Todos os Presidentes do Brasil

Por Worney Almeida de Souza

A história da República no Brasil começou no dia 15 de novembro de 1889, quando os militares do Exército depuseram o velho imperador Dom Pedro II e instalaram um novo regime político inspirado no positivismo de Augusto Comte. De lá para cá foram 121 anos de governos democráticos, autoritários, parlamentares e presidencialistas, com a presença de militares, acadêmicos, políticos tradicionais e aventureiros. Oscilando entre os três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), nossa jovem República sempre é associada às atitudes, filosofias e ações de sua figura máxima: o presidente.
Assim conhecer a trajetória de nossos 45 presidentes é uma forma de compor o complexo quebra-cabeça de nossa história. Essa é a proposta da revista Todos os Presidentes do Brasil (100 pgs., formato: 20,5 x 27,5 cm, editora Minuano, R$ 9,80, pesquisa, texto e produção: Worney Almeida de Souza) que está à venda nas bancas de jornais. Percorrendo a trajetória de cada um deles, apresenta a vida, a carreira política, a eleição, o governo e as situações políticas e econômicas do Brasil no período de seu mandato. Também conta o que cada mandatário fez após a Presidência e frases importantes que mostram suas ações em momentos cruciais em cada mandato.
Todos os Presidentes do Brasil traz ainda uma breve história da República, os períodos presidenciais, todos os vice-presidentes, o plebiscito e todos os candidatos ao cargo na eleição de 2010. Finalmente revelamos momentos inusitados com outros presidentes: como os vários mandatários do Acre, um governo revolucionário em Natal, uma insurreição anarquista, uma Comuna em Manaus, o Contestado, a posse de um presidente comunista e um brasileiro que foi duas vezes presidente de Portugal.
Todos os Presidentes do Brasil é indicado para as pesquisas escolares e é um dossiê histórico indicado para se conhecer a história do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -