EDITAL CCJ - AS 10 MAIS - AZULEJOS COM BD - AUDREY - ZELIO - OCELOT - ALEM DOS BALOES - MASTROTTI

EDITAIS PAULICÉIA 2011: SELEÇÃO DE ROTEIROS PARA ANIMAÇÃO

http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/2011/07/21/editais-pauliceia-2011-selecao-de-roteiros-para-animacao/
"Dando prosseguimento às atividades do NUPA (Núcleo Paulistano de Animação), a Secretaria Municipal de Cultura lançou, por meio do Centro Cultural da Juventude, dois concursos para aquisição de roteiro para filmes de animação:
• Prêmio Aquisição de R$10.000,00 para o melhor roteiro de animação infanto-juvenil de 1 minuto com o tema KURUPYRA NO ANHANGABAÚ
• Prêmio Aquisição de R$10.000,00 para o melhor roteiro de animação de 1 minuto com o tema CANTA, RIACHO!
Não é necessário story-board ou desenhos. O que queremos é uma BOA IDÉIA! Criativa, original, marcante. Basta escrever o roteiro no formato indicado nos editais. Qualquer um pode participar: profissional, amador ou estudante. Basta morar em São Paulo há pelo menos dois anos."
Acesse os editais:
CANTA, RIACHO!
KURUPYRA NO ANHANGABAÚ
Dúvidas e informações: editais.nupa@gmail.com
Inscrições: de 12 de agosto a 13 de setembro de 2011, terça à sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na recepção do CCJ.
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha

AS DEZ HQs MAIS VENDIDAS NO BRASIL
"Sandman" rouba a cena entre HQs mais vendidas de julho
(Livraria da Folha)
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/952591-sandman-rouba-a-cena-entre-hqs-mais-vendidas-de-julho.shtml
"Não tem para ninguém, a série "Sandman" (Panini Comics) reina absoluta entre os quadrinhos mais vendidos da Livraria da Folha. Desta vez, foi o primeiro volume da "edição definitiva" que subiu ao alto do pódio. A segunda parte da compilação ficou com o terceiro lugar.
Criada por Neil Gaiman, a narrativa conta a saga de Morfeus, o responsável pelo Mundo dos Sonhos, aprisionado por anos no universo dos humanos. As histórias trazem as aventuras do herói em busca da reconstrução de seu reino, além de ações paralelas com outros personagens como a Morte.
Os azulzinhos criados por Peyo, e que estão se preparando para invadir as telas do cinema, tomaram conta do segundo lugar com o lançamento "O Smurf Repórter" (LP&M, 2011). A HQ traz uma aventura protagonizada pelo jornalista da turma. Leia trecho.
Agarrem-se aos cipós! O quarto lugar também foi ocupado por uma novidade. A paixão selvagem de Jane Porter voltou às prateleiras dos quadrinhos com "Tarzan: A Volta do Rei das Selvas e Outras Histórias" (2011), de Joe Kubert, publicado pela Devir.
"MSP +50" (Panini Comics, 2010), o segundo volume das releituras do trabalho de Mauricio de Sousa por outros artistas também entrou para a relação dos mais procurados.
Veja a lista completa com os dez mais mais vendidos de julho."
1. "Sandman Edição Definitiva (Vol. 1)"
2. "O Smurf Repórter"
3. "Sandman Edição Definitiva (Vol. 2)"
4. "Tarzan: A Volta do Rei das Selvas e Outras Histórias"
5. "MSP +50"
6. "O Pequeno Livro do Rock"
7. "Guerra: 1939-1945"
8. "Peanuts Completo (Vol. 1): 1950 a 1952"
9. "Niquel Naúsea: Tédio no Chiqueiro"
10. "Níquel Náusea: Com Mil Demônios!!"

HEITOR PITOMBO E BANDA DESENHADA EM AZULEJOS LUZITANOS

http://www.revistazepereira.com.br/historias-em-azulejos
Leia a integra do artigo no site.
(Heitor Pitombo)
"(...) A trama da primeira edição de “Aventuras de Jerílio no século 25” é surpreendente em se tratando de uma típica “banda desenhada” made in Portugal. Num formato de comic book americano, o roteirista Luís Guerreiro conta a história do mercenário Kron, que entra num leilão intergalático em que se tentava vender uma escrava gostosa. Quando o elemento já havia vencido a parada, um outro sujeito faz um lance mais alto e entra numas de que deveria catar a mulher para o seu harém. Revoltado, Kron pega a moça e foge do planeta Máfio numa nave que um piloto sequestrado aprende de sopetão a pilotar. O tal piloto é Jerílio, que ao mesmo tempo em que ajuda Kron a promover sua fuga, tem sempre uma tirada engraçada para soltar a cada página. A história, confessadamente inspirada em “Star Wars”, faz parte de uma saga cósmica prevista para ter cinco capítulos. O autor deve soltar o próximo no ano que vem."

DICA DE ILUSTRADORA

Audrey Kawasaki, influenciada por Art Noveau e Manga', estudou 2 anos no Pratt Institute, Fine Arts Painting.
http://www.audrey-kawasaki.com
http://baibai-matane.livejournal.com


HOMENAGEM A ZELIO
Mostra Zélio Cartunista no 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Local: Avenida Maurice Alain, 454, Vila Rezende | Piracicaba SP
Data: 27 de agosto a 16 de outubro de 2011
http://www.pluricom.com.br/clientes/salao-de-humor-de-piracicaba/junho/zelio-recebe-homenagem-do-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba

"O cartunista Zélio Alves Pinto, um dos grandes homenageados na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, confirma presença no evento. Um dos fundadores do salão, Zélio tem notável carreira no humor gráfico, com participação em periódicos como o “mitológico” O Pasquim e as revistas Palavras e Bundas. Irmão do também cartunista Ziraldo, Zélio vem de uma família de artistas e sua participação no cenário cultural brasileiro sempre foi intensa, ora produzindo conteúdo, ora fomentando o desenvolvimento da arte gráfica em eventos e mostras.
A exposição Zélio Cartunista, baseada no livro Zélio - 50 anos de uma aventura visual, escrito pelo crítico de arte Enock Sacramento e lançado em 2010, conta com cerca de 50 cartuns do artista. Além disso, o Salão de Humor convidou 50 artistas brasileiros de várias gerações para produzirem uma caricatura de Zélio. O resultado dessa homenagem compõe um painel que também será exibido dentro da exposição."

MICHEL OCELOT

http://www.youtube.com/watch?v=ssSbwFI68rI
(Pedro de Luna - JB)
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?blogid=84&archive=2009-07
"O animador francês Michel Ocelot participou em 2009 na Maison de France de uma sessão pra lá de especial. Na ocasião o artista respondeu a perguntas do público que compareceu em bom número para assistir a três de seus filmes: Os Três Inventores, As Aventuras de Azur e Asmar e o badalado Kiriku e a Feiticeira. Este blogueiro estava lá e conta como foi.
A apresentação inicial foi de Marcos Magalhães, do Anima Mundi, que trouxe Michel ao Brasil. “Ontem foi o Ano da França também no festival, levando muitos prêmios”, brincou o curador e animador referindo-se a vitória de “Mia et le Migou” (de Jacques Rémy Girerd) e “Mon Chinois” (de Cédric Villain), que faturaram os prêmios de melhor longa e melhor curta respectivamente.
O francês começou sua preleção lembrando que Kirikou foi o filme que mudou sua vida, mostrando que existia animação também na França, e não apenas nos Estados Unidos. “Para os animadores franceses existe o antes e o depois de Kirirou”, frisou Michel Ocelot, diretor do filme de 1998."

HQ, ALEM DOS BALOES
(Fabio Salles)
http://www.hqalemdosbaloes.com

"Nosso programa foi homenageado com o Troféu Bigorna na categoria “Grande Contribuição à HQ Nacional” e foi indicado ao Troféu HQMix na categoria “Mídia sobre Quadrinhos”.
Nesta edição entrevistamos André Diniz, que nos falou sobre seus recentes lançamentos. Um é o livro “Morro da Favela” editado pela “Leya / Barba Negra”, que narra a história de vida de Maurício Hora, fotógrafo autodidata e morador do Morro da Providência no Rio de Janeiro. O outro livro, “A Cachoeira de Paulo Afonso”, uma adaptação do poema de Castro Alves, lançado pela editora Pallas. Também comentou sobre a reedição do livro “Fawcett” com roteiro seu e arte de Flavio Colin.
Veiculamos mais uma animação do "Tulípio", personagem desenvolvido por Eduardo Rodrigues e Paulo Stocker. Mostramos e comentamos a 27ª edição da revista “Mundo dos Super-Heróis” que traz como destaque o dossiê sobre a carreira de Mauricio de Sousa” e o lançamento da editora Record, “Cowboys e Aliens” recentemente adaptado para o cinema.
Estamos também no facebook, é só procurar por “HQ além dos balões”. Confira também o quadro HQ, além dos balões no programa Mask, também no facebook."

CARICAS DO BEM

Blog editado por Mario Mastrotti
http://livrobrasildobem.blogspot.com
As caricaturas feitas para a exposição "Brasil do Bem", serao publicadas em livro, com trabalho de 32 caricaturistas de 7 estados brasileiros: Luigi Rocco, Mastrotti, Waldez, Humberto Pessoa, Ricardo Soares, Wagner Passos, Rice, J.Bosco, Gilmar, Sandro Melo, Zitto, Tessarini, Mayrink, Toni D’Agostinho, Spacca, Brum, Pedro Krause, Gisele Henriques, Renato Stegun, William, Alecrim, Amorim, Fernandes, Antonio Carlos Pires, Pires, Xavier, Orlandeli, Emerson Ferrandini, Bira Dantas, Ulisses, Carriero e Junior Lopes.
Conheca os autores no Blog.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP

Hentai brasileiro - SAKURA -