COMICON NA AMAZONIA, HQ NA TV UOL, PROAC, FEIRA LITERARIA EM S. BERNARDO E ANIMAMUNDI (SP). LAILSON NA ABL E PREMIO EISNER


Festival de HQ e Cultura Pop

Encontro de Colecionadores de HQ
Dia 25/08
18h00
Local
Instituto de Artes de Belem (PA)

AMAZONIA COMICON
Organizado pelo primeiro grupo de quadrinhos de Belém, Ponto de Fuga (que surgiu na década de 80, após uma oficina ministrada por Gian Danton e Joe Bennett na Fundação Cultural Tancredo Neves).
A produção divulgada em fanzines e exposições promovidas pelo grupo ajudou a dar voz a toda uma geração de amantes da nona arte em Belém. No dia 26, integrantes do grupo estarão presentes para comentar a sessão e conversar com o público.
Ponto de Fuga também e nome de Gibiteca.
Contato
amazoniacomicon@gmail.com
Segundo Ivan Carlo:
http://ivancarlo.blogspot.com/2011/05/gibiteca-ponto-de-fuga.html
"A Gibiteca do grupo Ponto de Fuga, na Casa da Cultura, tinha um esquema simples, mas funcional: havia uma pequena mensalidade (algo em torno de 3 a 5 reais) e esse dinheiro era usado para comprar revistas que a maioria não tinha dinheiro para comprar normalmente (principalmente álbuns, séries e graphics). Além disso, havia originais e pinturas de quadrinistas locais. Gente que hoje faz sucesso nos quadrinhos e na animação frequentou a gibiteca, incluindo: Joe Bennett, Jadson (ambos desenhistas da DC), Andrei Miralha (animador), Marcelo Marat (roteirista e fanzineiro), Miguel Delalor (vive na frança e publica pela Dargaud), entre outros."

TV UOL - Dica do Kendi Sakamoto:

"Caros amigos, peço que vejam os links abaixo. Alvaro de Moya comanda o programa Na Telinha, na Telona
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=mauricio-de-sousa-e-o-maestro-julio-medaglia-04020D9A3064D4C11326/mediaId=11852054/date=2011-07-21&&list/type=search/q=alvaro%20de%20moya%20clictv/edFilter=all
Quadrinhos para Quadrinhos e Redondos
http://tvuol.uol.com.br/#view/id=superaventuras-ediex-04020E983162D4C11326/mediaId=11851118/date=2011-07-21&&list/type=search/q=quadrinhos%20quadrados%20e%20redondos%20clictv%20/edFilter=all

PROAC - Comemoracao de Mário Cau:
(Ilustrador e quadrinista)

"Não sei se alguém viu pelo Twitter, mas hoje saiu o Diário Oficial do Estado de SP, e tem os selecionados do ProAC Historia em Quadrinhos. Minha adaptação de Dom Casmurro com Felipe Greco, foi selecionada!!!
To MTO MTO FELIZ!!!"
http://www.mariocau.com
http://www.mariocau.blogspot.com

Veja aqui os resultados da seleção:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n28072011_01.cfm
Por Sidney Gusman
28-07-2011
A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo divulgou ontem, no Diário Oficial, os dez projetos de quadrinhos contemplados pelo ProAC - Programa de Ação Cultural, que existe desde 2008.
Em 2011, foram inscritos 137 trabalhos. Confira a seguir os escolhidos.
Mario Vitor Gouveia Cau, com Dom Casmurro;
Céu D'Ellia, com Zu Kinkajú;
Luiz Carlos Fernandes, com Alma: a história da praça esportiva mais antiga do País;
Roberto Skubs Sobrinho, com Fade out: suicídio sem dor;
Marcelo Shun Izumi, com A jornada de Gugu e Leo;
Pablo Carranza, com Se a vida fosse como a internet;
Éder Gil de Souza, com Seu turno;
Leandro Melite Moraes, com A desistência do azul;
George Victor Schall, com Sabor Brasilis;
Daniel Esteves Macedo Pereira, com Quilômetros Blues.
Cada projeto recebe um prêmio de 25 mil reais para a produção dos álbuns.

FNLIJ


I Feira Literária de São Bernardo do Campo (SP)
Pavilhão Vera Cruz
Av. Lucas Nogueira Garcez, 756.
Espaço de Leitura

Dia 13/8 às 18h vai ter sessão de autógrafos para os lançamentos: O Ateneu, A polêmica e outras histórias e A Cartomante, com Ronaldo Antonelli, Vilacha e Jo Fevereiro.
Eu estarei em viagem para a Coreia do Sul, para participar do Bicof (Bucheon International Comics Festival), por isso nao estarei presente.
Nao percam.
Mais informações:
http://www.escalaeducacional.com.br

A partir do dia 1 de agosto, começa a 1ª Feira Literária de São Bernardo. Inédito na região metropolitana de São Paulo, o evento, que se estenderá até o dia 14, será realizado no Pavilhão Vera Cruz e contará exclusivamente com livros infanto-juvenil.
"O diferencial da feira é que serão apresentados apenas livros da literatura, que vai proporcionar qualidade na educação, o estímulo da leitura e, consequentemente, melhorar a condição de escrita dos alunos", disse a secretária de educação da cidade, Cleuza Repulho.
A expectativa é de 12 mil visitantes por dia. Os ingressos custam R$ 2, com meia-entrada para estudantes e maiores de 65 anos. Cerca de 80 mil alunos da rede municipal irão visitar o local, com entrada gratuita. Para isso, a Prefeitura vai disponibilizar 100 ônibus, que circularão pela cidade levando estudantes e professores ao evento. No final da feira, cada criança ganhará um livro para levar para casa. Cada unidade escolar vai receber uma verba para adquirir livros para a biblioteca da escola.
"A feira vai proporcionar que as escolas melhorem os indicadores de ensino e também proporcionar que o público da região possa conhecer grandes obras da literatura", disse o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).
Setenta editoras estão confirmadas no evento. Entre os autores que participarão da feira estão Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estará presente no Pavilhão Vera Cruz, contando histórias para as crianças.
A feira é uma parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O investimento no evento foi de R$ 6 milhões.

ANIMAMUNDI
http://www.animamundi.com.br/

O desenho animado O OGRO está em várias sessões do Animamundi em São Paulo. Baseado numa clássica HQ do legendário quadrinista JULIO SHIMAMOTO, o filme já foi exibido na 9a Mostra Cine ABD-GO (onde levou os prêmios de Direção, Animação, Trilha e Som), FANTASPOA (RS), RioFan (RJ) e no próprio Animamundi do Rio. Nestes dois últimos eventos, ocorridos semana passada, tivemos o prazer de assistir às sessões acompanhados do mestre Shima em pessoa. O trailer e maiores informações acerca do filme estão em
http://www.oogro.com.br

OGRO NO ANIMAMUNDI EM SP:
- 28 de julho – 20h
Livraria Cultura 2 – Rua Padre João Manuel, 100 – Jardim Paulista
- 29 de julho – 13h
Cinema CCBB SP – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
- 30 de julho – 15h30
Espaço Unibanco Cinema 2 – Rua Augusta, 1475 – Consolação

Animamundi | Turma da Mônica homenageia cinema nacional
Mauricio de Sousa Produções cria curtas para marcar os 500 filmes patrocinados pela Petrobras


http://www.omelete.com.br/cinema/animamundi-turma-da-monica-homenageia-cinema-nacional
(Fonte: Marcelo Forlani, Omelete)
"A retomada do cinema nacional, que tem como filme de partida Carlota Joaquina (1994), é profundamente ligada também ao patrocínio da Petrobras. A estatal do petróleo atingiu este ano a marca de 500 longas-metragens lançados com a sua ajuda e vem festejando o fato nos principais festivais de cinema do país.
Em Tiradentes, foi feito um desfile de Ronaldo Fraga. Silvio Botelho criou bonecos gigantes e literatura de cordel no Recife. E agora, para o Animamundi, a Mauricio de Sousa Produções criou uma série de curtas-metragens com os personagens da Turma da Mônica interagindo com figuras marcantes do cinema nacional, como Capitão Nascimento e Zé Pequeno em homenagens que vão de O Homem que Copiava e Cheiro do Ralo a Se Eu Fosse Você."

LAILSON NA ABL, RIO

http://www.lailson.com.br/
Hoje, 28 de julho de 2011, às 17:30, Lailson (chargista e musico integrante da lendaria banda de Rock pernambucana Satwa) fez uma palestra na Academia Brasileira de Letras sobre "QUADRINHOS: ARTE SEQUENCIAL". Pode ser assistido na Web TV da entidade:
http://www.academia. org.br
O encontro teve a participação de Chico Caruso e Paulo Maffia, abertura e encerramento do Acadêmico Marcos Vinicius Vilaça e coordenação do Acadêmico Luiz Paulo Horta.
Segue o link para o vídeo de apresentação de Satwa no FIG 2011.
http://www.youtube.com/watch?v=eLtexSAbca4&feature=related

PREMIO EISNER - Brasileiros levam dois prêmios no "Oscar dos quadrinhos"

"Eisner Awards, tradicional premiação da HQ, aconteceu nesta 6ª. Um dos vencedores, Rafael Albuquerque, é colaborador do iG Jovem.
(Fonte: IG Brasil)
http://jovem.ig.com.br/brasileiros+levam+dois+premios+no+oscar+dos+quadrinhos/n1597096456432.html
Para os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon não foi novidade - eles ganharam nesta sexta (22), na Comic-Con, em San Diego (EUA), seu quarto Eisner Award, maior prêmio da HQ mundial. Desta vez, eles levaram o troféu de melhor minissérie, por "Daytripper".
Mas eles não foram os únicos: Rafael Albuquerque também foi um dos premiados por "Vampiro Americano", que venceu a competição de melhor série nova e cujos desenhos são assinados por ele. Rafael já tinha sido indicado uma vez, mas este é seu primeiro Eisner. Ele é também um dos quadrinistas do iG Jovem. Conheça aqui seu trabalho.
A série "Vampiro Americano", que ficou na lista de mais vendidos do jornal "The New York Times", foi criada por Scott Snyder, de "Voodoo Heart". As histórias são assinadas por Snyder e pelo escritor norte-americano Stephen King. Todos os desenhos são de Rafael."

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP