3º Salão de Humor do Mercosul - Bira na Alter Ego e na Argentina - Franco nos EUA


(Enviado pela Rose, da Chili Produções Santa Maria, RS)
Inscrições: 10/02/2012 a 10/04/2012
Abertura da Exposição dos Selecionados e Premiados: 10/05/2012
Show: 10/05 - 20h - Theatro 13 de Maio - Grupo Jazz 6 & Luis Fernando Verissimo

"O Santa Maria Cheia de Graça, Salão de Humor do Mercosul foi criado em 1997 pelos cartunistas Máucio e Byrata. O evento teve duas edições, em 1997 e 1998, promovido Secretaria de Município da Cultura. Depois disso, em 2003, os mesmos idealizadores criaram o CARTUCHO - Encontro dos Cartunistas Gaúchos. Chegando a nona edição em 2012, o Cartucho reúne em Santa Maria, profissionais e amadores do humor gráfico gaúcho. Tem como tradição misturar muito humor, com convívio para troca de experiências sobre a atividade sem deixar de lado o contato direto com o público leitor, constituindo-se em uma de suas importantes características.
Com o CARTUCHO consolidado no Rio Grande do Sul, buscamos resgatar o Salão de Humor do Mercosul, visto a sua importância na divulgação e na valorização da arte gráfica. E aí está: a terceira edição do Santa Maria Cheia de Graça.
Com o tema único CARTUM, o evento propõe a participação de trabalhos do mundo inteiro. Como jurados de premiação foram convidados representantes do Mercosul: Brasil, Argentina e Uruguai . Antes disso, um Juri Local formado pelos cartunistas santa-marienses Jô, Byrata, Elias e Máucio farão a seleção dos trabalhos, classificando pelo menos 50 para o júri final. Para tornar o evento mais abrangente, a proposta inclui um concurso estudantil, em que as escolas públicas - de Santa maria (RS, Brasil) podem se inscrever e apresentar trabalhos para concorrer a prêmios. Um prêmio para o aluno vencedor e um para a escola de onde ele provem. A intenção é despertar a atenção das crianças e adolescentes para a arte gráfica, valorizando a ação e buscando agregar a cultura à educação."
Fique atento para o regulamento no site.
http://www.santamariacheiadegraca.blogspot.com

DITKO POR BIRA

Em 04 de novembro de 2008, eu havia publicado uma caricatura-homenagem deste fera dos Quadrinhos, Steve Ditko, para ilustrar o texto de Roberto -the brilliant- Guedes:
http://chargesbira.blogspot.com/2008/11/steve-ditko-81-anos.html
"Em algum momento, entre o trajeto da casa da tia em Forest Hills até o edifício do Clarim Diário, o Cabeça-de-Teia cessa seu balançar para agradecer a Deus.
Jameson chama Betty Brant e manda parar a gráfica. Uma edição extra vai rolar!
Frederick Fosweel também deixa suas investigações um pouco de lado, e telefona para seus ex-parceiros de malandragem (os Executores), pra lembra-los da data importante.
Na Universidade Empire State, o assunto é um só entre a galera. Flash, Gwen e Harry exultam. E ninguém se tocou que "punny" Parker nem está por lá.
Doc Ock, em seu esconderijo submerso, solta uma lágrima não planejada... e dispensa seus outros cinco colegas sinistros. Afinal, todos querem comemorar.
No santuário do Dr. Estranho, o momento é de reflexão. Wong e Clea, respeitosamente se calam.
A notícia se espalha por outros universos. Rastejante, Rapina e Columba, Questão, Besouro Azul, Shade e até mesmo o carrancudo Mr. A... todos estão muito contentes.
O brado é um só: FELIZ ANIVERSÁRIO, STEVE DITKO!"

Em 05 de novembro, Guedes mandou a seguinte mensagem:
"Amigos,
Tomei a liberdade de enviar a caricatura de Steve Ditko feita pelo genial Bira Dantas para o não menos sensacional Roy Thomas (Conan, Vingadores, X-Men, O Anel do Nibelungo etc., etc. etc.), e o cara adorou muito - conforme vocês podem acompanhar na troca de mensagens abaixo. Inclusive, Roy "The Boy" até comentou que gostaria de incluir a referida "carica" em sua revista "Alter Ego", mas como já está produzindo a edição de janeiro, tornou-se impossível. Em todo caso, pra quem não sabe, SuperBira já consagrou uma de suas formidáveis artes em um edição antiga da AE, que foi dedicada a John Buscema - outro gigante dos Comics.
Tá falado!"
Guedes
Em 02 de dezembro de 2008, Roberto -the genious- Guedes, escreveu em seu Blog:
http://guedes-manifesto.blogspot.com/2008/12/os-objetivos-do-senhor-ditko.html
"Há exato um mês, Steve Ditko aniversariou. Você não esteve por lá para cumprimenta-lo? Nem eu. Mas na ocasião, dediquei algumas linhas em sua homenagem, que podem ser conferidas no blog do chapa Bira Dantas – que, por sua vez, fez uma caricatura sensacional do filho de Stephen e Anna Ditko."

