de apaches que sequestram Mary, uma garota loira que o líder do grupo, Chivito, cobiça.(...)
Chet tem tudo pra evoluir, já tem um histórico bom e artistas que se mostraram capazes, agora é só esperar que as próximas edições cheguem e torcer pela equipe criativa. A HQ tem 56 páginas, preto e branco, Capa em couche colorida e formatinho."

O novo Chet e outras edições como "Terror" pode ser adquirido no site ou por e-mail:
http://www.inkbloodcomics.com/
chetfaroeste@gmail.com
inkbloodcomics@gmail.com
CHET NA WIKIPEDIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chet
"Chet foi uma publicação em quadrinhos brasileira do gênero faroeste/western spaghetti da Editora Vecchi. Escrita por Wilde Portela e desenhada por Watson Portela. A primeira aparição do personagem foi em Histórias do Faroeste nº 1 da Editora Vecchi. Chet chegou a ser publicado na revista Ken Parker e depois ganhou sua própria revista que teve 22 edições e uma Edição Especial.
Chet não foi o único personagem de faroeste de Watson Portela. Ele também lançou Rex (claramente inspirado em Jonah Hex da DC Comics) para a Editora Bico de Pena (um selo da Editora Grafipar).
O Chet é apontado como um anagrama de Tex (Xet modificando o X para Ch), possivelmente a maior inspiração e modelo para a criação do personagem.
o nome original do personagem seria Lássiter.
Entretanto, Wilde Portela diz que essa afirmação é errônea, a inspiração veio de um personagem secundário de uma série de TV e do jazzísta Chet Baker. As histórias de Chet se passam no Oeste dos Estados Unidos da América. Os companheiros de Chet são Rick e Blue. Chegou a ser desenhado também por Eduardo Ofeliano, Antonino Homobono Balieiro, Sakaibu, entre outros.
Em 2010, o Ink Blood Comics Studio de Ponta Grossa, Paraná resolve relançar Chet de forma independente.
Em Maio de 2011, Chet teve um história publicada no prozine (fanzine de qualidade profissional) Almanaque Meteoro #3 de Roberto Guedes, escrita por Wilde Portela e desenhos de Antonio Lima."

DALTS NA CAFE

http://www.cafeespacial.com
Filho de um gaúcho e de uma paulista, nasceu em São Paulo e, desde sempre, é apaixonado por quadrinhos. Por essa influência, estudou Artes Plásticas na Universidade de São Paulo e formou-se Bacharel em Multimídia e Intermídia. Participou do coletivo de quadrinistas “O Contínuo” e realizou diversos trabalhos para Editora Abril nos sites do Abril.com, Superinteressante, Guia do Estudante e em revistas como Playboy, Mundo Estranho, Saúde, Info e Runners. Lançou em novembro de 2011 sua revista em quadrinhos independente chamada “EP”, em parceria com seu amigo Magentaking. Atualmente realiza ilustrações para o portal G1 e pôsteres para o Urbanaque enquanto trabalha em novos projetos de quadrinhos.

http://dalts.com.br/
http://www.flickr.com/photos/dalton_soares
PESQUISA
Elaboramos uma pesquisa para conhecê-lo melhor, caro leitor:
http://cafeespacial.com/page33/page4/index.html

AQL&REVISTARIA ODISSEIA
Associação dos Quadrinhistas de Londrina
"A AQL faz parte do Centro Cultural Eloyr Pacheco, que também reúne a Odisseia e a Garagem Hermética. Na AQL, criada para valorizar as Histórias em Quadrinhos e incentivar a sua produção, são ofertados cursos de Desenho Técnico e Anatomia Humana em módulos rotativos. Os interessados também podem encontrar cursos de Cor Digital (básico) e Desenho Vetorial (básico). A partir deste mês a Associação passa a oferecer os cursos de Comics (avançado), Cartum (avançado) e Mangá (básico e avançado). Em parceria com a Kaiko, a entidade volta a agitar o GEM - Grupo de Estudos de Mangá!
O corpo docente da AQL/Linha Clara Escola de Artes é formado por Eloyr Pacheco, Lucas Tanaka, Carlos Nascimento, Mário Nakano, Rogério Katsuda, André Bacchi e Sassá.


Workshop com Ibraim Roberson!
Um dos maiores desenhistas brasileiros que atua no mercado americano estará em Londrina para realizar um workshop de produção de comics. Reserve já a sua vaga!


Workshop com Helder Moreira!
O grande escultor mineiro está trabalhando e divulgando seu trabalho no Brasil até agosto deste ano. Helder, entre muitos outros, esculpe personagens como o da foto acima e Destruidor (da série Thor) realizará uma exposição e workshop em Londrina! Reserve já a sua vaga! Oportunidade única.


Está à venda na Odisseia a revista independente La Bouche du Monde, editada por Eduardo Barbier, na França. Compre a revista por R$ 10,00 ganhe um poster! (Promoção válida até o fim do estoque, que é limitado!)

Odisseia

Av. Jorge Casoni, 2242 - Centro - Londrina - Paraná
(43) 3027-4250
@r_odisseia
https://www.facebook.com/​RevistariaOdisseia
Grande variedade de títulos da Bloch, RGE e Ebal, além de grande quantidade de exemplares da Abril (formatinho e Linha Prêmium) e Panini (revistas de linha e especiais), podem ser encontrada na Odisseia. Mande-nos sua lista de prioridades! Faremos o possível para ajudá-lo a completar a sua coleção. Se você não mora em Londrina, não se preocupe, negociamos por e-mail e remetemos pelo correio.

O COREANO CHOI, JIN WOO CHEGOU ONTEM A NOITE EM PORTO ALEGRE
Foi recebido pelo cartunista Augusto Bier e o ilustrador Pedro Alice, ambos da Grafar (Associação de Grafistas Gauchos).
Hoje deve ir a abertura do Exposição: XX Salão Internacional de Desenho para Imprensa, ver a exposição na Usina do Gasômetro e conhecer cartunistas mundialmente famosos como Santiago, Edgar Vasques, Bier, Hals, Eugenio Neves, Eduardo Simch, Alisson Afonso, Wagner Passos, Leandro Doro, Gilmar Fraga, Chiquinha Claudia Pomba, Paulo Chagas, Maucio, Byrata e muitos outros.
http://www.facebook.com/truerain751
"Hello all of my friends
I arrived safely at Porto Algere about 1 hour ago :)
Thanks again and see you today"

Rua mais bonita do Mundo é do Brasil!
Porto Alegre é considerada uma das capitais mais arborizadas do país, com cerca de uma árvore por habitante, segundo dados da prefeitura. E a algum tempo a rua portoalegrense Gonçalo de Carvalho ganhou a fama de “mais bonita do mundo”.
O título surgiu quando o blogueiro português Pedro Nuno Teixeira dos Santos, do Sombra Verde, tomou conhecimento da luta dos moradores locais, em 2005, para evitar a construção de um edifício garagem que danificaria a estrutura urbana e paisagística do local. “A rua mais bonita do mundo [...] Confesso que quase me vieram as lágrimas aos olhos quando ontem descobri esta rua…” escreveu na sua página.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP