29 de abr de 2011

QUADRINHOS NO CCJ, EM SAMPA




OFICINA E PALESTRA COM BIRA DANTAS
http://escuta.estudiolivre.org/2011/04/07/programa-de-formacao-em-hq-e-zine-2/
Neste domingo (1 de maio).

Das 10h30 as 13h00, na HQteca
Oficina de caricatura, com detalhes historicos, apresentando-se varios estilos de caricatura, culminando com caricaturas feitas pelos participantes.

Das 14h30 as 16h00, no Espaco Sarau
Palestra "Quadrinhos no Brasil e na Asia - a Nova Onda e a Invasao Coreana" sobre o recente contato com artistas e agentes da Komacon, Apwinc, Topaz e River&Creek, representantes do Manhwa, quadrinho coreano. Festival de Cartoon Sicaf (Coreia do Sul) e Redman Art (China).
Isso tudo faz parte do Programa de Formacao em HQ e Zine, organizado por Gaz Andraus no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, V. Nova Cachoerinha, Sampa.
Av. Dep. Emilio Carlos, 3.641.
Fone (11) 3884.2466

O QUE FALOU CADU SIMOES
Oficina de Webcomics no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
(Postado por Cadu Simões, antes da Oficina))
http://cadusimoes.com/2011/04/oficina-de-webcomics-no-centro-cultural-da-juventude-ruth-cardoso/
"No próximo dia 14, quinta-feira, às 16h, irei ministrar uma oficina de Webcomics no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Essa oficina faz parte de uma série de atividades relacionadas a quadrinhos que está acontecendo no CCJ, e estão sendo organizadas pelo Gazy Andraus.
Como é típico na minhas oficinas de webcomics, essa também será voltada tanto aos quadrinistas iniciantes que estão começando seus primeiros quadrinhos e escolheram a Internet como porta de entrada (e aliás, não existe meio mais fácil pra começar) quanto aos profissionais que já publicam quadrinhos de forma impressa, mas gostariam de adentrar também a esse universo dos quadrinhos digitais.
Eu início a oficina dando um histórico de como houve a migração dos quadrinhos pra Internet, e também um panorama geral de como está o mercado atual de webcomics e quadrinhos digitais ( e está cada vez mais aquecido com a popularização das Tablets).
Em seguida abordo a parte da produção da webcomics em si, separando-a em três tópicos: primeiro mostrarei as principais ferramentas de publicação na Internet (também conhecidos pela sigla SGC – Sistema de Gestão de Conteúdo), desde as genéricas como o Blogger e o Tumblr, até as criadas especificamente para webcomics, como é o caso do ComicPress para o WordPress (que aliás, é o que eu uso em meus blogs).
Em segundo, falarei sobre as principais formas de divulgação de sua webcomics, seja usando sistemas pagos de propaganda na Internet, como o AdWords, seja através de um uso eficiente das redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook.
E em terceiro, abordarei como monetizar e ganhar dinheiro com sua webcomics, que pode ser feito basicamente de três modos; através de banners de propaganda como o AdSense e o boo-box; por merchandising, vendendo produtos relacionados a seus quadrinhos, como camisetas, chaveiros e canecas, em uma loja virtual disponível no próprio site de sua webcomics; ou através da venda direta de seus quadrinhos, seja a versão virtual, em tablets, celulares e demais dispositivos móveis, seja uma versão impressa dela feita em gráfica sob demanda.
Por fim, também irei abordar na minha oficina assuntos relacionados ao direito autoral, pirataria e licenças livres como a Creative Commons, que estão intimamente relacionadas a publicação de conteúdo na Internet, como é o caso das Webcomics."

25 de abr de 2011

NOVA EXPO DA AQC: CARTUNS MATERNOS EM PIRITUBA












O Worney organiza e nos nos convida para mais uma empreitada.
Uma exposicao apoiada pela AQC, no dia das Maes na Subprefeitura de Pirituba (SP).
A ideia era fazer algo como a Expo de Caricaturas "Semana da Mulher" na Prefeitura de Sampa.
Mas como seriam 70 caricaturas, achamos melhor que cada um dos desenhistas fizesse um cartum ou ilustra sobre mães e mulheres (com o logotipo da AQC num canto) com um espaço, dentro do desenho, para escrever o nome da homenageada. Eugenio Neves, Alisson Affonso e Tuba (da Grafar), Stocker, Edson Pelicer, Fernando dos Santos, Fabiano Carriero, Bira Dantas homenageiam as "mammas" com seus cartuns ...

20 de abr de 2011

Devir lança livro sobre a vida e obra de Angelo Agostini


(visto no universohq.com)
-
Angelo Agostini (1843-1910) foi o principal artista gráfico em atividade no Brasil da segunda metade do século XIX.

Entre 1864 e 1908, ele desenhou cerca de 3,2 mil páginas em uma dezena de publicações, com destaque para a Revista Illustrada. O período marca a passagem da imprensa brasileira de uma fase artesanal para sua etapa industrial.

Angelo Agostini - A Imprensa Ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910 (formato 16,5 × 24 cm, 256 páginas, R$ 39,50), de Gilberto Maringoni, examina a vida, a obra e a época de um empresário, editor, jornalista, ilustrador, fotógrafo, pintor e, sobretudo, entusiasmado militante da causa abolicionista.

O livro é um lançamento da editora Devir.

17 de abr de 2011

SICAF QUER CARTUNS, ILUSTRAS E ANIMACOES DE BRASILEIROS


(Bira Dantas)
Pessoal, enviem caricaturas, cartuns, quadrinhos ou animacoes digitais, direto pro coreano Jin Woo Choi!
Pode se fazer o loggin no site
http://www.sicaf.org
Ou enviar direto por e-mail com seus dados:
Nome completo, art'istico, endereco, telefones, titulo original e em ingles da obra
O prazo está acabando (22 de abril).
O e-mail é digitalcartoon@sicaf.org
O Festival Internacional de Cartum e Animacao de Seul esta em sua 15a. edicao.
Recebi um convite direto de Jin Woo Choi para promover o concurso (que paga bons premios), e que ja recebeu gigantes da Animacao Mundial como o italiano Bruno Bozetto em 2008.
Este contato vem reafirmar o lado positivo de se estreitar lacos com entidades coreanas como a ICC (International Comics Conference), Komacon (Associacao de Cartunistas), APWINC (Universidade de Mulheres do Pacifico Sul), agencias como Topaz e Creek&River.
Um relato completo da recente visita de coreanos do mundo dos Manwas ao Brasil, no Blog da AQC:
http://aqcsp.blogspot.com/2011/02/como-foi-o-evento-coreanos-em-sampa.html

O CONVITE SUL-COREANO:
"Caro Bira.
Meu nome é Jin Woo Choi, sou diretor do 15o. Seoul International Cartoon &Animation Festival (SICAF) na Coréia do Sul.
Cuido do departamento internacional de cartum digital do festival
Você pode ver informações mais detalhadas sobre o Festival no site:
http://www.sicaf.org/2011/eng/index.jsp
Alem de Cartuns, Ilustracoes e Quadrinhos, aceitamos Desenhos Animados digitais (6 International Digital Cartoon Competiton)
Inscrição e upload de trabalhos, exclusivamente pelo site.
Data final: 22 de abril.
Eu gostaria de divulgar nosso concurso (e seus premios) mais amplamente no Brasil, através de sua ajuda.
Desde 2007, recebemos cerca de 3.000 obras de todo o mundo.
Do Brasil, foram 40 trabalhos em 2007, 5 em 2008, 33 em 2009 e 7 em 2010.
Dessa vez gostaria de receber muito mais cartuns do Brasil.
Grato!"

Bom lembrar que os trabalhos (obrigatoriamente digitais, que podem ter sido desenhados a mao) farao parte de uma exposicao e que tudo na Coreia tem uma GRANDE estrutura de sustentacao e um GRANDE publico.
Pode se ter uma ideia, atraves deste artigo, que escrevi quando estive la em 2005:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1129590480
Participem.
Coloquem seus nomes e imagens no meio de tantos outros fantasticos.

NA WEB:
http://impulsohq.com/noticias/sicaf-quer-mais-cartuns-brasileiros-no-festival-coreano
http://www.pandora.art.br/blog/2011/03/sicaf-quer-mais-cartuns-brasileiros-no-festival-coreano
http://www.fotolog.com.br/bira2009/56151635
http://tonyfernandespegasus.blogspot.com/2011/03/pegasus-news-noticias-e-novidades-do.html

15 de abr de 2011

Quadrinhos na Virada Cultural de SP


Nesse fim de semana acontece em São Paulo a Virada Cultural, e em frente a Livraria HQMIX (Praça Roosevelt 142) vai acontecer o Independence Day, uma feira de quadrinhos independentes. Serão mais de 20 barracas com diversos quadrinistas vendendo suas revistas em quadrinhos diretamente para o público

DIA MUNDIAL DO DESENHISTA

alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5594679153434361906" />




15 de Abril
Portal do Ilustrador
http://ilustradores.ning.com/forum/topics/dia-mundial-do-desenhista
“A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci
(em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.”
A proposta do PORTAL DO ILUSTRADOR é movimentar esta data que representa um importante reconhecimento do nosso trabalho. Independente da área de atuação, traço ou estilo, queremos que o desenhista faça sua parte mostrando que este país tem muito mais profissionais, amadores e iniciantes nessa área do que se imagina.

A Proposta
Faça um encontro dos desenhistas da sua cidade no dia 15 de abril de 2011 (sexta-feira). Pode ser em um bar, restaurante, praça, casa de um amigo ou qualquer outro lugar, o importante é reunir os desenhistas (lembre-se que mais de uma pessoa já faz uma grande festa) e comemorar a data. Tirem fotos e enviem para o Portal do Ilustrador, criaremos um tópico especialmente sobre o Dia Mundial do Desenhista para divulgar todas as manifestações.
Faça também um vídeo, pode ser caseiro, queremos ouvir o que os desenhistas têm a dizer sobre a profissão. Na filmagem, responda as perguntas e declare-se:
- O que é ser desenhista para você? O que você mais aprecia na profissão?
Todos os vídeos serão postados no Portal do Ilustrador e, após o recebimento de todo o material, editaremos e faremos um “mini documentário”, que será divulgado na internet e ganhará o mundo!!!"

BLOG DO MEU AMIGO SIQUEIRA
http://siqueirarts.blogspot.com/2011/04/dia-mundial-do-desenhista.html

CAFE COM NANQUIM
http://cafecomnanquim.wordpress.com/2011/04/08/dia-mundial-do-desenhista-no-portal-do-ilustrador

BLOG DO PLEDRO LUNA NO JB
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php

HUMBERTO PESSOA:
"Retratistas fiéis da realidade, autores de desenhos abstratos, caricaturistas, chargistas, ilustradores em geral, arquitetos, desenhistas projetistas. Não importa a especialidade, hoje o mundo homenageia esses profissionais que encantam com os seus traços. .
"Numa folha qualquer eu desenho um Sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva". Basta um lápis e uma folha de papel nas mãos de um desenhista para entender de onde veio a inspiração de Toquinho para a música 'Aquarela'. Afinal, a arte de transformar linhas, curvas, riscos e rabiscos em imagens compreensíveis (ou não, como é o caso dos desenhos abstratos), faz que o mundo comemore hoje o Dia Mundial do Desenhista.
A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade. Porém, essa manifestação estética já se expressava desde a pré-história, quando os homens a utilizavam com um contexto tribal-religioso. Nesse período acreditava-se que as imagens desenhadas nas cavernas e pedras possuiam alma própria e eram capazes de se tornarem reais, ou seja, o desenho estava mais ligado a um ritual místico do que a um meio de expressão.
Conforme os conceitos artísticos foram se separando da religião, durante a Antiguidade, o desenho foi conquistando o seu espaço e se consagrando como disciplina. Mas foi apenas com o período artístico conhecido como Renascimento que se iniciou uma preocupação com a sistematização da perspectiva. Nesse contexto o desenho se tornava elemento básico da criação artística para se obter a obra final - sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte.Além de Leonardo da Vinci, artistas como Michelângelo Buonarroti e Albrecht Dürer são importantes representantes da arte renascentista.
Parabens!"
http://www.humbertopessoa.com
http://humbertopessoa.blogspot.com

ARTLECTOS E POS-HUMANOS
De Edgar Franco
http://www.marcadefantasia.com

FIERRO NO BRASIL
http://www.zarabatana.com.br
Lançamento Fierro Brasil
Hoje, sexta, 15 Abril
19:30
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Loja das Artes
Av. Paulista 2073
Fone 11 3170-4033

BLOG DO DANILO
http://evilking.net/2011/04/14/lancamento-do-livro-fierro-brasil/
Presenças de Danilo Beyruth, Eloar Guazelli, Gustavo Duarte e do especialista em HQ argentina e autor de Bienvenido – Um passeios pelos quadrinhos argentinos, Paulo Ramos.

REVISTA O GRITO
http://www.revistaogrito.com/page/blog/2011/03/03/fierro-brasil-saira-no-final-do-mes-pela-zarabatana/
Uma das revistas de maior prestígio no universo das HQs, a argentina Fierro, terá sua versão brasileira lançada no final deste mês. A informação é do Blog dos Quadrinhos, que teve acesso ao material da primeira edição. Com lançamento da Zarabatana, a “Fierro Brasil” terá 160 páginas e formato álbum.
Participam desta edição, os brasileiros Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Santiago, Adão Iturrusgarai, Fábio Zimbres e Eloar Guazzelli. As outras histórias serão materiais publicados nas edições argentinas desde 2006.

IMPULSO HQ
Lancamento em Brasilia foi no mes passado.
http://impulsohq.com/tag/fierro

6 de abr de 2011

Oficinas gratuitas de HQs nas bibliotecas publicas de SP


O projeto "Fanzines nas Zonas de Sampa" está no sexto ano de existência e busca levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro). As aulas acontecem em 20 unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas e tem diferenciação entre iniciantes e avançados (para quem já tem experiência com a linguagem dos quadrinhos).
Blog com produções dos alunos
Além das Bibliotecas, o projeto FanZines também acontece no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
Carga horária: 16 aulas.
Inscrições à partir de 01 de abril nas Bibliotecas

Clique aqui para saber informações sobre as bibliotecas que participam do projeto.

AULAS PARA ALUNOS INICIANTES
Para iniciantes, basta se inscrever nas Bibliotecas:

Biblioteca Paulo Setúbal
Domingos, das 10h às 13h, a partir de 10 de abril
Com Edson Pelicer
Livre

Biblioteca Érico Veríssimo
2ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 25 de abril
Com Marcos Venceslau
Livre

Biblioteca Chácara do Castelo
3ª feiras, das 13h às 16h, a partir de 26 de abril
Com Antonio Ezequiel
A partir de 7 anos

Biblioteca Padre José de Anchieta
3ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 26 de abril
Com Rodrigo Motta
A partir de 9 anos

Biblioteca Marcos Rey
5ª feiras, das 13h às 16h, a partir de 28 de abril
Com Dácio
De 12 a 29 anos

Biblioteca Nuto Sant’Anna
5ª feiras, das 9h às 12h, a partir de 28 de abril
Com Rômulo Alex
A partir de 13 anos

Biblioteca Paulo Sérgio Milliet
5ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 28 de abril
Com Rodrigo Motta
A partir de 9 anos

Biblioteca Sérgio Buarque de Hollanda
5ª feiras, das 13h às 16h, a partir de 28 de abril
Com Daniel Gisé
De 14 a 21 anos

Biblioteca Vicente de Carvalho
5ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 28 de abril
Com Marco Túlio
Jovens

Biblioteca Castro Alves
6ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 29 de abril
Com Dácio
De 12 a 29 anos

Biblioteca Vinícius de Morais
6ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 29 de abril
Com Fernando dos Santos
A partir de 12 anos

Biblioteca Adelpha Figueiredo
Sábados, das 14h às 17h, a partir de 30 de abril
Com Edson Pelicer
Livre

Biblioteca Amadeu Amaral
Sábados, das 9h às 12h, a partir de 30 de abril
Com Jozz
A partir de 15 anos

Biblioteca Belmonte
Sábados, das 9h30 às 12h, a partir de 30 de abril
Com Antonio Ezequiel
A partir de 7 anos

Biblioteca Gilberto Freyre
Sábados, das 9h às 12h, a partir de 30 de abril
Com Tayla Nicoletti
De 12 a 18 anos

Biblioteca Paulo Duarte
Sábados, das 9h30 às 12h30, a partir de 30 de abril
Com Daniel Gisé
De 14 a 21 anos

Biblioteca Raimundo de Menezes
Sábados, das 9h às 12h, a partir de 30 de abril
Com Fernando dos Santos
A partir de 12 anos

Biblioteca Pedro da Silva Nava
3ª feiras, das 14h às 17h, a partir de 3 de maio
Com Gau
De 12 a 30 anos

Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
4ª feiras, das 9h30 às 12h30, a partir de 4 de maio
Com Daniel Esteves
A partir de 12 anos
-
AULA PARA ALUNOS AVANÇADOS
Para avançados, há necessidade de entregar para avaliação um desenho e uma carta de interesse e todos devem comparecer às aulas munidos com lápis, borracha e caneta preta.

Biblioteca Milton Santos
Sábados, das 13h às 16h, a partir de 30 de abril
Com Gau, Jozz e Daniel Esteves
A partir de 12 anos

Biblioteca Rubens Borba Alves Morais
Sábados, das 14h às 16h, a partir de 30 de abril
Com Marcos Venceslau, Rômulo Alex e Tayla Nicoletti
A partir de 13 anos