Ele enviou a minha caricatura para ninguem menos que Roy Thomas, que a publicou em sua maravilhosa revista Alter Ego, depois de comentar.
"Hi Roberto--
Thanks! Wish I'd had it in time to print it in ALTER EGO, but I'm working on the January 2009 issue now. Was this Steve's 80th? 75th? I was following this. Nice drawing!"
Roy


LA BITACORA DE MANECO
http://labitacorademaneco.blogspot.com/2012/02/el-dia-en-que-el-eternauta-se-encontro.html
EL DIA EN QUE EL ETERNAUTA SE ENCONTRÓ CON TATU-MAN, por BIRA DANTAS
Fernando Ariel Garcia (*)

Uno de los historietistas y humoristas gráficos más prolíficos y reconocidos del Brasil, Bira Dantas (seudónimo de Ubiratan Libanio Dantas de Araujo) publica regularmente su tira Tatu-Man en el diario Correio Popular, además de colaborar con Folha da Tarde, Diário do Povo y Retrato do Brasil, entre otros medios gráficos. Estuvo en Buenos Aires y quedó impactado por la obra de Héctor Germán Oesterheld y Francisco Solano López. Tanto, que realizó esta historieta que, con su permiso, reproducimos a continuación.
La historieta fue publicada online el 11 de junio de 2011 en:
http://revistaogrito.com/papodequadrinho/2011/06/11/o-dia-em-que-el-eternauta-encontrou-o-tatu-man
(*) Fernando Ariel Garcia es escritor y periodista. Co-autor del libro Memorie dell'Eternauta. Miembro del colectivo de trabajo La Bañadera del Cómic, director de la revista Sonaste Maneco (www.labanacomic.com.ar) y el blog La Bitácora de Maneco (http://labitacorademaneco.blogspot.com). Colaborador de las revistas Dolmen Europa (España), Scuola di Fumetto (Italia) y la Revista Latinoamericana de Historietas (Cuba-Italia). Además de prologar historietas (El Eternauta, entre otras), ha escrito para los diarios Perfil y Página 12, las revistas Sudestada, Virus, Cóctel, Comic Magazine, La Cosa, Comiqueando, Film y El Gato Negro (Argentina), Tebeosfera (España) y Burroughs Bulletin (EE.UU.). Para Doedytores, tradujo Winterworld y Wintersea, de Chuck Dixon y Jorge Zaffino. Como miembro de La Bañadera del Cómic, fue galardonado por el Museo de la Caricatura Severo Vaccaro con el Premio 2009 a la Difusión de la Historieta. También obtuvo, en 1989, dos Premios Eternauta en el Primer Salón de la Historieta y el Humor de Buenos Aires, ambos compartidos con Hernán Ostuni. Contacto: sonastemaneco@yahoo.com.ar

FRANCO DESENHA SUPERMAN INFANTIL

http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=33446
"Superman, um dos maiores heróis da DC Comics, ganhará sua versão para crianças. Superman Family Adventures é uma nova série mensal repleta de incríveis aventuras e muito humor, escrita por Art Baltazar e desenhada por Franco.
Já estão prometidas participações de Lois Lane, Jimmy Olsen, Perry White, Superboy, Supergirl, e os vilões Bizarro, Parasita, Brainiac, Metallo e claro, Lex Luthor, além de robôs gigantes, gorilas e as participações especiais de Krypto e os demais Super-Animais.
A revista será lançada no final de maio nos Estados Unidos. A capa do número #1 você confere ao lado.
Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel em 1938, Superman é Kal-El, o último filho do planeta Krypton. Enviado por seu pai à Terra ainda bebê durante os últimos momentos de vida de Krypton, é encontrado por um casal de gentis fazendeiros, que o criam até que se torna o repórter Clark Kent. Graças à radiação de nosso Sol amarelo, desenvolve incríveis e variados poderes, com os quais se torna o Superman, o maior herói do mundo."

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP