CAUSOS DA AQC


(Bira Dantas)
Jayme Cortez, o grande mestre dos Quadrinhos de Terror (ilustrador fantástico e capista cinematográfico de mão cheia) votou na AQC. Este português autor de livros como "A Técnica do desenho", "Manual prático do Ilustrador" e "Ilustração", revolucionou o mercado de HQ no Brasil quando ao chegar em Terras Tupiniquins, descobriu que a maioria dos desenhistas copiava os Comics americanos. Colocou todo mundo a desenhar modelos vivos ou baseados em fotos. Talentos floresceram como Flávio Colin, Getúlio Delphin, Shimamoto, Nico Rosso, Izomar e tantos outros.
Fez sucesso danado desenhando revistas da editora La Selva.
Lançou o personagem Zodíako. Eu o conheci em 1977, quando visitei o estúdio do Maurício de Souza com um envelope cheio de desenhos de super-heróis. O Maurício gostou, mas disse que o Cortez poderia falar melhor de músculos e lutas. Me apresentou seu diretor de arte, que depois de bater um papo de meia hora e me falar de Hal Foster, Alex Raymond, Burne Hogarth e Neal Adams, me presenteou com "O Zodíako" (Yara Maura, mana do Mauricio, achou que era pesado pra mim -rs) e "A Técnica do Desenho". Esse foi o estopim de um aprendizado que reverbera nos dias de hoje, o que me levou a caricaturar todos os desenhistas do livro: Orlando Pizzi, Jorge Scudelari, José Lanzelotti (que vi de relance, um dia de 1979, no estúdio do Ely Barbosa), Gutenberg, Sérgio Lima (tive a honra de conhecer este espetacular desenhista de Humor, Terror e Romance, que desenhou a Maga Patalógica na Abril e os Trapalhões pro Ely), Lyrio Aragão, Manoel Ferreira,Messias de Melo, Luiz Saydenberg, entre outros.
Postei no site Bigorna esta homenagem ao saudoso mestre, que me apresentou a tantos outros.
http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1237823783

Cortez tinha um senso de humor danado de bom. Eu o conheci pela segunda vez na AQC, em Sampa. Claro que ele nao se recordava de mim, 10 anos depois...
Naqueles tempos eu praticava capoeira com os mestres Eufraudisio e Mauricio, do Grupo Corrente Libertadora no Sindicato dos Quimicos de Sao Paulo.
E adotei o cumprimento de mãos, com voltas, reviravoltas, tapas e estraladas de dedos, com todos meus amigos. Cortez inclusive.
Uma bela noite, fomos ao lancamento de "A Arte de Jayme Cortez" (Press Editorial), editado pelo Franco de Rosa e Gualberto. Ao chegar na festa, antes de me cumprimentar, Cortez chamou dona Edna e me disse:
"Veja o que ensinei a ela!"
E fez o tal do cumprimento.
Eu o visitei certa vez, com Worney, Gual e Franco, para pegar a arte de um cartaz que ele havia feito para AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP).
Sua casa era um atelier completo e dona Edna, a parceira perfeita...
Tomamos inclusive um bom vinho do Porto.
Outra coisa que me comoveu foi encontra-lo na Eleição da AQC. Haviamos lançado uma chapa de Oposição e a Situação acabou não lançando Chapa. Corriam boatos que a gente ia acabar com a AQC, etc.
Cortez apareceu la e disse que fazia questão de votar numa Chapa que tivesse o nome do Gualberto e do Worney.
Quando morreu em 1987, foi uma grande comoção na AQC.
Depois de doarmos sangue no hospital, saímos todos pra tomar umas biritas (eu, Gual, Jal, Floreal, P.Batista, Marcatti, Worney, Guida, Spacca, Rocco e mais um monte de gente que não lembro) no bar em honra ao nosso grande amigo.
Cortez não se tornou apenas um grande nome do Quadrinho brasileiro.
Lutou para colocar muitos outros com ele em cima do pódio.
Grande honra ver minha cara, ao lado de Cortez, em meio a amigos ilustres.
Valeu, Cortez!

Texto publicado no Blog
http://jaymecortez.blogspot.com/2011/04/novo-bira-dantas-inaugura-homenagens-ao.html

WIKIPEDIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaime_Cortez

EN ESPANOL
Publicado no fotolog
http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/80383142
El gran maestro del cómic de terror, ilustrador y artista excepcional. Este autor portugués de libros como "La Técnica de Dibujo", "Manual práctico de Illustrator" y la "Ilustración",revolucionó el mercado del cómic en Brasil en que la mayoría de diseñadores copiaban los Comics americanos. Puso a todo el mundo para dibujar modelos en vivo o en base a fotos. Talento floreció como Flavio Colin, Delphin Getúlio, Shimamoto, Nico Rosso Izom y muchos otros.
Fue un éxito de editor de la revista La Selva.
Lo conocí en 1977 cuando visitó el estudio de Mauricio de Souza con un sobre lleno de dibujos de superhéroes. Mauricio le gustó, pero dijo que Cortés podría hablar mejor de los músculos y peleas. Me presentó a su director de arte, que después de una charla de media hora hablando de mí y Hal Foster, Alex Raymond, Burne Hogarth, y Neal Adams, me presentó con "Zodiaco" y "Dibujo Técnico".
Cortés tenía un sentido del humor muy bueno. Me encontré con él por segunda vez en AQC, en Sao Paulo.
En aquella época yo practicaba capoeira y adopté el cumplimiento de las manos, con giros, vueltas, las tapas y los dedos agrietados, con todos mis amigos. incluido Cortés.
Una noche fuimos a lanzamiento de "El arte de Jayme Cortez" (Press Publishing), editado por Franco de Rosa y Gualberto. Al llegar a la fiesta, antes de saludar a mi, llamó su mujer y me dijo:
"Mira lo que le enseñó!"
Y su mujer ha hecho tal cumplimiento.
Tenia en su casa un estudio completo ...
Incluso, un vino de buen puerto.

HISTORIETA EN BRASIL
http://es.wikipedia.org/wiki/Historieta_en_el_Brasil
A Gazeta Juvenil, dirigida por Messias de Melo, albergando a numerosos dibujantes locales (Jayme Cortez Martins, Zaé Jr.

LAMBIEK (IN ENGLISH)
http://lambiek.net/artists/c/cortez_jayme.htm
Portuguese comic artist Jayme Cortez began his career in the magazine O Mosquito as an apprentice of Eduardo Teixeira Coelho. For this magazine, he created various comics, like the series 'Os 2 Amigos'. In 1947, he emigrated to Brazil, where he created the comics 'Caça aos Tubarões' and 'O Guarany' for the journal Diário da Noite. In 1948, he worked with Messias de Melo for Gazeta Juvenil and Gazeta Esportiva. Later, he began working for the McCann Ericson advertising company. Jayme Cortez has won several prizes for his illustrations, and his work has been exhibited in Brazil's most important museum, the Masp in São Paulo.

DOWLOAD LIVRO DE CORTEZ
http://hqpoint.blogspot.com/2010_01_24_archive.html



Caricaturas dos Mestres do Quadrinho no Brasil, apresentados no livro de Cortez.
http://caricasdobira.blogspot.com/2009_02_01_archive.html

GALERIA
http://www.nostalgiadoterror.com/hqnostalgia/slides/jayme_cortez.html

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO QUADRINHO NACIONAL: MUITO A COMEMORAR

CÉDULA 28º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI 2011 AQC-ESP